-
Segundo Idalberto Chiavenato em seu livro Administração Geral e Pública, deixa bem claro que quanto mais pessoas participando do planejamento de um órgão ou departamento melhor. A amplitude na escolha e definição de objetivos mantém as pessoas integradas às metas e também corrobora para uma revisão e elaboração dos objetivos constante e participativo.
-
Letra B
Sem dúvida, o planejamento (como envolve toda a organização) deve ser integrado, abrangendo desde os níveis mais basilares e operacionais até mesmo os órgãos de cúpula da empresa ou entidade.
-
Dentre as alternativas, a "b" está claramente correta....mas vou tentar achar os possíveis erros dos demais itens. Quem puder, ajude tambem!!!
a) Primeiro, o planejamento diz respeito a decisões atuais para se chegar a um futuro desejado. Quanto ao teórico em questão, não sei se caberia ele nessa afirmativa, mas para acrescimo de conhecimento:
Peter Drucker - "Inaugurou" o Terceiro Bloco das Teorias Administrativas (Bloco Tecnológico ou Contingencial).
Sua teoria era a Neoclássica, com ênfase nos objetivos e resultados. Dizia que o que se devia buscar era a Efetividade (eficiência + eficácia).
Acredito que para esse item, talvez coubesse a teoria Contingencial de Chandler (1972). Segundo essa teoria, as orgnaizações deviam se preparar para as possíveis contingências. Por isso, acho que essa teoria está mais associoada à questão do planejammento.
b) CORRETA.
Planejamento estrategico: feito pela cúpula, envolvendo TODA a empresa; Longo prazo;
Planejamento tático: feito pelos direitores dos departamentos. Deve integrar o plano estratégico e o operacional; Médio prazo.
Planejamento operacional: feito pelos próprios funcioários, setores menores das empresas; curto prazo;
c) O processo de planejamento é de extrema importância, pois, sem ele, é praticamente impossivel atingir o objetivo final.
d) Com certeza é preciso haver hierarquia entre os objetivos, até por que, em cada nivel do planejamento haverá novos objetivos, uns mais faceis e outros mais dificeis de serem atingindos; Dessa forma, necessitarão de niveis de esforços e estrategias diferenciados. Por isso tambem a ideia de planejar, pois assim vc separa o que é prioridade, o que deve ser atingindo primeiro etc.
e) Perenidade significa "caráter do que dura sempre ou muito tempo", tem como sinonimos "continuidade", "ininterrupção", "perpetuidade"; O planejamento não deve ser rígido, deve se adequadar, ser revisto, modificado sempre que necessário para se adequar às possiveis contingências.
-
Planejamento se refere a implicações futuras de decisões presentes.
Peter Drucker
-
A - ERRADO - Segundo teóricos como Peter Drucker, o planejamento diz respeito a decisões futuras. DECISÕES HODIERNAS QUE ACARRETAM RESULTADOS FUTUROS.
B - CORRETO - O planejamento dos vários níveis e escalões de uma organização deve ser integrado.
11 CARACTERÍSITCAS DO PLANEJAMENTO, POR PEDRO MATOS:
- SISTEMÁTICO
- COMPLEXO
- PERMANENTE
- INTEGRADO
- PARTICIPATIVO
- CONTÍNUO
- DINÂMICO
- ADAPTATIVO
- FLEXÍVEL
- MOTIVACIONAL
- DE APRENDIZAGEM
C - ERRADO - O processo de planejamento é menos importante que seu resultado final, ou seja, o plano. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO É MAIS IMPORTANTE QUE O RESULTADO FINAL, PORQUE O PROCESSO DE PLANEJAMENTO PROMOVE INTEGRAÇÃO, MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM...
D - ERRADO - No processo de planejamento, não existe hierarquia de objetivos, sendo todos de igual importância para o atingimento do resultado final almejado. ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL SÃO OS NÍVEIS DE HIERARQUIA DO PLANEJAMENTO, ASSIM COMO DE QUALQUER FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO.
E - ERRADO - O planejamento deve possuir perenidade, visando garantir a estabilidade da organização. TRATA-SE DE UM PROCESSO DINÂMICO.
GABARITO ''B''
-
O planejamento empresarial deve ser realizado pela empresa, e não para a empresa. Oliveira (2001) destaca que o mais importante do processo é que os coordenadores permitam que as áreas da empresa possam se envolver no processo. Além disso, o planejamento deve ser integrado entre essas várias áreas, e deve ser contínuo, ou seja, deve ser constantemente revisado.
http://www.cin.ufpe.br/~rqcl/tg/tg-rqcl.pdf
-
a. O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas a implicações futuras de decisões presentes
b. O planejamento dos vários níveis e escalões de uma organização deve ser integrado
c. O processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final. O produto final do processo de planejamento normalmente é o plano, sendo que este deve ser desenvolvido “pela” empresa e não “para” a empresa.
d. Os objetivos das organizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operativos ou operacionais que envolvem simples instruções para a rotina cotidiana (na base da hierarquia).
e. o planejamento é um processo dinâmico