SóProvas


ID
1570027
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a estabilidade no serviço público é correto afirmar que com a Emenda Constitucional n.°19/98:

Alternativas
Comentários
  • ADCT  Art. 19. Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados ESTÁVEIS no serviço público.

      § 1º O tempo de serviço dos servidores referidos neste artigo será contado como título quando se submeterem a concurso para fins de efetivação, na forma da lei.

      § 2º O disposto neste artigo não se aplica aos ocupantes de cargos, funções e empregos de confiança ou em comissão, nem aos que a lei declare de livre exoneração, cujo tempo de serviço não será computado para os fins do "caput" deste artigo, exceto se se tratar de servidor.

  • Questão inexoravelmente NULA. 


    Letra d (dada como correta pela banca)


    "É adquirida pelo servidor que, aprovado em concurso público, após 3 (três) anos de efetivo exercício e aprovação em avaliação de desempenho, só poderá perder seus cargos ou funções por sentença transitada em julgado ou processo administrativo com contraditório e ampla defesa."


                 A aquisição da estabilidade não é adquirida pela avaliação periódica de desempenho, como trazida pela questão; mas sim pela aprovação na avaliação ESPECIAL de desempenho. Aliás, na avaliação periódica de desempenho, se o servidor não conseguir aprovação nela, haverá perda do cargo. 


    Inteligência do art. 41, CF:


    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

    [...]

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo

    [...]

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 


    [...]


    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.


    Bons estudos e boa sorte!





  • Não consigo entender o erro da alternativa b. Alguém poderia explicar melhor?

  • Uai, existem 3 possibilidades de perder a estabilidade, na alternativa entende que é apenas 2. Para mim a a alternativa D não está errada!!!