SóProvas


ID
1569928
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Partindo da análise empreendida por Sousa e Oliveira (2011), pode-se verificar que, com o advento de um conjunto de normativas que embasam a promoção e a defesa de direitos de diversos segmentos sociais, multiplicaram-se os mecanismos institucionais que objetivam receber comunicações de maus-tratos e violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres, que podem ser reconhecidos como conquistas históricas. No entanto, os autores apontam uma constatação preocupante no se refere à centralidade do debate no campo da violência intrafamiliar, pois este debate:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

     

    ... os autores apontam uma constatação preocupante no se refere à centralidade do debate no campo da violência intrafamiliar, pois este debate:

     

    - parece ter produzido um reforço a uma concepção moralizante do papel da família como espaço de proteção e provedora principal dos direitos fundamentais.

  • Bianca Antunes, você pode, por gentileza dar a referência de onde você encontrou a resposta?

  •  

    Referência Bibliográfica

     

    SOUSA, C. T. de.; OLIVEIRA, B. J. da C. Criminalização dos pobres no contexto da crise do capital: reflexões sobre os seus rebatimentos no Serviço Social. In: FORTI, Valéria & BRITES, Cristina. Direitos Humanos e Serviço Social: polêmicas, debates e embates. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2011

  • A questão queria saber sobre o Familismo. No sentido de que existe o avanço nas legislações, porém, se coloca a centralidade na família. (Família é lugar de proteção e violação de direitos). Na perspectiva do familismo, se considera a família como ÚNICA E RESPONSÁVEL por assegurar direitos. (Tirando a responsabilidade estatal e da sociedade)