SóProvas


ID
1569364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no sistema de gestão da qualidade da ABNT ISO 9000, julgue o item seguinte.

Garantia da qualidade é sempre uma certificação, que é parte da gestão da qualidade cujo foco é prover confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Era da Garantia da Qualidade

    Na Era da garantia da qualidade, o objetivo passou a ser a prevenção dos defeitos e dos desperdícios. O planejamento das ações e a preocupação em aprender com os problemas encontrados tornam-se mais importantes.

    Além disso, o trabalho de gestão da qualidade passou a abranger outras ferramentas: o cálculo do custo da qualidade, o controle total da qualidade, engenharia da confiabilidade e a mentalidade “zero defeito”.

    Juran e Deming foram autores importantes nessa época.7 A preocupação passou a ser global e holística (que vê a organização como um todo), englobando todos os aspectos do funcionamento de uma organização.8

    Basicamente, um maior foco é dado no planejamento da qualidade, no treinamento dos funcionários, na melhoria do design dos produtos e processos, na eficiência dos controles e na motivação dos empregados.9


    Fonte: 

    7 Garvin, 1988.

    8 Junior, et al. 2008.

    9 Dale, 1999.

    10 ISO8402 apud Dale, 1999.

    11 Crosby, 1990.

  • Não promove a confiança de requisitos de qualidade e sim assegura a qualidade. A certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO não pode ser confundida com a certificação de produto.

    Os principais objetivos das normas da série ISO são os sistemas organizacionais e gerenciais,a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados, ou realizados, e comercializados.

    As normas são genéricas e não se prendem a um produto, serviço ou setor em particular, mas tratam da avaliação, sob a ótica da qualidade, do processo produtivo como um todo. Essa avaliação inclui a certificação de produtos e empresas,visando assegurar a sua qualidade permanente perante o mercado consumidor nacional e internacional.
  • Um advogado pode ter um certificado e ser péssimo ao advogar. Um administrador pode ter um certificado e ser péssimo ao administrar. Um professor pode ter um certificado e ser péssimo ao ensinar. Ou seja, um certificado não é garantia de qualidade.

  • A CERTIFICAÇÃO ÀS NORMAS ISO NÃO GARANTE POR SI SÓS A QUALIDADE, MAS SÃO NORMAS QUE BUSCAM UMA GESTÃO DA QUALIDADE. OU SEJA, DEFINEM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA QUE UMA EMPRESA POSSA OBTER UM NÍVEL DE QUALIDADE DESEJADO PARA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO