SóProvas


ID
1566445
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A delegação de autoridade ou empowerment tem seus principais aspectos. São eles, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Conceito de Empowerment - Para Chiavenato (2005) o empowerment ou delegação de autoridade, basicamente é o processo de dar poder às pessoas, a liberdade e a informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização. No ambiente de trabalho globalizado e altamente competitivo dos dias atuais,parece ser uma solução viável abrir mão da centralização de poderes dentro de uma empresa, para que desse modo se tenha mais velocidade, flexibilidade e capacidade de tomada de decisões na organização, tornando mais ágil a solução de problemas.


    Chiavenato acrescenta que, o empowerment se baseia em quatro aspectos principais: Poder, Motivação, Desenvolvimento e Liderança. O primeiro é o mais importante, pois dar poder significa dar importância ao colaborador dentro da organização, gerando assim uma confiança mútua. Manter seus colaboradores motivados, elogiar o bom desempenho das tarefas, recompensá-lo, festejar o alcance das metas, faz com que ele trabalhe com mais empenho e presteza.


    Bons estudos.

  • Chiavenato, o empowerment se baseia em quatro aspectos principais: Poder, Motivação, Desenvolvimento e Liderança

  • Boa!

    Letra (a)

     

     

    Conceito de Empowerment - Para Chiavenato (2005) o empowerment ou delegação de autoridade, basicamente é o processo de dar poder às pessoas, a liberdade e a informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização. No ambiente de trabalho globalizado e altamente competitivo dos dias atuais,parece ser uma solução viável abrir mão da centralização de poderes dentro de uma empresa, para que desse modo se tenha mais velocidade, flexibilidade e capacidade de tomada de decisões na organização, tornando mais ágil a solução de problemas.

     

     

    Chiavenato acrescenta que, o empowerment se baseia em quatro aspectos principais: Poder, Motivação, Desenvolvimento e Liderança. O primeiro é o mais importante, pois dar poder significa dar importância ao colaborador dentro da organização, gerando assim uma confiança mútua. Manter seus colaboradores motivados, elogiar o bom desempenho das tarefas, recompensá-lo, festejar o alcance das metas, faz com que ele trabalhe com mais empenho e presteza.

     

    Bons estudos.

  • A questão quer a exceção em relação aos processos de delegação e de empowerment.

    O que é delegação?

    De acordo com Chiavenato (2014) é processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores da hierarquia.

    O que é empowerment?

    Refere-se ao processo de empoderamento do colaborador. De acordo com Chiavenato (2014) é o estilo de dar aos funcionários autoridade, informações e ferramentas que eles necessitam para realizar suas tarefas com maior autonomia, liberdade e confiança. É um passo além do desenvolvimento de equipes.

    Agora vamos em busca da única alternativa que nada tem a ver com esses dois termos explicados acima

    A- Incorreta. Estagnação refere-se à permanência no mesmo lugar, sem que haja evolução (desenvolvimento) do funcionário. Esse aspecto não está relacionado à delegação de autoridade.

    B, C e D- Corretas. As alternativas estão corretas pois contemplam aspectos positivos relacionados a transferência da delegação de autoridade. São palavras-chave para esse processo: flexibilidade, motivação, autoconfiança, engajamento, desenvolvimento.

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA A