SóProvas


ID
1573498
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Genes letais ligados ao sexo são aqueles que, por levar a morte, alterarão a proporção dos sexos em uma prole. A distrofia muscular de Duchenne (ou pseudo-hipertrófica progressiva) é um distúrbio no qual o indivíduo afetado, embora aparentemente normal no início da infância, exibe um progressivo desgaste dos músculos, resultando em confinamento em uma cadeira de rodas em torno de 12 anos de idade e morte na juventude, geralmente antes dos 20 anos de idade. Como a hemofilia, esse distúrbio é ocasionado por um gene recessivo ligado ao sexo. Baseado nestas informações, quais as proporções aproximadas (mulher/ homem), inicial e final, respectivamente, dos descendentes de vários casamentos entre mulheres heterozigotas e homens normais para o distúrbio em questão? (Considere a proporção inicial a apresentada entre os descendentes ao nascer e a final àquela apresentada entre os descendentes ao atingir a idade de 30 anos).

Alternativas
Comentários
  • Considerando que é uma condição recessiva ligada ao X, nos casamentos entre mulheres heterozigotas e homens normais, a proporção inicial mulher: homem é 1:1. No entanto, como é um alelo letal, após os 30 anos temos o dobro de mulheres para a metade de homens, ou seja, 2:1.

  • o homem que apresenta distrofia muscular (XY) geralmente tem a sua morte no início da puberdade ,o alelo “r” presente no cromossomo X não é repassado para os seus descendentes femininos, portanto não existira mulher XXcom esta distrofia.

    fonte: http://arquivo.ufv.br/dbg/genetica/cap%207.htm

    No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XX ,XX, XY, XY.

    Para aprender a fazer o heredograma de casal onde a mulher e portadora da distrofia de Duchenne:

    https://youtu.be/q5eDo4xn8og

  • DiCAS DO TIO DANILO,

    Casamento

    mulher heterozigota x homem normal

    XDXd x XDY

    XDXD - mulher normal

    XDXd - mulher normal

    XDY - Homem normal

    XdY - Homem doente

    Note que todos nascem no início, até o doente. Então, fica 2:2. Mas isso não há nas respostas; observe que 2:2(=1) matematicamente significa 1:1 (=1), porque é proporção equivalente.

    Exclua as letras B,C e E.

    Após 30 anos, já é garantido que o doente tenha morrido, porque não chegou aos 20 anos. Então, a proporção é 2:2 tirando o morto, ficando 2:1.

    Letra D.

  • Precisamos fazer o cruzamento entre mulheres heterozigotas, portadoras do alelo para a distrofia muscular de Duchenne e homens normais:

    XDXd x XDY

    O resultado será: XDXD, XDXd, XDY, XDY. 

    Inicialmente, todos os indivíduos dos genótipos resultantes estarão vivos. Porém, tardiamente teremos a morte do indivíduo XDY. Teremos então a proporção de duas meninas (: XDXD, XDXd) para um menino (XDY) vivo.

    Portanto, alternativa D está correta.