SóProvas


ID
1564387
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Neste tempo veio recado ao Governador como o gentio Tupiniquim da Capitania de Ilhéus se alevantava e tinha morto muitos cristãos e destruído e queimado todos os engenhos dos lugares e os moradores estão cercados e não comiam senão laranjas (...) Na noite que entrei em Ilhéus (Capitania) fui a pé em uma aldeia que estava a sete léguas da vila (...) e a destruí e matei todos os que quiserem resistir e a vinda vim queimando e destruindo todas as aldeias que ficaram atrás e por que o gentio se ajuntou e veio me seguindo ao longo da praia lhes fiz algumas ciladas onde os cerquei e lhes foi forçado deitaram a nado no mar da costa brava. Mandei outros índios atrás deles (Os Tupinambás, que habitavam a região de Itaparica e Camamu e eram inimigos mortais dos Tupiniquins) e gente solta que os seguiram perto de duas léguas e lá no mar (...) pelejaram que nenhum Tupiniquim ficou vivo, e todos os trouxeram à terra e os puseram ao longo da praia por ordem que tomavam os corpos perto de uma légua."  


          (Mem de Sá. Carta ao Rei de Portugal, de 31/3/1560. in: Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert.
                                                                                       Essa terra tinha dono. São Paulo. FTD. 1995. p. 75.
)


Tendo em vista o texto e o contexto da chegada dos europeus na América no início da colonização, é correto afirmar acerca dos nativos americanos que


Alternativas
Comentários
  • Os europeus tinham uma visão eurocêntrica sobre a cultura indígena, isso quer dizer que eles olhavam a cultura dos índios a partir do olhar europeu sobre o que seria "correto" e adequado. Com isso, a cultura, religião, tradições e costumes dos povos nativos foram amplamente suprimidas pelas sociedades europeias, tanto na America portuguesa como na espanhola. Os europeus também tentaram, em nome do mercantilismo, usar a mão de obra indígena como escrava. Contudo, como conheciam muito bem o território, houveram muitas resistências e o comércio de escravos era altamente lucrativo, a mão de obra indígena passou a não ser mais usada. Os índios passaram a ser "protegidos" e catequizados pela Igreja, já que ela estava enfrentando os impactos da Reforma Protestante e precisava aumentar o número de fiéis.

  • A)Eram politeístas e não monoteístas.

    B)Não foram logam expulsos.

    C)A religião não era o único antagonismo entre os indígenas e os eurepeus.(tinha cultura, trabalho, entre outros...)

    D)Correto.