SóProvas



Questões de Herança ligada ao sexo


ID
673021
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram flhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os flhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema.

É CORRETO afrmar que essa situação refete, mais provavelmente, um padrão de herança

Alternativas

ID
675595
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal normal para a hemoflia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que

Alternativas
Comentários
  • Eu fui na D porque não tem como aferir essa situação do contexto dado.


ID
756433
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia (h) e o favismo (gd) são doenças herdadas como caracteres recessivos ligados ao cromossomo X. Uma mulher com fenótipo normal tem em seu cromossomo X o seguinte genótipo: h +/+ gd. A frequência de recombinação entre h e gd é de 16%.

Assinale a alternativa que indica a proporção de filhos nascidos dessa mulher que será fenotipicamente normal para ambos, hemofilia e favismo.

Alternativas

ID
756442
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos heredogramas, o círculo representa uma mulher e o quadrado um homem. Círculos e quadrados pretos significam que o indivíduo tem o fenótipo de um determinado caractere.

Assinale a alternativa compatível com um padrão de herança de um caractere dominante ligado ao cromossomo X.

Alternativas
Comentários
  • Chamaremos o Fenótipo dominante como D acompanhando o X quando o círculo ou o quadrado estiverem negros.

    a) Mulher normal = XX

    Homem normal = XY

    Todos os filhos serão normais, não há possibilidade de ter um filho com a herança uma vez que ela é dominante.

    FALSA


    b) Mulher com fenótipo = XDX_ (o segundo X não importa se tem ou não o fenótipo porque ele é dominante, basta a presença de um gene para manifestar a característica)

    Homem com fenótipo = XDY

    fazendo os cruzamentos todas as filhas deste casal terão a característica pois um X vem da mãe e o outro do pai que só oferecerá X com dominância da característica (os círculos das descendentes ficarão marcadas em negro)

    FALSA


    C) Mulher normal = XX

    Homem com o fenótipo = XDY

    Fazendo o cruzamento todas as filhas deste casal terão a característica pois um dos X elas herdarão do pai que possui o fenótipo.

    FALSA


    d) Mulher com característica = XDX_

    Homem normal = XY

    PODERÃO ter filhos normais e com característica meninas = XmãeXpai/ XDmãeXpai/ meninos = XmãeYpai/ XDmãeYpai

    GABARITO


    e) Mulher normal = XX

    Homem normal = XY

    JAMAIS terão filhos com o fenótipo por se tratar de herança DOMINANTE.

    FALSA

  • Gabarito D.

    .

     Dominante ligada ao X: homem afetado transmite para todas as filhas. Logo, exclui-se as letras B e C.

    Se o pai é normal e o filho tem a doença, obrigatoriamente veio da mãe. Logo, exclui-se as letras A e E, pois mostram a mãe normal.


ID
794455
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem daltônico, incapaz de distinguir entre as cores verde e vermelho, casa-se com uma mulher normal. Considerando que a mulher é heterozigota para a característica, os fenótipos esperados são:

Alternativas

ID
795931
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em gatos domésticos pode ocorrer três cores básicas (preto, branco e bege), contudo apenas as gatas (fêmeas) podem ter três cores, enquanto os gatos (machos) apenas duas. Essa condição pode ser explicada porque:

Alternativas
Comentários
  • Se fosse caso de herança sem dominância as três cores apareceriam independentemente do sexo, o que não acontece; pleiotropia é o caso de um único gene controlar diversas características não relacionadas de um fenótipo; heranças quantitativas são variações expressivas gradativas (poligenes); crossing-over (um tipo de recombinação gênica) é a base principal da relação entre meiose e variabilidade.
    Fontes: wikipédia e sobiologia

ID
986998
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é uma condição genética que impede a distinção de certas cores.No daltonismo do tipo II, a pessoa vê o “vermelho” como se fosse “verde” e, neste caso, a doença herdada é ligada ao cromossomo X.Considerando que o alelo para o daltonismo comporta- se como recessivo, é correto afirmar que uma mulher portadora do mesmo e filha de uma mãe heterozigótica:

Alternativas
Comentários
  • Sendo o pai daltônico, tem-se:

    XhY

    Se for uma filha, ele tem apenas um X para passar em diante, que é o X com o gene mutado. Já a mãe, será a responsável por determinar se a garota será daltônica ou não, já que é ela que transmitirá o segundo X (podendo ser ele defeituoso ou não).

    Caso a mãe carregue o gene do daltonismo, mas não seja daltônica, ela tem 50% de chance de passar esse gene para sua filha.

    Lembrando:

    A mulher só pode ser daltônica caso os dois genes X sejam alterados, ao contrário do homem, que precisa apenas de um X alterado.


ID
1098823
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, a calvície - uma herança influenciada pelo sexo - é determinada por um alelo dominante nos homens (C), mas recessivo nas mulheres (c).

Considere um casal, ambos heterozigotos para a calvície, que tenha um filho e uma filha.

Com base apenas nos genótipos do casal, a probabilidade de que seus dois filhos sejam calvos é de:

Alternativas
Comentários
  • Homem --> Cc

    Mulher --> Cc

    Cruzando, teremos:

    CC, Cc, Cc e cc

    Probabilidade do filho ter calvície: 3/4

    (Acho que isso explica a minha rs)

    Probabilidade da filha ter calvície: 1/4

    Probabilidade do filho e da filha terem calvície: 3/4 . 1/3 = 3/16

    GABARITO: LETRA A


ID
1103974
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana existem diversas anomalias cromossômicas, sendo que algumas delas são heranças ligadas aos cromossomos sexuais.

Sabendo-se que o daltonismo está relacionado à presença de um alelo (d) no cromossomo X, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • e) Como o daltonismo é uma herança ligada ao X, a sua expressão fenotípica é mais frequente em mulheres.


    * Homem: Visão normal (XDY) e Daltônico (XdY).



    * Mulher: Visão normal ( XDXD); Visão normal portadora (XDXd)  e Daltômica ( Xd Xd).



    Para uma mulher ser daltônica é preciso que seu pai seja daltônico e que sua mãe seja pelo menos portadora de um gene recessivo. Para um homem ser daltônico, basta um único gene, recebido de mãe daltônica ou portadora do gene recessivo. Pela herança ligada ao sexo conclui- se que: as mulheres são homozigotas ou heterozigotas e os homens são hemizigotos. O termo hemizigoto indica a situação em que um gene não está pareado, manifestando- se independente de ser dominante ou recessivo.

  • Pelo fato dos homens obterem apenas um cromossomo X ( são HEMIZIGOTO) ele , só de ter um alelo recessivo nesse, terá a anomalia, ou seja, é preciso de um único gene X ( o Y não precisa conter ) , diferente da mulher que precisa estar em homozigose recessivo, então os homens estão mais propensos.

    LETRA E

    APMBB


ID
1573471
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alice, uma mulher normal homozigota para o daltonismo e para a hemofilia, casou-se com Bruno, daltônico e hemofílico. Sabendo-se que essas doenças são hereditárias recessivas ligadas ao cromossomo X, qual a probabilidade do casal de ter um filho (menino) daltônico e hemofílico?

Alternativas
Comentários
  • Atenção para quando o enuciado diz "uma mulher normal homozigota para o daltonismo e para a hemofilia" = significa que ela não é afetada e nem heterozigota, como este é um tipo de herança ligada ao sexo (ao X), logo ela será X(DH)X(DH). Já o marido é afetado, daltônico e hemofílico ou XdhY. A pergunta é qual a probabilidade do casal de ter menino afetadoou seja, que apresente o genótipo XdhY. Como quem doa o X é a mulher, e ela é normal, eles só terão filhos homens normais também ou XDHY. 

  • A mãe é homozigota DD e HH, portanto não é portadora de nenhuma dessas duas doenças.

  • Em relação ao daltonismo, temos o seguinte cruzamento entre Alice e Bruno:

    (Alice) XDXD x XdY (Bruno)

    Temos: XDXd, XDXd, XDY, XDY. 

    Já para a hemofilia, teremos: 

    (Alice) XHXH x XhY (Bruno)

    E como resultado: XHXh, XHXh, XHY, XHY.

    Note que não é possível que nasçam meninos daltônicos e hemofílicos, pois os genótipos para os meninos são XDY e XHY. 

    Portanto, alternativa A está correta.


ID
1573498
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Genes letais ligados ao sexo são aqueles que, por levar a morte, alterarão a proporção dos sexos em uma prole. A distrofia muscular de Duchenne (ou pseudo-hipertrófica progressiva) é um distúrbio no qual o indivíduo afetado, embora aparentemente normal no início da infância, exibe um progressivo desgaste dos músculos, resultando em confinamento em uma cadeira de rodas em torno de 12 anos de idade e morte na juventude, geralmente antes dos 20 anos de idade. Como a hemofilia, esse distúrbio é ocasionado por um gene recessivo ligado ao sexo. Baseado nestas informações, quais as proporções aproximadas (mulher/ homem), inicial e final, respectivamente, dos descendentes de vários casamentos entre mulheres heterozigotas e homens normais para o distúrbio em questão? (Considere a proporção inicial a apresentada entre os descendentes ao nascer e a final àquela apresentada entre os descendentes ao atingir a idade de 30 anos).

Alternativas
Comentários
  • Considerando que é uma condição recessiva ligada ao X, nos casamentos entre mulheres heterozigotas e homens normais, a proporção inicial mulher: homem é 1:1. No entanto, como é um alelo letal, após os 30 anos temos o dobro de mulheres para a metade de homens, ou seja, 2:1.

  • o homem que apresenta distrofia muscular (XY) geralmente tem a sua morte no início da puberdade ,o alelo “r” presente no cromossomo X não é repassado para os seus descendentes femininos, portanto não existira mulher XXcom esta distrofia.

    fonte: http://arquivo.ufv.br/dbg/genetica/cap%207.htm

    No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XX ,XX, XY, XY.

    Para aprender a fazer o heredograma de casal onde a mulher e portadora da distrofia de Duchenne:

    https://youtu.be/q5eDo4xn8og

  • DiCAS DO TIO DANILO,

    Casamento

    mulher heterozigota x homem normal

    XDXd x XDY

    XDXD - mulher normal

    XDXd - mulher normal

    XDY - Homem normal

    XdY - Homem doente

    Note que todos nascem no início, até o doente. Então, fica 2:2. Mas isso não há nas respostas; observe que 2:2(=1) matematicamente significa 1:1 (=1), porque é proporção equivalente.

    Exclua as letras B,C e E.

    Após 30 anos, já é garantido que o doente tenha morrido, porque não chegou aos 20 anos. Então, a proporção é 2:2 tirando o morto, ficando 2:1.

    Letra D.

  • Precisamos fazer o cruzamento entre mulheres heterozigotas, portadoras do alelo para a distrofia muscular de Duchenne e homens normais:

    XDXd x XDY

    O resultado será: XDXD, XDXd, XDY, XDY. 

    Inicialmente, todos os indivíduos dos genótipos resultantes estarão vivos. Porém, tardiamente teremos a morte do indivíduo XDY. Teremos então a proporção de duas meninas (: XDXD, XDXd) para um menino (XDY) vivo.

    Portanto, alternativa D está correta.


ID
1573558
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A herança autossômica influenciada pelo sexo é determinada por genes autossômicos que atuam de modo diferenciado nos homens e nas mulheres; a calvície hereditária é um exemplo desse tipo de herança genética. Baseado nisso, analise a seguinte situação problema: um homem com calvície hereditária, cujo pai não apresenta tendência à calvície hereditária, casou-se com uma mulher não-calva, cuja mãe apresenta tendência à este tipo de calvície. Qual a probabilidade deste casal ter um menino com tendência à calvície hereditária determinada por herança autossômica influenciada pelo sexo ou uma menina com o mesmo problema?

