Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de controle. Marquemos a alternativa que mostra o tipo de controle descrito na situação narrada.
Segundo a lição do professor Maximiano (2019), muitos dos controles sobre as pessoas tem a função de garantir a eficácia dos outros sistemas de controle.
Os controles que agem sobre o comportamento das pessoas podem ser divididos em três grupos:
- controle formal
- controle social
- controle técnico
Agora vejamos cada um deles em detalhes (MAXIMIANO, 2019, p.337, 338)
Controle formal
É a possibilidade de um gerente utilizar o poder racional-legal de seu cargo para induzir ou inibir algum comportamento. O controle formal utiliza diversos mecanismos:
- punições
- recompensas
- sistemas combinados de planejamento
- controle e avaliação de desempenho
A simples existência de um chefe é exemplo de controle formal.
Controle social
É aquele exercido por um conjunto de pessoas sobre qualquer de seus membros, para ajustar seu comportamento às crenças, aos valores e às normas criadas pelo grupo. A aceitação de crenças, valores e normas sociais chamam-se conformidade social.
O controle social também faz uso de mecanismos de punições e recompensas para estimular e inibir o comportamento humano.
Controle técnico
É a exigência que alguém sente para comportar-se de determinada maneira, independentemente de chefes ou colegas. É exercido por sistemas que determinam a direção, intensidade e frequência do comportamento.
O controle técnico combina com o controle social para formar o controle técnico-social, que consiste na ação exercida por um grupo que está interessado na execução de determinada tarefa, sobre uma pessoa envolvida na execução dessa mesma tarefa.
Tendo visto os tipos de controle acima, concluímos que a situação descrita é um exemplo de controle social.
GABARITO: A
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.