SóProvas


ID
1565806
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Guinchat e Menou (1994) e Lancaster (2004) chamam a atenção sobre a validade de realização de estudos de avaliação em sistemas e serviços de informação que confrontem a relação custos-benefício e custos-eficácia, considerando que custos-eficácia se referem aos benefícios ou resultados alcançados despendidos, enquanto os custos-benefícios são os gastos despendidos para alcançar um nível previamente estabelecido de eficácia.

Alternativas
Comentários
  • custos-benefícios são os gastos despendidos para alcançar um nível previamente estabelecido de "EFICIÊNCIA"

  • Basicamente inverteram os conceitos:

    "O termo ‘custo-eficácia’ implica uma relação entre o custo do fornecimento de um serviço e o nível de eficácia desse serviço. Ao longo de todo este livro, a eficácia foi considerada em função de medidas objetivas de êxito na satisfação das necessidades dos usuários - proporção de questões fatuais respondidas completa e corretamente, proporção de itens procurados imediatamente disponíveis p ara os usuários, e assim por diante. O custo -eficácia de uma operação pode ser melhorado mantendo-se constante o nível de eficácia enquanto se reduz o custo do fornecimento do serviço, ou melhorando a eficácia enquanto se mantêm os custos constantes" (LANCASTER, 1996, p. 231)*

    *paginação de PDF, não é a paginação do livro original*

     

    Custo-benefício é a relação entre o custo da atividade e os benefícios dela resultantes. Lancaster afirma que: 

    "[...] um estudo de custo-benefício é aquele que procura justificar a existência da atividade ao demonstrar que os benefícios compensam os custos. De modo ideal, os benefícios devem ser expressos nas mesmas unidades de medida em que se expressam os custos, isto é, em dólares, libras [...]. Infelizmente, é sobremodo difícil, se não impossível [...] Em certo sentido, a própria existência de uma biblioteca numa comunidade ou instituição implica que algumas pessoas em algum momento tomaram a decisão de que o custo de manter a biblioteca é justificado pelos benefícios que dela se esperam." (p.253)

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 1996.