Alternativas
Comentários
  • A questão está mal formulada. Pela genealogia o casal é heterozigoto para calvice (Cc). A probabilidade do casal ter um filho calvo é 100%. Todos os meninos serão calvos pois serão Cc ou cc. A probabildade de terem uma menina calva é 0%. Todas as meninas serão Cc ou CC. Assim, a probabilidade do casal ter um menino calvo OU (+) uma menina calva é de 1+0= 1, ou 100%. Marquei a letra A pq corresponde a probabilidade total de filhos calvos quando no caso a resposta seria 1/2, que corresponde justamente aos meninos. 

  • Gab A.

     

    Pensei assim tb, mas calculei apenas o que a questão pediu: um menino com tendência à calvície hereditária determinada por herança autossômica influenciada pelo sexo ou uma menina com o mesmo problema.

     

    No cruzamento dos gametas:

     

    Cc ( XY) * Cc ( XX) ==>  CC ( XX), Cc ( XX) Cc ( XY), cc ( XY) .

     

    Menino com tendência ( tendência não é ser calvo) OU menina com tendência ( tendência não é ser calvo): 1/2 +1/2 = 1/2.

  • Colegas, ambos estão equivocados. No caso desta doença autossômica, ela será dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

    Portanto, teremos:

     

      Homem:                  Mulher:

    CC = Calvo           CC = não calva

    Cc = calvo            Cc = não calva

    cc = Não calvo     cc = calva

     

    Logo, considerando que ambos os pais são homozigotos, as probailidades para cada sexo são:

    Homem = 3/4 e Mulher 1/4.

     

    Como o enunciado diz: Menino com tendência OU menina com tendência devemos realizar a multiplicação das probabilidades.

    3/4 x 1/4 = 4/8, ou seja 1/2.

     

  • Gabarito A.

    .

    O genotipo da Lili PCDF está errado. Mulher calva só CC. Mulher Cc é portadora do gene e não o manifesta. Fiz assim:

    .

    O homem: Cc ja que seu pai não apresenta tendeência a calvicie. 

    A mulher: cc por ela não ser calva (mas a questão nao falou se ela tinha a tendencia... caso tivesse, poderia apresentar genotipo Cc....vai saber...).

    Cc X cc===>   1/2 Cc e 1/2 cc, logo a tendencia a calvicie é de 0 (zero) para menino (ja que com o genotipo Cc ele sera calvo e nao tendente a calvicie; e para a menina, de 1/2 ja que com o genotipo Cc ela tem a tendencia, apresentando a calvicie quando CC)

  • Gab. A

    Herança holândrica

    Fenótipos - Genótipos 

    Homem - Mulher

    Calvo  - Calva: CC

    Calvo - Normal: Cc

    Normal - Normal: cc

  • Comentario da Lili tá correto. So no final 3/4 x 1/4 que tá errado, pois o OU realiza-se a soma e faltou multiplicar por 1/2 para ambos os sexos.

    Se o homem tem calvície(possibilidades=CC ou Cc) e seu pai não era calvo(cc), então ele herdou um 'c' do pai e o 'C' da mãe, tornando-se 'Cc'. Ja sua esposa não calva(Cc ou cc), tinha mãe calva(CC), então ela herdou um 'C' da mãe e um 'c' do seu pai, tornando-se 'Cc' também.

    Cruzando Cc x Cc teremos: CC,Cc,Cc,cc


    Para nascer menino: 1/2 x 3/4(ser calvo) = 3/8 nascer homem calvo

    Para nascer menina: 1/2 x 1/4(ser calva) = 1/8 nascer mulher calva

    3/8 + 1/8 = 4/8 = 1/2 é a probabilidade ter um menino com tendência à calvície OU uma menina com o mesmo problema.

  • Letra A

    A herança influenciada pelo sexo é caracterizada pela relação de dominância e recessividade em função do sexo do indivíduo: um alelo tem efeito dominante em um sexo e efeito recessivo em outro. Um exemplo desse tipo de herança é  a calvice. Essa característica é determinada por um alelo C1, localizado em um cromosso automossomo, sendo dominante no sexo masculino e recessivo no sexo feminino devido as diferenças hormonais.

    Genótipos- Fenótipos

    C1C1- Homens e mulheres calvos

    C1 e C2- Homens calvos e mulheres normais

    C2 e C2- Homens e mulheres normais

    Obs: Atente-se para os genótipos das gerações anteriores. Além disso, atente-se para o "ou", pois indica soma.

  • Considerei - mãe calva XaXa, filha não calva XAXa casou com XaY calvo, probabilidades de filhos XAXa (não calvo), XaXa (calvo 1/4), XAY (não calvo) E XaY (calvo 1/4)--> 1/4 de menino calvo + 1/4 de menina calva = 1/2

  • Jessica! É uma  herança autossômica influenciada pelo sexo e não uma herança ligada ao sexo. Apesar de ter chegado no gabarito correto, seu raciocínio está equivocado.

  • Homem:         Mulher:

    CC = Calvo      CC = não calva

    Cc = calvo         Cc = não calva

    cc = Não calvo     cc = calva

    HOMEM = Cc X MULHER = Cc

    MENINO = 1/2 E CALVO = 3/4 >>>> 1/2 * 3/4 = 3/8

    OU

    MENINA = 1/2 E CALVA = 1/4 >>>>> 1/2 * 1/4 = 1/8

    COMO É "OU", FAZ-SE A ADIÇÃO DAS FRAÇÕES: 3/8 + 1/8 = 4/8 = 1/2

     


ID
1613719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Joana é daltônica e é do tipo sanguíneo A. Ela se casou com Pedro, que tem visão normal e é do tipo sanguíneo AB. Sabendo que a mãe de Joana tem visão normal e é do tipo sanguíneo O, a probabilidade de o casal ter uma menina de visão normal e do tipo sanguíneo A é de:

Alternativas
Comentários
  • Usando o quadro de Punnett, a gente vê que a probabilidade de nascer uma menina daltônica é 0 (XDY x XdXd), probabilidade de ser menina= 1/2 e probabilidade de ter sangue A= 2/4 (IaIb x Iai) -------> 1/2x2/4= 2/8 (simplificando)= 1/4


