SóProvas


ID
1570081
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O princípio do Registro pelo valor original preconiza que:

Alternativas
Comentários
  • A norma fala o Seguinte

    Resolução 750/1993 – Princípios contábeis

    Princípio do Registro pelo valor original

    § 2º São resultantes da adoção da atualização monetária:

    I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;

    II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido; e

    III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Alguém poderia me ajudar nessa questão? A alternativa C fala de avaliações regulares e a resolução 750/93 afirma que atualização monetária não representa nova avaliação. Fiquei em dúvida quanto a isso.
  • Alguém comenta? A palavra não seria avaliação e sim atualização, o que é muito diferente e deixa a alternativa errada.

  • Resolução CFC 750:

    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.


    § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:


    I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações; e


    II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

    a) Custo corrente;
    b) Valor realizável;
    c) Valor presente;
    d) Valor justo; 
    e) Atualização monetária.

    Sendo assim:
    A) ERRADA - não somente no custo histórica, mas também com base na sua variação.
    b) ERRADA - não, o valor realizável de um passivo, por exemplo, é o valor que seria pago quando da sua liquidação (valor de saída);
    d) ERRADA - não tem nada a ver, feriria inclusive o princípio da prudência ao subestimar ou superestimar um ativo/passivo.
    e) ERRADA - como o colega Raio postou: a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais.
  • Ainda não entendi o erro da letra A.

    Alguém poderia ajudar?

  • Custo histórico: - Ativo: Valor pago/ valor a ser pago/ valor justo

                              - Passivo: Valor recebido em troca de obrigação/ Valor necessário para liquidar o passivo

    Custo Corrente (custo de reposição): - Ativo: Valor a ser pago na data das demonstrações

                                                               - Passivo: Valor para liquidar na data das demonstrações

    Valor realizável: - Ativo: Valor obtido em uma venda de forma ordenada

                              - Passivo: valor pago para liquidar obrigação no curso normal do negócio

    Valor justo: - Ativo: Pode ser trocado em transação sem favorecimentos;

                      - Passivo: Pode ser liquidado em transação sem favorecimentos

  • Chiara Bruno,

    "Valor Original, que ao longo do tempo não se confunde com o custo histórico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensuração com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada – a exemplo de custo histórico, custo histórico corrigido e custo corrente; ou valores de saída – a exemplo de valor de liquidação, valor de realização, valor presente do fluxo de benefício do ativo e valor justo". (Resolução nº 1.111/2007 do CFC)

    Além disso, segundo a Resolução nº 750/1993, as bases de mensuração são divididas em:

    I - custo histórico; e

    II - variações do custo histórico, que incluem: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.

    Pelo que entendo, AO LONGO DO TEMPO, vão ocorrendo variações no custo histórico do ativo/passivo, e, assim, o valor original não mais corresponde ao custo histórico.

    Se estiver errado, me corrijam

    Bons estudos!

  • C

    para manter o valor original dos elementos patrimoniais, é necessário proceder a avaliações regulares, pois são algumas possibilidades de avaliação não especificadas previamente;