SóProvas


ID
1560904
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.



(    ) A composição é caracterizada como um processo de formação de palavras em que o vocábulo criado possui significado único e constante.


(    ) A derivação é um processo de formação de palavras a partir da combinação de afixos a outras palavras classificadas como primitivas.


(    ) As palavras livraria, padaria, reter, dentista e muralha são exemplos que servem para ilustrar o processo de formação por derivação sufixal.

Alternativas
Comentários
  • Reter é prefixal e não sufixal.
  • A segunda proposição está marcada como verdadeira, mas generaliza a derivação por adição de afixos. Então como fica a derivação regressiva( que "encurta" a palavra) e a imprópria (quando a palavra muda de classe, geralmente com a adição de um artigo) que não requerem a adição de afixos?

  • Josiane essa afirmativa pode ser baseada na gramática de Celso Cunha.

    Que regressiva e imprópria não deveria ser derivação..

  • Processo de formação de palavras: Dois são os pricnipais processos de formação de palavras em português do ponto de vista da expressão ou da sua constituição material:

     

    Composição: consiste na criação de uma palavra nova de siginificado único e constante, sempre e somente por meio de dois radicais relacionados entre si. Isto não impede que um dos elementos do composto seja ele mesmo já um composto, contado como um termo único, pelo princípio dos constituintes imediato.

     

    Derivação: Consiste em formar palavras de outra primitiva por meio de afixos. De modo geral, especialmente na língua literária e técnica, os derivados se formam dos radicais de tipo latino em vez dos de tipo português quando este sofreu a evolução própria da história da língua: áureo ( e não ouro ), capilar ( e não cabelo ), aurícula ( e não orelha ), etc.

     

    Afixos: Se dividem, em português, em prefixos ( se vêm antes do radical ) ou sufixos ( se vêm depois ). Daí a divisão em derivação prefixal e sufixial.

     

    Derivação Sufixal: livraria, livrinho, livresco.

    Derivação Prefixal: reter, deter, conter.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, BECHARA, 9 ED.