ID
1645444
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma equipe de biólogos obteve dados para estudos de certos caracteres genéticos na população de uma aldeia. Entre esses dados constam os de uma família na qual uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade do nascimento de crianças daltônicas na prole dessa mulher é de

Alternativas
Comentários
  • a mulher so vai manifestar se dizer os dois x doente, o pai n tem x doente, entao n pode passar para a filha o X doente. 50% das mulheres serão portadoras do gene doente, mas nenhuma manifestará


ID
1747729
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A herança holândrica está exclusivamente ligada ao cromossomo Y. Dessa forma, a probabilidade de uma característica paterna, ligada a um gene holândrico, ser transmitida para um filho e para uma filha é de, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O núcleo da célula é uma estrutura característica dos eucariontes, onde se encontram os genes responsáveis pelo controle de atividades celulares e características hereditárias dos organismos. Dentro do núcleo estão os cromossomos, pequenas partículas em forma de bastonetes. Cada cromossomo é classificado de acordo com sua posição (metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico - este ausente na espécie humana) e possuem formas e tamanhos diferentes, de acordo com seu cariótipo. A espécie humana apresenta 44 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais. O cromossomo Y possui genes que são exclusivos aos homens, passando de geração em geração. São chamados de genes holândricos, que originam uma herança ligada ao sexo. Para a probabilidade de uma característica ligada ao gene holândrico (presente apenas no cromossomo Y) ser transmitida para um filho e para uma filha, basta analisarmos o sexo: 
    - Filha: cromossomos XX (zero possibilidades da característica do gene holândrico)
    - Filho: cromossomos XY (100% de possibilidade da característica do gene holândrico)
    Apenas o filho herda o cromossomo Y, pois é ligado ao sexo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas sobre a característica para o filho e para a filha, respectivamente:
    a) 50% e 0%. Incorreta.
    b) 100% e 50%. Incorreta.
    c) 50% e 25%. Incorreta.
    d) 100% e 0%. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
1765273
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que o alelo mutante (h) recessivo condiciona a não produção do fator de coagulação VIII e, consequentemente, a hemofilia, caracterizada por ser uma doença ligada ao cromossomo X, qual seria a chance da manifestação da hemofilia nos descendentes diretos de um cruzamento entre um homem hemofílico e uma mulher portadora, mas não hemofílica?

Alternativas
Comentários
  • Xh = alelo recessivo da hemofilia

    Homem hemófilico = Xh Y

    Mulher não hemófilica, mas portadora = X Xh

    Cruzamento

    X Xh, Xh Xh, X Y, Xh Y.

    Mulheres = a cada 2, 1 será hemófilica, logo: 50% de chance.

    Homens = a cada 2, 1 será hemófilico, logo: 50% de chance.

    Letra D


ID
1810180
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo? 

Alternativas
Comentários
  • Dados:

    • o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X: Xa_
    • pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante: A_
    • alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos: aa

    F1:

    -> fêmea anã com pelagem marrom: XaXa aa

    -> macho rosa normal de uma linhagem pura (Homozigoto) : XAY AA

    ------> XaXa aa -------- XAY AA

    |

    Xa Xa

    XA | XAXa XAXa ----> 100% das Fêmias Normais

    Y | XaY XaY ----> 100% dos Machos Anões

    a a

    A | Aa Aa | 100% pelagem rosa

    A | Aa Aa |

    F2 (Autofecundação da geração F1):

    ------> XAXa Aa -------- XaY Aa

    XA Xa

    Xa | XAXa XaXa ----> 50% das Fêmias Normais e 50% das Fêmias Anãs

    Y | XAY XaY ----> 50% das Machos Normais e 50% das Machos Anões

    A a

    A | AA Aa | ------> 75% ----> Pelagem Rosa

    a | Aa aa | ------> 25% ----> Pelagem Marrom

    -> 3/8 -> (Fêmias ou machos) normais e rosas

    -> 3/8 -> (Fêmias ou machos) anãs e rosas

    -> 1/8 -> (Fêmias ou machos) normais e marrons

    -> 1/8 -> (Fêmias ou machos) anãs e marrons


ID
1826008
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Uma mulher daltônica, cuja irmã apresenta visão normal e irmão daltônico, casa‐se com homem de genótipo desconhecido e desse relacionamento gera filha normal e filho daltônico.” Através desses dados, pode‐se afirmar que os pais dessa mulher apresentam qual genótipo descrito a seguir?

Alternativas
Comentários
  • a doença daltonismo é recessiva sendo xdxd para mulher contaminada. Como essa mulher teve um filho normal, automaticamente o pai deve ter em seu alelo um gene DOMINANTE da doença, para que essa doença não se mostre. Já o filho recebeu um gene recessivo da mãe e um y do pai, já que a doença é ligada ao sexo, o homem só necessita de um alelo no cromosso x para q a doença se manifeste xdy .


ID
1850356
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do casamento de um homem normal com uma mulher normal nasceram:

• um menino daltônico com sangue tipo A,

• um menino normal com sangue tipo O,

• um menino daltônico com sangue tipo AB,

• uma menina normal com sangue tipo B e

• uma menina normal com sangue tipo O.

Sabendo-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo e que o lócus gênico para o sistema ABO encontra-se em um autossomo, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gente, por que a alternativa B não é a correta? Fiquei em dúvida entre a B e a C.

  • C) Correta

    Uma filha só terá daltonismo se o pai também tiver. Caso contrário, será apenas portadora (XX). Para os homens, basta herdar apenas um cromossomo X (da mãe) para manifestar o daltonismo, uma vez que só possuem um cromossomo X.

    Se a mãe for daltônica e tiver um filho do sexo masculino, a probabilidade dele também ser é de 100%, pois ela, sendo X^dX^d, irá sempre transmitir o gene ao filho.

