SóProvas


ID
1572889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança Pública

O Ministério da Justiça realizou, no período de 2003 a 2012, um levantamento das taxas de homicídios nas capitais e nas regiões metropolitanas do país, bem como nas cidades do interior.
A análise dos indicadores aponta as causas do aumento dessas taxas e auxilia na formulação das políticas de segurança pública e de cidadania que devem ser adotadas para impedir o avanço da criminalidade. Por sua vez, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada realizou, em 2013, um estudo sobre os fatores que têm elevado as taxas de homicídios no Brasil, a fim de avaliar os efeitos das políticas de repressão que estão sendo adotadas no país para reduzir essas taxas.

A partir dessas informações, julgue o próximo item.

Na última década, o crescimento das taxas de homicídio tem sido maior nas metrópoles que nas cidades do interior do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A violência urbana tornou-se um problema social grave em todo o país a partir dos anos 1990. Nessa época, a falta de planejamento urbano e o tráfico de drogas fizeram eclodir “guerras” nas periferias das cidades. Houve também o que os especialistas em segurança pública chamam de “interiorização da violência”, que é quando o crime “migra” das grandes para as pequenas cidades no interior dos Estados.

    http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/violencia-urbana-homicidios-no-brasil-superam-numeros-de-paises-em-guerra.htm

  • Discordo do gabarito! Hoje temos mais pessoas nas metropoles, no campo o pouco que sobrou estão vindo pra cidade porque não estão aguentando os constantes roubos de suas fazendas.

  • Taxa de homicídios diminui nas grandes cidades e aumenta no interior, diz Ipea.

    Segue o link para visualização: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-03/atlas-da-violencia-i-embargo-ate-10h30-de-amanha.

    GABARITO:ERRADO

  • taxas de homicídio tem sido maior nas metrópoles que nas cidades do interior do Brasil.

    seria ao contrário, nas últimas décadas nas cidades do interior taxas de homicídio tem sido maior que nas metrópoles

    #estratégiaconcursos

  • A taxa de homicídios no Brasil tem diminuído nas grandes cidades e aumentado no interior, sobretudo no Nordeste. Os dados fazem parte do Atlas da Violência 2016, divulgado hoje (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

    O estudo analisou a evolução dos homicídios por macrorregiões, unidades da federação e microrregiões, provocadas por armas de fogo, violência policial, assim como homicídios de afrodescendentes, de mulheres e jovens. Os números estão no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e se referem a 2014.

    Das 20 microrregiões mais violentas, 16 estão no Nordeste, que também possui sete entre as 20 mais pacíficas. Dentre as 20 microrregiões que apresentaram maior crescimento nas taxas de homicídios, 14 estão no Nordeste.

    Entre 2004 e 2014, a redução mais significativa da taxa foi observada em São Paulo (-65%), que tem quase 15 milhões de habitantes. Já o crescimento mais acelerado de homicídios foi observado em localidades interioranas, até pouco tempo atrás, bastante pacíficas. É o caso de Senhor do Bonfim (81 mil habitantes), na Bahia, que teve piora de 1.136,9% nos dados de violência, entre 2004 e 2014. Ainda assim, Senhor do Bonfim aparece com taxa de cerca de 18 homicídio por 100 mil habitantes, bem menor que a aglomeração urbana de São Luís (MA), com taxa de 84,9, primeira da lista das microrregiões mais violentas.

     

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-03/atlas-da-violencia-i-embargo-ate-10h30-de-amanha

  • PSY DUCK, a questão não falou sobre zona rural, mas sobre CIDADES do interior.

     

     

    GAB: ERRADO.

  • Taxas de homicídio = número de assacinatos por 100 mil habitantes. 

    Proporcionalmente, há mais homicídios no interiro que nos grandes centros. 

  • O texto não revela dados não fala onde está tendo mais ou menos por isso

    ERRADA.

  • Qualquer um pode inferir que o número de homicídios nas metrópoles é maior que em uma cidade pequena de interior, questão capciosa essa.

  • Ah questão maldi****. Induzindo ao erro já que o candidato associa a população das metrópoles como onde há mais crimes do que as cidades do interior. Algum professor pra explicar essa questão?

  • O texto não ajuda, porém, a tendência da criminalidade é a interiorização. Ou seja, como nas cidades há forte policiamento, ou pelo menos era pra ter, o interior é, digamos, deixado de lado, o que torna o crime mais fácil de ser praticado. Por isso está errado, o crescimento das taxas (e não as taxas em si) de homicídios tem sido cada vez maior no interior, e não nas metrópoles…

    #naogosteidestaquestao

  •  bem como nas cidades do interior.

    NA QUESTÃO NÃO SE REFERE A NUMEROS,DADOS MAIORES OU MENORES.

    Vai entender...

  • Proporcionalidade

  • questão maldosa...

  • Cespe perdendo o foco e se preocupando Com enunciados sem entendimento.

  • Onde tem que, lí como rrsrs

  • Direto ao ponto: Errado!

  • Que questão mais sem sentido putz,

    Gabarito: ERRADO

  • Pergunta foi direta sobre as Taxas de homicídio não sobre a quantidade, quem mora no interior sabe responder tranquilamente essa questão.

  • Questão super errada, Taxa de crescimento e diferente de crescimento.

    Exemplo:

    Metrópole

    2019 morreram 1000 pessoas

    2020 morreram 1100  pessoas

    Taxa de crescimento 10%

    Interior:

    2019 morreram 10  pessoas

    2020 morreram 20  pessoas

    Taxa de crescimento 100 %

  • ERRADO

    A CESP VEM DIRECIONAR A UMA COMPREENSÃO E NÃO UMA INTERPLETAÇÃO, ELA NAO IMPÕE UM NUMERO DE HOMICIDIOS EM CIDADES GRANDES OU NAS CIDADES DO INTERIOR, MAS INFERE-SE EM TODO O BRASIL, E NÃO EM UM LOCAL ESPECIFICO !

    GABARITO ERRADO

  • CESP sendo CESP, quando você achar que é uma, marque a outra

  • Desde 2000 o Brasil vem registrando um aumento nas taxas de homicídio nas cidades do interior e diminuição das taxas nas metrópoles.

  • Não se refere a número, mas ao crescimento da taxa percentual.

    Exemplo:

    METRÓPOLES:

    2010 = 1000 homicídios

    2020 = 1200 homicídios

    Aumento da quantidade = 200 homicídios

    Crescimento das taxas de homicídio = 20%

    INTERIOR:

    2010 = 100 homicídios

    2020 = 150 homicídios

    Aumento da quantidade = 50 homicídios

    Crescimento das taxas de homicídio = 50%

    Como visto, a quantidade de homicídios nas metrópoles é maior, porém o percentual de crescimento das taxas de homicídio é menor, ao contrário do interior.

  • Alguém pode informar onde eu encontro o texto referencia para solucionar a questão???

  • Quanto maior o IDH menor a taxa de violência.

    Quanto menor o IDH maior a taxa de violência.

  • Questão sem nenhuma base, vou analisar o que nesse texto? Por sua vez o IPEA pode estar equivocado, não é mesmo?