Níveis que devem ser informados ao SCR( Sistema de informações de Crédito do Bacen) para todas operações de clientes com valores acima ou iguais a R$ 1000 detalhados por créditos ativos ou em ser, créditos baixados como prejuízo, coobrigações (avais e fianças prestados a I.F e crédito a liberar)
Nível de risco %Provisão
AA..........................................0%
A............................................0.50%
B............................................1%
C............................................3%
D............................................10%
E.............................................30%
F.............................................50%
G.............................................70%
H.............................................100%
Fonte: Sistema financeiro e Bancário, Carlos Arthur NewLands.
Espero ter ajudado, bons estudos !!
ATUALIDADES:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1821239-brasil-esta-a-anos-de-distancia-de-recuperar-grau-de-investimento-diz-sp.shtml
http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/02/moodys-tira-grau-de-investimento-do-brasil.html
A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota do Brasil e tirou o grau de investimento – selo de bom pagador – do país nesta quarta-feira (24), como já era esperado. A nota do país caiu dois degraus de uma vez: passou de Baa3, o último nível dentro do grau de investimento, para Ba2, que é categoria de especulação. A agência também colocou o Brasil em perspectiva negativa, indicando que pode sofrer novo rebaixamento.
Última a tirar grau de investimento
Entre as três grandes agências internacionais, apenas a Moody's mantinha o Brasil com grau de investimento. No dia 9 de dezembro, entretanto, a agência colocou a nota do país em revisão para possível rebaixamento, indicando que ela poderia ser reduzida em breve.
A primeira a tirar o selo de bom pagador do Brasil foi a Standard and Poor's (S&P), em setembro do ano passado. Há uma semana, a agência voltou a rebaixar a nota brasileira.
Em dezembro, foi a vez da Fitch, que ao mesmo tempo colocou a nota do país em perspectiva negativa, indicando que ela pode voltar a ser rebaixada.
Histórico do grau de investimento do Brasil[12]
20032004200520062007200820092010201120122013201420152016
Moody's-B1Ba3Ba2Ba1Ba1Baa3Baa3Baa2Baa2Baa2Baa2Baa3Ba2
S&P-BB-BB-BBBB+BBB-BBB-BBB-BBBBBBBBBBBB-BB+BB
FITCHB+BB-BB-BBBB+BBB-BBB-BBBBBBBBBBBBBBBBB+BB+
https://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_de_cr%C3%A9dito
COMPLEMENTO
Classificação e grau de investimento[editar | editar código-fonte]
Classificação de crédito dos países pela Standard & Poor's (S&P).[3][4]Classificação da S&P dos países europeus (janeiro de 2012):
As agências de notas de crédito, também conhecidas como agências de rating, classificam todos os países do mundo em dois grandes grupos: os que possuem grau especulativo e os que possuem grau de investimento.[1]
Dentro de cada um desses dois grandes grupos, são atribuídas notas. Nas agências Fitch Ratings e Standard & Poor's, a nota mais baixa de todas é a D, que está situada, obviamente, na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente,com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuidas as notas em categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+. Essas duas categorias formam o grupo especulativo. A nota mais baixa do grupo de investimento é a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+ a qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.
Na Moody's, a nota mais baixa de todas é a C,considerada risco alto de inadimplência, seguida de Ca, Caa3, Caa2, Caa1. Imediatamente, segue o grau de especulação, em ordem crescente, B3, B2, B1, Ba3, Ba2, Ba1. E o grupo de maior qualidade e menor risco de investimento completa a escala, em ordem crescente, Baa3, Baa2, Baa1, A3, A2, A1,Aa3, Aa2, Aa1, Aaa. As três primeiras notas do grupo de investimento são consideradas categorias medianas de investimentos.
Moody'sS&P (Standard & Poor´s)Fitch
Longo prazoCurto prazoLongo prazoCurto prazoLongo prazoCurto prazo
AaaP-1AAAA-1+AAAF1+Prime
Aa1AA+AA+Grau elevado
Aa2AAAA
Aa3AA-AA-
A1A+A-1A+F1Grau médio elevado
A2AA
A3P-2A-A-2A-F2
Baa1BBB+BBB+Grau médio baixo
Baa2P-3BBBA-3BBBF3
Baa3BBB-BBB-
Ba1Not primeBB+BBB+BGrau de não-investimento
especulativo
Ba2BBBB
Ba3BB-BB-
B1B+B+Altamente especulativo
B2BB
B3B-B-
Caa1CCC+CCCCCRisco substancial
Caa2CCCExtremamente especulativo
Caa3CCC-Em moratória com uma pequena
expectativa de recuperação
CaCC
C
CD/DDD/Em moratória
/DD
/D