SóProvas


ID
1572463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança Pública

No Brasil, o sistema de justiça criminal e prisional deve ser harmônico e integrar os poderes, de modo a apresentar processos ágeis, competências definidas e ser capaz de assegurar a ordem pública, ao executar e garantir a aplicação coativa das leis, cumprir os objetivos da execução penal e promover a paz social. O sistema de justiça criminal e prisional deve, ainda, zelar pelos recursos públicos, garantir a supremacia do interesse público e priorizar a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas.


A cerca desse assunto, julgue o item subsequente.


Atualmente, existem mais de 700 mil pessoas encarceradas no Brasil, entre as quais a maioria é de detentos em caráter provisório, ou seja, presos que não foram julgados e que muitas vezes cumprem integralmente a pena, antes mesmo de seu caso ser avaliado por um juiz.

Alternativas
Comentários
  • http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/06/23/prisoes-aumentam-e-brasil-tem-4-maior-populacao-carceraria-do-mundo.htm

  • João Leite, o erro está no quantitativo de encarcerados? É isso mesmo?

  • Aqui vemos na prática que a teoria não andam juntas na prova!rs

    Onde a questão está errada? Sabemos que nego que fica preso hoje é porque não tem advogado, porque se tiver só fica preso se for um padrão lava jato e olhe lá. Mas enfim, o erro e que na época existiam quase 610k e na questão informa que são +700k

  • A questão era sobre atualidades? ou segurança pública?

    Que loucura!!!

  • O erro da questão é que a prisão preventiva , antes da sentença transitada em julgado, segundo a doutrina majoritária , não é PENA ! ora só pode ser pena aquilo que é imoposto pela sentença condenatória , antes da sentença condenatória transitar em julgado pelo prncípio da presunção de inocência , todos são inocentes , ou seja enquanto a sentença não sair , o réu ou inidiciado é inocente juridicamente falando , logo não caberia se falar em PENA, prisão preventiva, provisória e prisão em flagrante não é pena , são medidas cautelares conforme o CPP. 

     

  • O erro esta no final da questao aonde cita :  antes mesmo de seu caso ser avaliado por um juiz. Sempre quando algum individuo e preso sempre o juiz e avisado entao seu caso e avaliado.

  • Atualmente, existem mais de 700 mil pessoas encarceradas no Brasil, entre as quais a maioria é de detentos em caráter provisório, ou seja, presos que não foram julgados e que muitas vezes cumprem integralmente a pena, antes mesmo de seu caso ser avaliado por um juiz.

    Errada

    São muitos em carater provisório, mas a maioria ainda é em carater definitivo

    A afirmação de que existem mais de 700 mil pessoas encarceradas no Brasil está correta. 

     https://g1.globo.com/politica/noticia/brasil-dobra-numero-de-presos-em-11-anos-diz-levantamento-de-720-mil-detentos-40-nao-foram-julgados.ghtml

     

  • Ainda hoje, dizer que existe mais de 700 mil pessoas condenadas é uma coisa, dizer que existe mais de 700 mil encarceradas é outra, não existe esse número de vagas no sistema carcerário do país, por isso, muitos presos cumprem medidas alternativas como: restritivas de direitos.

    O País dispõe de pouco mais de 400 mil vagas no sistema penitenciário.

  • De acordo com o relatório Infopen 2017 40% da população carcerária do Brasil é composta por presos provisórios