SóProvas


ID
1564510
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“… Nós conquistamos a África pelas armas… temos direito de nos glorificarmos, pois após ter destruído a pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma vergonha para a Europa inteira, agora temos outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás…"


A partir da citação anterior, analise as afirmativas: 


I. Os europeus em geral classificavam os povos que viviam no continente africano, asiático e em outros continentes como primitivos para justificar a ocupação territorial e a submissão que utilizavam.


II. A ideia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a política imperialista. 

III. Para os europeus, civilizar consistia em povoar e partilhar a cultura com os povos de outros continentes, assim desenvolveram a origem da globalização.


IV. Uma das preocupações dos estados nacionais europeus era justificar a ocupação dos territórios, apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas. 


Estão corretas apenas as afirmativas: 


Alternativas
Comentários
  • letra C

     

  • LETRA B

    A proposoção IV está errada pois não havia interesse por parte de colonos e imperialistas europeus de benificiar populações nativas, o interesse era em beneficiar apenas o seu país.

  •  

    A letra "B" é a correta! A intenção dos europeus não era "apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas". Como bem explicita a citação da questão " Nós conquistamos a África pelas arma". Logo o intuito não era beneficiar às populações nativas, mas sim dividir, subjugá-las e dominá-las. O tópico III tem mais sentido pois "Para os europeus, civilizar consistia em povoar e partilhar a cultura com os povos de outros continentes". Esta característica faz parte não da política ou da economia do imperialismo, mais do aspecto cultural. Pois: O imperialismo cultural é a imposição de valores, hábitos de consumo e influências culturais que são impostas pela nação dominante à nação dominada. Dessa forma ocorrem mudanças na maneira de se comportar, de vestir, costumes, etc. Fonte: br.answers.yahoo.com

    Profº Apud plageio; doutor em relações transparentes globalizadas do continente africano.