SóProvas


ID
156748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens abaixo quanto à concordância verbal.

I De acordo com o respectivo estatuto, a proteção à criança e ao adolescente não constituem obrigação exclusiva da família.

II Na redação da peça exordial, deve haver indicações precisas quanto à identificação das partes bem como do representante daquele que figurará no pólo ativo da eventual ação.

III A legislação ambiental prevê que o uso de água para o consumo humano e para a irrigação de culturas de subsistência são prioritários em situações de escassez.

IV A administração não pode dispensar a realização do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham a causar.

V A ausência dos elementos e requisitos a que se referem o CPC pode ser suprida de ofício pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não for proferida a sentença de mérito.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA: não constituiII - CORRETAIII - ERRADA: o uso de água.... é prioritárioIV - ERRADA: mesmo que o empreendedor ... que, por ventura, venha a causarV - ERRADA: a que se refere o CPC
  • II - PRA RECORDAR:DEVEM HAVER BONS JOGADORES ou DEVE HAVER BONS JOGADORES? Não se flexiona o verbo auxiliar quando o principal é impessoal, pois este transfere a impessoalidade para aquele. O verbo "haver", com o sentido de "existir", "ocorrer", é impessoal, não varia no plural. Logo, "Deve haver bons jogadores no Nordeste".Outros exemplos "Pode haver (e não podem haver) vários conflitos naquela área." "Deve haver (e não devem haver) muitos injustiçados naquele país." "Vai haver (e não vão haver) novas revelações." http://www.portuguesnarede.com/2008/11/devem-haver-bons-jogadores-ou-deve.html
  • Comentário objetivo:

    I De acordo com o respectivo estatuto, a proteção à criança e ao adolescente não constituem CONSTITUI obrigação exclusiva da família.

    II Na redação da peça exordial, deve haver indicações precisas quanto à identificação das partes bem como do representante daquele que figurará no pólo ativo da eventual ação.   
    CORRETO!  

    III A legislação ambiental prevê que o uso de água para o consumo humano e para a irrigação de culturas de subsistência são prioritários
    É PRIRORITÁRIO em situações de escassez.

    IV A administração não pode dispensar a realização do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham
    VENHA a causar.

    V A ausência dos elementos e requisitos a que se referem
    REFERE o CPC pode ser suprida de ofício pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não for proferida a sentença de mérito.

  • PARA MIM O ITEM III ESTÁ CORRETO, POIS SUBTENDE-SE O PLURAL DE USO, QUE FOI DIVIDIDO EM DOIS TIPOS DE USO, PODENDO PRIORITÁRIOS CONCORDAR COM OS DOIS TIPOS DE USO ESPECIFICADOS NA FRASE.
    O SINGULAR "PRIORITÁRIO" TAMBÉM ESTÁ CORRETO, CONCORDANDO COM USO.
  • Não entendi por que a primeira está errada, pois constitui se refere a estatuto

  • Complementando o comentário dos colegas, dá pra entender melhor o erro da Afirmativa V quando decompomos a frase original em 2
     

    Afirmativa V – ERRADA

     

    Decomposição

     

    Frase 1: A ausência dos elementos e requisitos pode ser suprida de ofício…

     

    Frase 2: o CPC se refere a ausência dos elementos e requisitos

  • ✅ Gabarito: A

    I - De acordo com o respectivo estatuto, proteção à criança e ao adolescente não constituem obrigação exclusiva da família → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no singular (proteção); o verbo deve permanecer no singular= a proteção... constitui.

    II - Na redação da peça exordial, deve haver indicações precisas quanto à identificação das partes bem como do representante daquele que figurará no pólo ativo da eventual ação → CORRETO. Verbo "haver" sendo usado com sentido de -existir. Trata-se de um verbo impessoal, não possui sujeito. O verbo deve se manter no singular bem como qualquer verbo que o acompanhar (deve haver).

    III - A legislação ambiental prevê que uso de água para o consumo humano e para a irrigação de culturas de subsistência são prioritários em situações de escassez → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no singular (uso); o verbo deve permanecer no singular= o uso... é prioritário.

    IV - A administração não pode dispensar a realização do EIA, mesmo que o empreendedor se comprometa expressamente a recuperar os danos ambientais que, por ventura, venham a causar → INCORRETO. Temos um sujeito elíptico que está subentendido (o empreendedor/ele); o verbo deve permanecer no singular= venha a causar.

    V - A ausência dos elementos e requisitos a que se referem o CPC pode ser suprida de ofício pelo juiz, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não for proferida a sentença de mérito → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no singular, ele vem posposto ao verbo, após. O verbo deve permanecer no singular= o CPC se refere.

    ➥ RESULTADO= SOMENTE UM ITEM CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!