  • Para reforçar, o daltonismo é uma doença ligado ao sexo ( X ) Portanto o pai sendo normal ( não herdou de sua mãe) somente sua esposa tem essa doença, até pq o daltonismo está no presente no Cromossomo X , as mulheres que são responsáveis por passar o daltonismo a diante em sua família.
  • O homem apresenta genótipo XDY e a mulher é portadora (XDX d ), pois teve um filho daltônico. Como o casal teve um filho de sangue tipo O (ii), tanto o homem quanto a mulher possuem o alelo recessivo (i). E como o casal teve uma filha de sangue tipo AB, isso significa que um dos pais terá o alelo IA e o outro terá o alelo IB . Ou seja, um dos pais terá sangue tipo A e o outro terá sangue tipo B. Assim, a alternativa que corresponde às conclusões é a letra C.


ID
2050696
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Descobrir a identidade do rei Ricardo III da Inglaterra (1452- 1485) foi mais fácil, graças a uma curiosa circunstância: os descendentes de sua mãe, Cecily Neville, incluíram mulheres, durante meio milênio”.
A facilidade da pesquisa se deveu ao seguinte fato:

Alternativas
Comentários
  • O gameta masculino perde a mitocondria na formação do zigoto.

  •  b) só as mulheres transmitem os genes mitocondriais. 

  • O DNA mitocondrial presente no espermatozoide paterno é geralmente perdido durante a fecundação. D

    esta forma, mutações no DNA nuclear podem ser herdadas da mãe e/ou do pai e mutações no DNA mitocondrial são herdadas apenas da mãe. 

  • Essa foi tranquila, hehe

    Quem papira virá aspira

     B) só as mulheres transmitem os genes mitocondriais. 


ID
2150743
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A calvície incomoda os homens há muitos anos, entretanto graças aos avanços científicos, o homem tem conseguido atrasá-la ou evitá-la.

Sendo assim, qual a probabilidade de um casal não calvo ter uma filha calva, sabendo que já tem um filho calvo?

Alternativas
Comentários
  •  

                                  Fenótipo

    Genótipo      Homem       Mulher

    CC                calvo            calva

    Cc                 calvo            não calva

    cc                  não calvo     não calva

     

    Homem (cc) x Mulher (Cc)

    Mulher não pode ser cc pois o casal já tem um filho calvo.

  • LE LE: A explicação de que a filha não pode ser cc porque já nasceu um filho calvo é incorreta. A herança genética não se restringe a um único filho. Vários filhos seguidos podem nascer calvos e depois vários filhos seguidos não nascerem. Pensando assim seria excelente: Um casal com probabilidade de ter filhos portadores de uma determinada doença, se o primeiro for o portador, nunca mais nenhum dos demais portariam.

    Para resolver a questão é necessário que se entenda que é uma herança influenciada pelo sexo.  O gene que causa a calvície na mae é recessivo no sexo feminino e o que causa a calvície no pai é dominante no sexo masculino.

    Chamemos de c1 o gene calvo e c2 o gene normal. Se o pai não é calvo, ele só pode ser c2c2. A mãe não é calva e pode ser híbrida, na pior das hipóteses, sendo c1c2. Mesmo que a filha herde o gene c1 da mãe, ao cruzar com o c2 do pai ela será híbrida e apesar de ter o gene causador da calvicie no seu genotipo, nao vai apresentar a calvicie no seu fenótipo. Portanto, a possiilidade da filha ser calva é 0%

    Gabarito B

     

     

  • Acredito que a questão considerou que o genótipo dos pais era Cc (pai) e cc (mãe). Mas existe outra possibilidades de combinação de pais não calvos que geraram um filho calvo... Como Cc (pai) e Cc) (mãe), neste segundo caso a probabilidade de uma filha calva é de 25% vezes 1/2 (menina). Letra D. Essa questão deve ter sido anulada. Nem todos os gabaritos daqui são os gabaritos definitivos...

  • A calvície tem uma particularidade em homens ela é autossômica dominante e em mulheres é recessiva.

    Além disso, é queridinha para cair em questões de prova e concursos.

  • A ÚNICA PROBABILIDADE DO PAI NÃO SER CALVO É RECESSIVO ( cc ) JÁ A MÃE PARA SER CALVA É SOMENTE CC , O ENUNCIADO DIZ QUE UM CASAL NÃO SENDO CALVO TEVE UM FILHO CALVO , LOGO TEMOS :

    cc ( O UNICO GENOTIPO POSSÍVEL DE UM HOMEM NÃO SER CALVO )

    Cc ( A MÃE SÓ É CALVA EM DUPLO HOMOZIGOSE ( CC ) DOMINANTE DE RESTO SENDO EM HETEROZIGOSE OU RECESSIVO ELA NÃO É )

    RESUMINHO \ PAI NÃO CALVO = cc

    MÃE NÃO CALVA = Cc ou cc

    VAMOS SUPOR OS DOIS CRUZAMENTOS QUE A MÃE NÃO SEJA CALVA

    XcYcㅤㅤXㅤㅤXCXc = XCXc , XcXc , XCYc , XcYc ( nenhuma filha , um filho calvo , ENTÃO ESSE É O CRUZAMENTO PROPOSTO PELO EXERCÍCIO POIS É O ÚNICO QUE POSSA SURGIR UM FILHO CALVO, LOGO A RESPOSTA POIS DAQUI NÃO SURGE NENHUMA FILHA CALVA )

    XcYcㅤㅤXㅤㅤXcXc = XcXc e XcYc ( nenhuma filha e nenhum filho )

    0 % DE NASCER UMA FILHA CALVA

  • Devemos lembrar que o alelo que determina a calvície se comporta de maneiras diferentes em homens e mulheres, para os indivíduos heterozigotos. Sendo assim, casal não calvo pode ter uma filha calva por meio do seguinte cruzamento:

    (Homem) C2C2 X C1C2 (Mulher) 

    C1C2 , C1C2 , C2C2 , C2C2

    Observe na tabela que, mulheres C1C2 e mulheres C2C2 não são calvas. Logo, não há chances de nascerem meninas calvas por meio deste cruzamento.

