-
teoria de Hezberg - são necessários 2 fatores: Motivacionais e Higiênicos. Os motivacionais referem-se ao que é necessário : crescimento, realização, reconhecimento. Os Higiênicos são os que incomodam o funcionário: política da empresa,relacionamento, salário.Teoria de McClealand - Motivação pelo êxito/medo - o que motiva é a afiliação, a realização e o poder.Teoria de McGregor - X e Y. X = as pessoas não gostam do trabalho e precisam de motivação para realizá-lo que pode ser através de coação, punição... Y = as pessoas gostam do trabalho tanto quanto qualquer outra atividade, lazer, descanso e partem do pressuposto que é necessário um bom ambiente, sem coercitividade.Teoria de Maslow - Ciclo da motivação. Os funcionários possuem diversas classes de motivação e ao momento que realiza uma, surge outra. São necessidades na pirâmide de Maslow: auto realização - status e estima - sociais(afeto) - segurança - fisiológicas.
-
A Teoria X e a Teoria Y são doi conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagónicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização:
-
Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos factores higiénicos definidos por Frederick Herzberg.
-
Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições correctas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.
-
TEORIA X
• o homem médio não gosta do trabalho e o evita;
• ele precisa ser forçado, controlado e dirigido;
• o homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição;
• ele busca apenas a segurança.
TEORIA Y
• o dispêndio de esforço no trabalho é algo natural;
• o controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho;
• o homem exercerá autocontrole e auto-direção, se suas necessidades forem satisfeitas;
• a pessoa média busca a responsabilidade;
• o empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem auto-direção e autocontrole
-
Alguns comentários:
a) A teoria de Herzberg diz que há dois fatores relacionados à motivação: fatores motivacionais e fatores higiênicos.
Os fatores motivacionais são os responsáveis por motivar as pessoas: se esses fatores são satisfeitos, motivam os indivíduos; mas se não satisfeitos, NÃO desmotivam as pessoas. Exemplos de fatores motivacionais: estima, auto-realização.
Já os fatores higiênicos são ligados à desmotivação: se esses fatores não são satisfeitos, desmotivam os indivíduos; mas se satisfeitos, NÃO desmotivam as pessoas. Exemplos: segurança, alimentação, moradia.
e) A teoria de Maslow apresenta uma pirâmide de necessidades.
Segunda essa teoria, apenas quando satisfeitas as necessidades mais essenciais, é que o indivíduo vai adquirir novas necessidades. Assim, a pessoa primeiro atende as necessidades da base da pirâmide para depois ir subindo em direção ao topo.
Ordem das necessidades: fisiológicas (base) > segurança > sociais > estima > auto-realização
-
Comentário sobre a Opção D) ERRADA porque nem todos os colaboradores não estão buscando prioritariamente a necessidade de afiliação. Segundo essa teoria, que McLelland chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo, os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram a necessidade de Realização - de competir como forma de auto-avaliação; de Afiliação - de relacionar-se cordial e afetuosamente e de Poder - de exercer influência sobre outros individuos ou grupos. A Teoria de McLelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja, principalmente a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida. A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa. Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg. Para maior compreenção dos três tipos de necessidades veja o artigo completo em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Teoria_de_McClelland_Motivacao_e_necessidades.htm.
-
Resposta certa letra C. McGregor é mais conhecido pelas teorias de motivação X e Y. A primeira assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro. A segunda baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar. Um argumento contra as teorias X e Y é o fato de elas serem mutuamente exclusivas. Para o contrapor, antes da sua morte, McGregor estava desenvolvendo a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princípios:emprego para a vida, preocupação com os empregados, controle informal, decisões tomadas por consenso, boa transmissão de informações do topo para os níveis mais baixos dahierarquia, entre outros.
-
a) e b)
Teoria dos 2 Fatores de Hezberg -->
# Fatores Higiênicos [Insatisfacientes] = condições físicas e ambientais do trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da empresa, regulamentos internos, oportunidades, status.
(não geram motivação, apenas previnem a insatisfação)
Fatores Motivadores [satisfacientes] = conteúdo do cargo, tarefas, deveres relacionados ao cargo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Teoria Y - liderança democrática e participativa / funcionários são automotivados e autodirigidas;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) A Teoria de David McClelland enfatiza que dentre as três perspectivas (AFILIAÇÃO/PODER/REALIZAÇÃO), as pessoas detêm níveis de necessidades diferentes, que, no entanto, não são nulas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Necessidades de Maslow são HIERÁRQUICAS--> necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
-
Complementando....
a) ERRADA. Para hezberg, o salário é um fator extrínseco, isto é, que não produz motivação. Apenas influencia na insatisfação.
b) ERRADA. Hezberg estabelece que os fatores higiênicos - extrínsecos - relacionam-se ao contexto de trabalho, e não, o conteúdo, sendo este um fator intrínseco.
c) CORRETA. Na teoria Y, de McGregor, as pessoas são automotivadas, ambiciosas, assumem responsabilidade e gostam de trabalhar. Assim, o estilo do gestor não deve ser autocrático[coercitivo] e, sim, democrático, delegando responsabilidades.
d) ERRADA. McClelland estabelece que as pessoas são motivadas por meio da satisfação de suas necessidades. Essas necessidades são três: Realização, Afiliação e Poder. As pessoas são diferentes, não há que se falar que todos os colaboradores buscam prioritariamente a necessidade de afiliação.
e) ERRADA. Não há que se falar em simultaneidade. Na realidade, para que uma necessidade seja atendida, uma de nível anterior tem que se realizada. Por exemplo, para que as necessidades sociais sejam atendidadas, é preciso que as necessidades fisiológicas e de segurança sejam atentidas primeiro.
RODRIGO RENNÓ
-
Questão linda! :)
-
O LEGAL É ERRAR NO SIMULADO, CHEGAR AQUI, FAZER A QUESTÃO DE NOVO E ACERTAR HAHHAHAHAHAA
-
Gabarito: C
-
Teoria X e Y - MCgregor:
X - não gosta de trabalhar, não assume responsabilidades, é reativo (acomodado)
Y - Gosta de trabalhar, assume responsabilidades, é criativo (só coisa boa)