SóProvas


ID
1568053
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversas teorias formais sobre liderança foram desenvolvidas nas últimas décadas. Entre elas, podem ser destacadas: a teoria de traços, a teoria de atributos e resultados, teorias comportamentais e funcionais e a teoria da grade gerencial. O conhecimento destas teorias é um importante recurso para gestores que pretendem liderar em organizações. Sobre estas teorias pode-se afirmar que:


I - A teoria de atributos e resultados diz que os resultados devem ser abnegados, ou seja, enfocados no benefício de todos e não de um indivíduo.


II - A teoria da grade de liderança possui alta preocupação com pessoas e produção.


III - Um dos traços para liderança efetiva, segundo a teoria dos traços, é autoconfiança.


IV - A teoria comportamental e funcional privilegia os elos de ligação de Likert.


Das afirmativas acima: 


Alternativas
Comentários
  • I - A teoria de atributos e resultados diz que os resultados devem ser abnegados, ou seja, enfocados no benefício de todos e não de um indivíduo.

    O impulso básico dessa perspectiva é que as competências de liderança e as capacitações organizacionais têm de levar aos resultados desejados a longo prazo e estar diretamente ligados a eles. Os resultados desejados são baseados em 4 critérios: os resultados devem ser EQULIBRADOS, ESTRATÉGICOS, DURADOUROS E ABNEGADOS.

    II - A teoria da grade de liderança possui alta preocupação com pessoas e produção.

    Nos anos de 1960, Robert Blake e Janes Mouton desenvolveram duas dimensões: uma era preocupação com as pessoas e a outra com a produção. a teoria também incluía a questão da MOTIVAÇÃO.

    III - Um dos traços para liderança efetiva, segundo a teoria dos traços, é autoconfiança.

    Pesquisas recentes sugerem que de fato existem alguns traços que contribuem para a liderança efetiva: IMPULSO, OTIVAÇÃO PARA LIDERANÇA, HONESTIDADE E INTEGRIDADE, AUTOCONFIANÇA , RESSONÂNCIA E CAPACIDADE COGNITIVA E CONHECIMENTO PARA O NEGÓCIO.

    IV - A teoria comportamental e funcional privilegia os elos de ligação de Likert.

    A teoria comportamental e funcional referiam-se a duas diferentes orientações de liderança: uma em direção aos empregados e a outra em direção à produção. Os resultados das pesquisas sugeriram que uma forte orientação para a produção se assemelhava ao estilo de liderança autocrático, enquanto uma forte orientação para os empregados era indicativo de uma liderança democrática. Nada tem a ver com a TEORIA DOS ELOS DE LIGAÇÃO, onde a teoria eficaz caracteriza-se pela capacidade de exercer influência ascendente e lateral, bem como conduzir os que vêm de baixo. Sendo o Elo de Ligação um aspecto importante da gestão, pois cria condição que irão incentivar o desenvolvimento da maturidade entre subordinados, os gestores poderão desenvolver suas próprias capacidades de liderança em termos de planejamento a longo prazo e de coordenação interdepartamental.

    FONTE: Fundamentos de comportamento organizacional

    GAB: A