Service Strategy (Estratégia de Serviço): Abrange o núcleo do ciclo de vida, definindo a abordagem estratégica para as atividades de gerenciamento de serviços. A estratégia de serviço define a perspectiva, a posição, os planos e os padrões que um provedor de serviço precisa executar para atender aos resultados de negócio de uma organização.
Service Design (Desenho/Projeto de Serviço): Fornece orientações sobre a concepção e desenvolvimento de serviços de acordo com as exigências do cliente e da abordagem estratégica. O desenho de serviço inclui o desenho de serviços, as práticas que o regem, processos e políticas requeridas para realizar a estratégia do provedor de serviço e facilitar a introdução de serviços nos ambientes suportados.
Service Transition (Transição de Serviço): Fornece orientações sobre a transição de serviços novos ou modificados, incluindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacidades. A transição de serviço garante que serviços novos, modificados ou obsoletos atendam às expectativas do negócio como documentado nas etapas de estratégia de serviço e desenho de serviço do ciclo de vida.
Service Operation (Operação de Serviço): Esta etapa abrange a gestão da entrega dos serviços no dia a dia, incluindo a otimização da eficácia e eficiência. A operação de serviço coordena e desempenha as atividades e os processos requeridos para entregar e gerenciar serviços em níveis acordados para usuários de negócio e clientes. A operação de serviço também gerencia a tecnologia que é usada para entregar e dar suporte a serviços.
Continual Service Improvement (Melhoria contínua de Serviço) - Fornece orientações sobre a manutenção de criação de valor e alinhamento contínuo às mudanças nas necessidades de negócios. A melhoria contínua de serviço garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio em mudança por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. O desempenho do provedor de serviço de TI é continuamente medido e as melhorias são feitas para processos, serviços de TI e a infraestrutura de TI de forma a aumentar a eficiência, a eficácia e a eficácia de custo. A melhoria contínua de serviço inclui o processo de melhoria de sete etapas. Embora este processo esteja associado com a melhoria contínua de serviço, a maioria dos processos tem atividades que ocorrem em múltiplas etapas do ciclo de vida do serviço.
http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/introdu-o-ao-ciclo-de-vida-do-itil