SóProvas


ID
1566319
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme Norma Regulamentadora nº 6 do MTE, para seleção de respiradores para uso em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e à Saúde (IPVS), considera-se IPVS a atmosfera com concentração de oxigênio:

Alternativas
Comentários
  • NR 6



    D.3 - Respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido: 



    e) de demanda com pressão positiva tipo peça facial inteira combinado com cilindro auxiliar para proteção das vias respiratórias em atmosferas com concentração de oxigênio menor ou igual que 12,5%, ou seja, em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS).

  • O item citado pelo Daniel S.P consta no Anexo I da NR 6, "Lista de Equipamentos de Proteção Individual". Este anexo cai bastante. É bom estudar.

  • Gabarito letra E

     

    D.4 - RESPIRADOR DE ADUÇÃO DE AR TIPO MÁSCARA AUTONOMA 
     
    a) de circuito aberto de demanda com pressão positiva para proteção das vias respiratórias em atmosferas com concentração de oxigênio menor ou igual que 12,5%, ou seja, em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS);  
     
    b) de circuito fechado de demanda com pressão positiva para proteção das vias respiratórias em atmosferas com concentração de oxigênio menor ou igual que 12,5%, ou seja, em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS). 
     
    D.5 - Respirador de fuga  
     
    a) respirador de fuga tipo bocal para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores e ou material particulado em condições de escape de atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS).  
     

  • PPR da FUNDACENTRO esclarece melhor:

    5.2.1 Atmosfera IPVS Um local é considerado IPVS quando:

    a) o contaminante presente ou a sua concentração é desconhecida; ou

    b) a concentração do contaminante é maior que a concentração IPVS; ou

    c) é um espaço confinado com teor de oxigênio menor que o normal (20,9% em volume ao nível do mar ou ppO2 = 159 mmHg), a menos que a causa da redução do teor de oxigênio seja devidamente monitorada e controlada; ou

    d) é um espaço confinado não avaliado; ou

    e) o teor de oxigênio é menor que 12,5% ao nível do mar (ppO2 menor que 95 mmHg); ou

    f) para um indivíduo aclimatado ao nível do mar, a pressão atmosférica do local é menor que 450 mmHg (equivalente a 4.240 m de altitude) ou qualquer combinação de redução na porcentagem de oxigênio ou redução na pressão que leve a uma pressão parcial de oxigênio menor que 95 mmHg.