    Portanto, alternativa B está correta.

  • Irene Sampaio, A questão fala que o casal não é calvo, ou seja ,a única maneira de um homem não ser calvo é sendo cc, com isso ele não terá nenhum C para mandar p/ filha ( para mulher ser calva tem que ser CC).


ID
2208340
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma espécie de inseto recém-descoberta, o fenótipo de asas reduzidas foi identificado com o padrão de herança dominante ligado ao X.

O que se pode esperar de um cruzamento entre uma fêmea com asas reduzidas e um macho com asas de tamanho normal se o sexo (heterogamético) for o feminino?

Alternativas

ID
2428132
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma professora de Biologia explicava a seus alunos que o daltonismo para a cor verde é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo.
Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mesma sala, disseram que eram daltônicos para a cor verde. A professora perguntou se outras pessoas da família também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos únicos e que seus avós ainda eram vivos.
As outras duas pessoas daltônicas da família eram

Alternativas
Comentários
  • Pai e avô materno

  • A genética explica os seres vivos apresentarem características semelhantes às do pai e da mãe. Os genes são os responsáveis pela transmissão dos caracteres a cada geração. Na maioria das espécies, o sexo é determinado pelos genes que estão situados em cromossomos. Dentro do núcleo de cada célula estão os cromossomos, que são corpúsculos compactos em forma de bastonetes. A espécie humana apresenta 44 autossomos e 2 cromossomos sexuais (46, XX para sexo feminino e 46, XY para sexo masculino), totalizando 46 cromossomos, e apenas os sexuais carregam informações genéticas relacionadas ao sexo. Um gene dominante manifesta um fenótipo, sendo o outro alelo dominante ou recessivo, mas um gene recessivo apenas manifesta seu fenótipo se tiver outro alelo também recessivo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    De acordo com os dados da questão: 
    XdXd - daltonismo para a cor verde (cromossomo X com alelo alterado)
    Os gêmeos Paulo e Luisa apresentam genótipos XdXd, XdY e fenótipos daltonismo para verde.


    Para que essa herança ligada ao sexo se apresente nos dois filhos, o pai e a mãe obrigatoriamente precisam ter a característica no cromossomo Xd. Como o pai (XdY) possui apenas um cromossomo X, ele já determina a herança recebida, por isso apresenta o daltonismo. A mãe (X--Xd) possui dois cromossomos X, então ela terá o gene, mas pode apresentar visão normal caso o outro gene seja dominante (XDXd), ou apresentar também o daltonismo, sendo os dois genes recessivos (XdXd). Como o pai apresentou o daltonismo, os avós paternos precisariam apresentar ao menos um gene recessivo para daltonismo (Xd), então a avó (X--Xd) não há como confirmar, e o avô (XdY), por possuir apenas um cromossomo X que carrega a herança sexual, apresenta daltonismo.
    - O pai é daltônico, a mãe não há como confirmar.
    - O avô paterno é daltônico, mas a avó paterna não há como confirmar.
    - Os avós maternos não se pode afirmar.
    As outras duas pessoas daltônicas da família eram:
    a) o pai e o avô materno dos gêmeos. Correta.
    b) a mãe e a avó materna dos gêmeos - não há como confirmar. Incorreta.
    c) a mãe e a avó paterna dos gêmeos - não há como confirmar. Incorreta.
    d) o pai (é daltônico) e a mãe dos gêmeos (não se pode afirmar). Incorreta.
    e) o avô materno e a avó paterna dos gêmeos - não se pode afirmar. Incorreta. 

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Ainda percebi uma outra combinação possível: pai daltônico e avó materna daltônica. Da mesma forma atenderia o comando da questão de ter apenas mais duas pessoas na família daltônicas. Alguém mais chegou a essa conclusão?


ID
2429320
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitas pessoas têm alguma deficiência de enxergar cores, mas existe uma ilha, Pingelap, na Micronésia, no sul do Oceano Pacífico, que é conhecida como a Ilha dos Daltônicos, na qual uma em cada dez pessoas enxerga apenas em preto e branco. Casos de pessoas daltônicas que realmente não conseguem enxergar cores são raros. Mesmo uma pessoa com alto grau de daltonismo ainda pode ser capaz de diferenciar até 20 tonalidades. Uma pessoa considerada normal pode enxergar cerca de cem tonalidades diferentes.

(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/ bbc/2015/10/04/a-ilha-onde-grande-parte-das-pessoas-so-veem-preto-e-branco.htm, acessado em 05/10/2015)

Com base nos conhecimentos sobre daltonismo verdevermelho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • como daltonismo é alelo recessivo (Xd), logo, a mulher tem que ser Xd Xd, se for X Xd, não será daltonica.


ID
2486908
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia A, uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X, é caracterizada pela deficiência do fator VIII da coagulação.

Considere a primeira geração de filhos do casamento de um homem hemofílico com uma mulher que não possui o gene da hemofilia.

As chances de que sejam gerados, desse casamento, filhos hemofílicos e filhas portadoras dessa doença, correspondem, respectivamente, aos seguintes percentuais:

Alternativas
Comentários
  • Homem hemófilo --> aa

    Mulher não portadora da doença --> AA

    Cruzando, teremos:

    Aa, Aa, Aa e Aa.

    Portanto, não terão filhos hemófilos, mas todos portarão a doença.

    GABARITO: LETRA A


ID
2555239
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A distrofia muscular Duchenne (DMD) é uma doença causada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. Pesquisadores estudaram uma família na qual gêmeas monozigóticas eram portadoras de um alelo mutante recessivo para esse gene (heterozigóticas). O interessante é que uma das gêmeas apresentava o fenótipo relacionado ao alelo mutante, isto é, DMD, enquanto a sua irmã apresentava fenótipo normal.

RICHARDS, C. S. et al. The American Journal of Human Genetics, n. 4, 1990 (adaptado).


