SóProvas


ID
156898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das características de uma avaliação de desempenho efetiva, que busca proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E) errada:

    Segundo Chiavenato, a avaliação de desempenho procura não só avaliar o desempenho, efetividade do avaliado mas também fazer com que aumente sua motivação dentro do serviço. Para isso, é de suma importância que ele se sinta a vontade ao ser avaliado e também tenha uma resposta dessa avaliação até mesmo com objetivo de fazer um auto-exame dentro e por que não fora da instituição em que trabalha sendo posteriormente recompensado. Tudo isso tem como meta principal adequá-lo ou incentivá-lo a conquistar os objetivos da empresa.

  • Essa questão não se aplica ao setor público, em que os critérios devem ser obrigatoriamente objetivos e impessoais.
    É vedado ao avaliador externar suas impressões pessoais sobre o avaliado, sob pena de incorrer em pessoalidade e subjetivismo na avaliação.
  • Por que a B foi considerada como certa!?
  • Luis, por que isso é uma característica da avaliação de desempenho. Nela não há um interesse no colaborador como pessoa,mas sim como funcionário. Às vezes, o método utilizado pode até detectar alguns hábitos pessoais e isso influenciar na avaliação do gerente,mas não é algo que deva ser enfatizado, é apenas uma consequência. A avaliação visa o estudo do indivíduo no cargo, pois seus resultados serão utilizados para aplicabilidade dentro da organização no alcance de seus objetivos. Portanto, a avaliação de desempenho SEMPRE prioriza o indivíduo no CARGO que ele ocupa. 

  • Segundo Chiavenato (2014) a avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa atender as seguintes linhas básicas:

    - A avaliação deve cobrir o desempenho atual nas atividades, como também o alcance de metas e objetivos: desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis na avaliação de desempenho.

    - A avaliação deve enfatizar o colaborador no cargo: e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observador no trabalho. Deve se concentrar em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas.

    - A avaliação deve ser aceita por amabas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo de que a avaliação deve trazer benefícios para a organização e para o colaborador.

    - A avaliação do desempenho deve melhorar a produtividade do colaborador: tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.