Gabarito: B
A autora apresenta dois paradigmas que embalaram o movimento da conquista dos direitos. Um foi defendido pelos jusnaturalistas que defendiam o direito natural, inerente ao homem e anterior ao Estado. Já o outro, DEFENDIDO PELA ATORA: diz respeito ao resultado do movimento da sociedade civil na histórica luta por sua conquista, fruto do conflito entre classes. Desse embate acirrado proliferam direitos, no entanto o fato de pô-los em lei não significa sua efetivação, pois sua consolidação requer um processo gradual. Dessa forma, forja-se um campo essencialmente contraditório.
COUTO, Berenice Rojas. O direito social e a assistência social na sociedade brasileira: uma equação possível? (2004).
A
essencialmente jusnaturalista, pois a natureza humana é, por si só, detentora de direitos.
B
expressão de um patamar de sociabilidade, situado num campo essencialmente político porque são resultantes do embate de interesses e ações dos sujeitos sociais e forja-se num campo essencialmente contraditório.
C
excluído do estatuto da cidadania, pois para reconhecê-lo como tal teria também que identificar sua associação com as determinantes de progresso histórico.
D
circunscrito unicamente fora das lutas sociais, pois no Brasil sempre figurou como concessão do Estado, face à demarcação de longos períodos de ditadura.
E
próprio do modelo de bem-estar social, pois não há a concepção de direito social em sociedades cujo ideário é liberal e burguês.