A diferença na manifestação da DMD entre as gêmeas pode ser explicada pela

Alternativas
Comentários
  • Na espécie humana, temos 46 cromossomos e 1 par determina o sexo do individuo. Se do sexo masculino (XY) ou do sexo feminino (XX).
    Como as mulheres apresentam (XX), ocorre um fenomeno chamado de inativação do cromossomo X, pois um dos cromossomos X não terá expressão no individuo. 
    No caso apresentado, as duas meninas tem genotipo heterozigotico XDXd porem apenas quem tiver o XD ativado ira apresentar a doença. Portanto:
    - XD --> doente
    - Xd --> normal

     As demais alternativas no condizem com a solução do problema.

    Alternativa correta: Letra D

  • letra D 

    CROMATINA SEXUAL

     

  • Resolução: www.youtube.com/watch?v=r_PAoZpE4kc

  • uma das questões mais difíceis do enem 2017

  • A lógica que usei foi assim: Se foram duas meninas e vieram do mesmo zigoto todas as duas vão ser XX, se ocorrer qualquer erro antes da divisão dos embriões (qualquer tipo de recombinação..) não seria possível formar XX, como são duas meninas filhas de uma portadora do gênero recessivo obrigatoriamente vão carregar os genotipos da doença, restando como única opção alguma desregulação depois da separação dos embriões. A letra E ta descartada pq os genes recessivo estão na mãe, então o fato de uma ter doença e outra não tem haver com o genotipo do pai
  • Pra quem não entendeu o porque da alternativa certa ser a Letra d). A questão fala que a doença DMC se manifesta por um "gene recessivo" que está contido no "cromossomo X",caso vocês não saibam, apesar da mulher ter 2 cromossomos X (Assim: XX),  apenas um dele fica ativo já o fica inativo, e foi esse motivo que apenas uma das gêmeas apresentou DMC, pois o cromossomo de uma das irmãs que o continha o gene para DMC ficou ativo e o saudável ficou inativo, já o da outra irmã foi o inverso, o cromossomo saudável ficou ativo e o afetado ficou inativo.

    Essa era uma questão de conhecimento específico, realmente pra quem não observou, estudou ou memorizou comportamento de genes e cromossomos ficou difícil. 

    Obs/Dica: os cromossomos sexuais só entram em ação tanto os do homem quanto o da mulher após a formação embrionária, resumindo o sexo do bebê só vai ser formado após o 1° mês se eu não me engano, bem depois da fase zigótica, porque tem gente que acha que o sexo e definido na fecundação e não é fiquem ligados nisso também !!

  • Resolução autoria: RESUMOV.COM.BR

    Na espécie humana, temos 46 cromossomos, 1 par será composto pelos cromossomos que determinam o sexo.

    Em homens teremos o par XY

    Em mulheres o par XX

    Como as mulheres possuem 2 cromossos X, ocorre um fenômeno chamado de inativação do cromossomo X, em que um dos cromossomos X não vai ter expressão.

    Resolução autoria: VESTIBULAR.COM.BR

    Essa foi uma das questões de  consideradas mais difíceis pelos alunos, pois trata de um assunto bem específico da  — o mosaicismo. Para resolver, é preciso considerar que o par de cromossomos que determina o sexo masculino é o XY; já o feminino é o XX. Assim, nas mulheres, um cromossomo X fica ativo, e o outro, inativo. No enunciado, é descrito que as gêmeas apresentam o genótipo heterozigótico, ou seja, XDXd. Entretanto, somente a irmã que apresentar o XD ativado será portadora da DMD.

    Resolução autoria: DESCOMPLICA.COM.BR

    Cada mulher apresenta dois cromossomos X, um deles se inativando formando o corpúsculo de Barr (ou cromatina sexual). Heterozigotas para DMD (XAXa) podem ter o XA inativado e manifestar a doença, ou sofrer inativação do Xa e apresentar fenótipo normal. A expressão de fenótipos distintos em mulheres heterozigotas para gene ligado ao sexo (cromossomo X) e gêmeas monozigóticas deve ser explicada pela inativação ao acaso de um de seus cromossomos X.

    https://brasilescola.uol.com.br

    Obs: Cromatina sexual, também chamado de corpúsculo de Barr, é o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado das células que constituem as fêmeas de mamíferos.

    Nos seres humanos, cada célula feminina possui dois cromossomos X (um de origem materna e outro paterna), acontecendo condensação ao acaso de um destes cromossomos. No gênero masculino, exceto a ocorrência de síndrome de Klinefelter, os organismos não apresentam cromatina sexual.

    https://www.infoescola.com

    O significado biológico do silenciamento da atividade funcional de um dos cromossomos X em fêmeas é a compensação de dose, que torna a quantidade dos produtos gênicos das duas cópias do cromossomo X nas fêmeas equivalente à dose única do cromossomo X nos machos.

    Em mamíferos, é importante que a inativação do cromossomo X ocorra em estágio inicial da vida embrionária (do 13º ao 16º dia) e de forma aleatória nas células, podendo ser inativado tanto o cromossomo X de origem paterna quanto o de origem materna.

    O número de cromossomos X está diretamente relacionado ao número de corpúsculos de Barr presentes no núcleo. Este número é importante, pois através dele não só podem-se diferenciar as células masculinas das femininas, mas também se pode identificar a ocorrência de síndromes ou anomalias cromossômicas sexuais.

  • Letra D

    Uma gêmea teve e a outra nao teve, logo deve ter ocorrido algum processo aleatório...

  • Inativação do cromossomo X em mulheres é progressiva

    https://www.youtube.com/watch?v=r4Pa4G4LYbE

    Gêmeos monozigotos são considerados clones, então o processo ocorre depois da divisão do zigoto. E são fêmeas, excluindo assim, o cromossomo Y.

    Logo, sobram as alternativas A e D.

    Na letra "A" temos Dominância Incompleta, exemplo disso são as flores vermelhas e brancas que geram um fenótipo intermediário, as flores rosas.

    Temos então, a Inativação do cromossomo, que está explicado no link acima.

    Boa sorte nos estudos

  • Torço pra n ser essa professora comentando. Dei azar.

