SóProvas


ID
1567369
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No processo de trefilação de arames, observa-se que no corpo de prova:

Alternativas
Comentários
  • Quando se aumenta o ângulo da fieira diminui-se o trabalho do atrito, mas, em compensação, aumenta-se a força necessária para a trefilação.

    Corrijam-me se eu estiver errado, por favor.

  • Gab letra E

    Arthur, concordo. O que achei foi que quanto maior o ângulo da fieira, menor será a área de contato, e consequentemente, menor atrito. Porém, quanto maior for o ângulo da fieira, maior será a força para a conformação porque maior é a redução.

    Letra A incorreta porque o ângulo de fieira aumenta para maiores reduções.

    Letra B incorreta porque a decapagem é realizada com HCl ou H2SO4 (na etapa de descarepação). O cal citado na questão é usado na etapa de recobrimento, a fim de neutralizar resíduos de ácido, proteger a superfície de arame e servir de suporte para o lubrificante de trefilação. Lembrando que as etapas precedidas pela trefilação são: descarepação (mecânica e química, em que a química corresponde à decapagem), lavagem, recobrimento, secagem e em seguida, a trefilação propriamente dita.

    A letra C, pelo que eu encontrei, acredito que está incorreta porque a potência de trefilação é diretamente proporcional à tensão de escoamento. Então, acredito que esteja errado pelo fato de que quanto maior a temperatura, menor será a tensão de escoamento, e menor será a potência de trefilação.

    Letra D não achei nada a respeito.

    Quem puder, ajude por favor!!

  • Letra D . Existem dois regimes de lubrificação distintos durante a operação de trefilação.Na etapa de crescimento contínuo da força de trefilação com a velocidade existe o regime de lubrificação limite e na etapa de queda da força de trefilação com a velocidade existe o regime de lubrificação misto.A variação do coeficiente de atrito com a velocidade é muito mais representativa para a eficiência da lubrificação do que a variação da força com a velocidade.

    http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264445