SóProvas


ID
1568020
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mudanças organizacionais podem ser vistas através do modelo de três etapas de Kurt Lewin: descongelamento, mudança e recongelamento. Descongelamento se refere ao declínio de antigos valores, atitudes e comportamentos organizacionais. A mudança, então, ocorre comumente auxiliada por facilitadores e treinamento, visando reduzir resistência. Por fim, o recongelamento é a estabilização do esforço de mudança, sendo integradas aos processos grupais e procedimentos operacionais da organização. Bowditch e Buono partem destas três etapas e se utilizam da mudança planejada de Lippitt, Watson e Westley para desenvolver um modelo de sete etapas, sobre o qual afirma-se que:


I - A etapa de ação diz respeito ao planejamento das ações.


II - Durante a etapa de exploração, tanto agentes de mudança e a administração exploram um problema ou situação organizacional particular.


III - Na etapa de término, os agentes de mudança deixam a organização ou passam para outro projeto.


IV - Durante a etapa de ingresso os membros do conselho administrativo ingressam e homologam a mudança antes que seja executada.


Das afirmativas acima: 

Alternativas
Comentários
  • I - A etapa da ação diz respeito ao momento da EXECUÇÃO DA AÇÃO.

    IV - A homologação da mudança ocorre APÓS A EXECUÇÃO DA MUDANÇA. 

  • A mudança básica para a conceituação e o planajemento da mudança, que surge do modelo de três etapas de Lewin, foi desenvolvida e modificada para um modelo de sete etapas, muitas vezes chamado de mudança planejada.

    1. exploração: exploração conjunta, pelo agente da mudança e pela administração, de problemas ou situação organizacional em particular.

    2. ingresso: desenvolvimento recíproco de um contrato e expectativas relacionadas pelo agente de mudança e pelos membros da organização que estabelece a relação entre esses indivíduos em termos do modo como as fases subsequentes serão executadas.

    3.diagnóstico: indentificação  de metas  específicas para se iniciar a melhora com os problemas percebidos pelo cliente.

    4.planejamento: desenvolvimento conjunto de um plano de ação e de modos de lidar com uma possível resistência às mudanças planejadas.

    5. ação: implementação do plano formulado na quarta etapa.

    6. avaliação : estimativa do êxito do programa de mudança e determinação da necessidade de mais ações ou término do programa.

    7. término: fim do programa de mudança específico; o agente de mudança ou deixa organização ou passa para outro projeto.

    GAB B.