A) ERRADA. a mudança organizacional é um processo induzido DE DENTRO PARA FORA da organização, motivada pela alteração de percepção de seus membros.
B) ERRADA. Para Taylor o trabalhador não tinha capacidade nem de pensar - era meramente uma das engrenagens da máquina-, imagina, então, ter a prerrogativa de aceitar ou não de novos objetivos.... JAMAIS.
C) CORRETA. o processo que se preocupa inclusive com as incertezas e medos é chamado de MUDANÇA ORGANIZACIONAL PLANEJADA.
D) ERRADA. a cultura organizacioanal não NECESSARIAMENTE é um obstáculo, vai depender qual a cultura adotada na organização. Pode ser uma cultura de boa aceitação a mudanças, por exemplo.
E) ERRADA. em uma perspectiva de mudança organizacional, onde o processo é induzido de dentro para fora através da nova percepção de seus membros, não pode considerar uma organização como máquina, ela é viva assim como seus colaboradores.
A mudança engloba o futuro, o desconhecido, e, com isso, causa sensação de incerteza. Cada ação de mudança provoca uma reação que poderá impulsionar mais mudanças, provocando um efeito em cadeia de eventos futuros. Segundo Montana e Charnov (1998) existem duas forças que fazem pressão para que as mudanças aconteçam: forças externas e forças internas. As forças externas são aquelas relativas aos desejos e necessidades dos clientes, à concorrência, mudanças nas leis ou regulamentações, e novas tecnologias, tais como, sensores óticos, automação, robotização e outras. As forças internas são relativas à estrutura formal e informal da organização. A estrutura formal engloba desde o sistema de controle de autoridade, até os sistemas de recompensas que influenciam a produtividade e a tomada de decisão.
A estrutura informal é representada pelas pessoas, que exercem pressões, a favor ou contra, para melhores condições de trabalho, melhores salários, mais participação nos processos da organização, entre outras manifestações.
GABARITO: C