-
"Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis..." - se a doença existe na família, porém os pais são saudáveis, significa que eles são heterozigotos para essa doença. Logo, a doença tem caráter recessivo.
"...somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados." - a doença está relacionada ao cromossomo X.
"Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada." - pai acometido e mãe portadora (heterozigota) - todos os filhos do sexo masculino que receberem da mãe o cromossomo X que possui o alelo para a doença, serão afetados (pois recebem o Y do pai). Fazendo a probabilidade, serão 25%. O filho do sexo feminino que recebe o cromossomo X do pai (afetado) e o cromossomo X da mãe (portador do alelo), será afetado pela doença (25%). 25 + 25 = 50%
Haverá um filho do sexo feminino (25%) que será portador do alelo (X do pai e X da mãe sem o alelo) e um filho do sexo masculino (25%) que será normal (X da mãe sem o alelo e Y do pai).
Resposta:A
-
Quando temos uma doença que se manifesta em uma população de acordo com o sexo, características populacionais e proporção que foi descrita no texto, temos uma doença recessiva, ligada ao cromossomo X.
Alternativa correta: Letra A
-
Se temos uma proporção de 1 em 4,no caso de um casao ter 4 filhos,temos imediatamente que essa doença é de caráter recessivo,e além disso,pelo fato da mesma também afetar meninas,ela não pode estar no cromossomo Y,e como não é igualmente distribuída não pode ser autossomica.
Como a doença é recessiva,as meninas tem menor chance de desenvolve-la por necessitar de outro cromossomo,que pode ser dominante e neutralizar a ação do fenótipo recessivo,tornando-as heterozigotas.
Como os meninos não tem outro homólogo ao cromossomo da parte sexual de X,eles tem 50% de chance de ter a doença,sendo apenas:
Xd e Y ------->Não doente
XD e Y ------->Doente
-
É bem simples essa explicação. 1°: geralmente doenças acometidas por casamentos consanguíneos são causadas por gene recessivo, então você já poderia desconfiar disso. 2°: o texto diz: "Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados"; os pais tiveram filhos afetados, portanto eles eram portadores dos genes da doença, porém eles eram saudáveis, logo se o gene fosse dominante eles estariam "contaminados". e 3°: "Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada", pode-se perceber que a doença afeta conforme o sexo especialmente em meninos, porém não é no cromossomo Y e sim no X, pois se fosse no Y, só os homens teriam a doenca, mas o texto fala que dependendo do casal, a doença poderia aparecer em ambos os sexos tanto homens quanto mulheres, logo a doença teria que está ligada ao cromossomo X.
Pra quem tá se perguntado, "haaa então porque a mulher tem menos do que os meninos e nas meninas e difícil aparecer", a resposta é: a doença é no cromossomo X como foi visto!!, as mulheres possuem 2 cromossomos X (Assim:XX) porém caso vocês não saibam na mulher apenas um cromossomo X fica ativo então se um cromossomo X da mulher, nesse caso tivesse o gene para a doença, ela tem a probabilidade de não ter a doença pois se o cromosso "ativo" fosse o saudável o afetado não manifestaria sua característica que é a doença, logo ela seria saudável mais caso o cromossomo ativo fosse o afetado, aí sim ela teria a doença, já o homem o cromossomo X fica ativo junto com o Y, então ele não teria como desativar o cromossomo X afetado caso ele portasse, logo ele manifestaria a doença, caso ele não tivesse a doença é sinal de que ele teria um cromossomo X saudável.
-
Obg. Pedro Guedes pela aula.
-
os homens possui apenas 1 cromossomo x, as mulheres 2 x´s. Para os meninos herdarem a doença, basta q um alelo da doença seja passado para ele, sendo assim, se o pai for saudavel ele n possui o alelo da doença e a mãe possui em um dos x´s o alelo doente. Aqui da pra perceber q o alelo da doença é recessivo pois quando a mãe tiver uma filhA com o pai saudavel, de toda forma, um dos cromossomo x da filha vai ter o alelo dominante (saudavel), maas para o menino basta q a mãe passe o alelo recessivo pra ele para ficar doente.
quando o pai for doente e a mãe portadora inevitavelmente os alelos recessivos terão mais chances de serem repassados.
logo essa herança autossomica é recessiva e ligada ao sexo (x) - A
-
O comentário da galera dá de dez a zero no gabarito oficial desta questão.
-
Doença ligada ao cromossomo X
fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/sex-linkage-non-nuclear-chromosomal-mutations/a/sex-linkage-sex-determination-and-x-inactivation
A doença precisa ser ligada ao cromossomo X, pois se estivesse ligada ao Y, as mulheres não poderiam ter essa doença, como ocorre no segundo caso, já que não recebem o cromossomo Y, e por isso não receberiam alelo que determinasse a doença.
Esquematização:
Quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados.
Lembrando que cada cromossomo carrega um alelo, vou colocar em parênteses a representação do alelo.
Considerando que os pais são saudáveis, o homem não pode apresentar alelo recessivo no cromossomo X, pois nesse caso seria doente, enquanto a mulher não pode ser homozigota dominante, pois a questão afirma que a família tem a presença da doença, então pelo menos um dos dois precisam apresentar o alelo recessivo da doença.
X(A)X(a)[mulher] x X(A)Y[homem]
O cromossomo Y não está ligado à doença, por isso não representei o alelo nele. Ao realizar o cruzamento, as possibilidades são as seguintes:
X(A)X(A), X(A)Y, X(a)Y[doente], X(a)X(A)
Com isso, sabendo que o homem precisa somente de um cromossomo com alelo recessivo para apresentar a doença, enquanto as mulheres precisam de dois, percebe-se que a única possibilidade de doença é a do homem com alelo recessivo no cromossomo X, já que as mulheres não apresentam possibilidade de duplo cromossomo X com alelo recessivo.
-
doença ligada ao sexo sempre me confundeeeee
mas vamos lá, para um macete:
A doença acomete meninos e meninas?
sim>>>> ligada ao cromossomos X
A doença acomete somente meninos?
sim>>>> ligada ao cromossomos Y (herança restrita ao sexo)
"Dizemos que uma herança é restrita ao sexo quando está relacionada ao Y, na sua porção não homóloga ao cromossomo X. É restrita porque só ocorre em homens, pois as mulheres não possuem cromossomo Y.
Os localizados apenas no cromossomo Y são chamados genes holândricos, do grego holos = todo; andros = masculino." fonte: https://www.infoescola.com/genetica-humana/heranca-restrita-ao-sexo/
E agora, é recessivo ou dominante?
cromossomos X DOMINANTE
- se o pai tiver a doença, quer dizer que ele tem XD Y = todas as meninas serão doentes, pois elas herdarão o alelo XD do pai (que é dominante para a doença) e outro da mãe (que se for recessivo>>> o dominante prospera)
cromossomos X RECESSIVO
1) mãe portadora + pai doente
XDXd x XdY
= XDXd XDY XdXd XdY
50% DE CHANCE DA MENINA TER DOENÇA E 50% DO MENINO TER A DOENÇA
2) Se os pais são doentes= todos os filhos serão
3) mãe portadora + pai portador
XDXd x XDY
=XDXD XDY XdXD XdY
SOMENTE OS MENINOS PODEM SER AFETADOS
-
Se não tivesse a última parte do texto falando: "mas em famílias cujo pai é acometido pelo doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada", então a resposta seria D?
Raciocinei certo até certo ponto. Reparei no cromossomo X, fiquei entre A e D, marquei D