  • RECOMENDO: https://www.youtube.com/watch?v=ugOKbc9_Pr0

  • resolução muito boa: https://www.youtube.com/watch?v=beBIMt90nDQ

  • Inativação do cromossomo X.

    Na mulher, o cromossomo X inativado pode ser visualizado em células somáticas, durante a interfase, formando uma pequena mancha de heterocromatina na face interna da carioteca. É o Corpúsculo de Barr ou Cromatina Sexual.

    Qual a importância do Corpúsculo de Barr?

    • Diferenciação entre células masculinas e femininas (somáticas)
    • Ocorrência de anomalias cromossômicas

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Cromatina sexual.

  • Segundo o texto da questão: ''O interessante é que uma das gêmeas apresentava o fenótipo relacionado ao alelo mutante, isto é, DMD, enquanto a sua irmã apresentava fenótipo normal''. Ou seja, relacionou a diferença de manifestação do gene da DMD nas gêmeas com as mutações. Com isso, sabe-se que as mutações ocorrem de forma aleatória. Logo, essa inativação ocorreu por aleatoriedade e não por outro fator. Letra D

  • Só pensar que mulheres tem XX, e homens XY.

    Então tem um X "a mais" em mulheres, que é normalmente inativado aleatoriamente, o que explica a maior prevalências que diversas doenças ligadas ao cromossomo X tem em homens, como a hemofilia, pois esse mecanismo de inativação de um X é impossível no XY.


ID
2632567
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os indivíduos de uma população de uma pequena cidade, fundada por uma família de europeus, são, frequentemente, frutos de casamentos consanguíneos. Grande parte dos grupos familiares dessa localidade apresenta membros acometidos por uma doença rara, identificada porfraqueza muscular progressiva, com início aos 30 anos de idade. Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada.


Considerando as características populacionais, o sexo e a proporção dos indivíduos afetados, qual é o tipo de herança da doença descrita no texto?

Alternativas
Comentários
  • "Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis..." - se a doença existe na família, porém os pais são saudáveis, significa que eles são heterozigotos para essa doença. Logo, a doença tem caráter recessivo.

    "...somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados." - a doença está relacionada ao cromossomo X.

    "Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada." - pai acometido e mãe portadora (heterozigota) - todos os filhos do sexo masculino que receberem da mãe o cromossomo X que possui o alelo para a doença, serão afetados (pois recebem o Y do pai). Fazendo a probabilidade, serão 25%. O filho do sexo feminino que recebe o cromossomo X do pai (afetado) e o cromossomo X da mãe (portador do alelo), será afetado pela doença (25%). 25 + 25 = 50%

    Haverá um filho do sexo feminino (25%) que será portador do alelo (X do pai e X da mãe sem o alelo) e um filho do sexo masculino (25%) que será normal (X da mãe sem o alelo e Y do pai).

    Resposta:A

  • Quando temos uma doença que se manifesta em uma população de acordo com o sexo, características populacionais e proporção que foi descrita no texto, temos uma doença recessiva, ligada ao cromossomo X.

    Alternativa correta: Letra A


  • Se temos uma proporção de 1 em 4,no caso de um casao ter 4 filhos,temos imediatamente que essa doença é de caráter recessivo,e além disso,pelo fato da mesma também afetar meninas,ela não pode estar no cromossomo Y,e como não é igualmente distribuída não pode ser autossomica.

    Como a doença é recessiva,as meninas tem menor chance de desenvolve-la por necessitar de outro cromossomo,que pode ser dominante e neutralizar a ação do fenótipo recessivo,tornando-as heterozigotas.

    Como os meninos não tem outro homólogo ao cromossomo da parte sexual de X,eles tem 50% de chance de ter a doença,sendo apenas:

     

    Xd e Y ------->Não doente

    XD e Y ------->Doente

  • É bem simples essa explicação. 1°: geralmente doenças acometidas por casamentos consanguíneos são causadas por gene recessivo, então você já poderia desconfiar disso. 2°: o texto diz: "Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados"; os pais tiveram filhos afetados, portanto eles eram portadores dos genes da doença, porém eles eram saudáveis, logo se o gene fosse dominante eles estariam "contaminados". e 3°: "Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada", pode-se perceber que a doença afeta conforme o sexo especialmente em meninos, porém não é no cromossomo Y e sim no X, pois se fosse no Y, só os homens teriam a doenca, mas o texto fala que dependendo do casal, a doença poderia aparecer em ambos os sexos tanto homens quanto mulheres, logo a doença teria que está ligada ao cromossomo X.

    Pra quem tá se perguntado, "haaa então porque a mulher tem menos do que os meninos e nas meninas e difícil aparecer", a resposta é: a doença é no cromossomo X como foi visto!!, as mulheres possuem 2 cromossomos X (Assim:XX) porém caso vocês não saibam na mulher apenas um cromossomo X fica ativo então se um cromossomo X da mulher, nesse caso tivesse o gene para a doença, ela tem a probabilidade de não ter a doença pois se o cromosso "ativo" fosse o saudável o afetado não manifestaria sua característica que é a doença, logo ela seria saudável mais caso o cromossomo ativo fosse o afetado, aí sim ela teria a doença, já o homem o cromossomo X fica ativo junto com o Y, então ele não teria como desativar o cromossomo X afetado caso ele portasse, logo ele manifestaria a doença, caso ele não tivesse a doença é sinal de que ele teria um cromossomo X saudável. 

  • Obg. Pedro Guedes pela aula.
  • os homens possui apenas 1 cromossomo x, as mulheres 2 x´s. Para os meninos herdarem a doença, basta q um alelo da doença seja passado para ele, sendo assim, se o pai for saudavel ele n possui o alelo da doença e a mãe possui em um dos x´s o alelo doente. Aqui da pra perceber q o alelo da doença é recessivo pois quando a mãe tiver uma filhA com o pai saudavel, de toda forma, um dos cromossomo x da filha vai ter o alelo dominante (saudavel), maas para o menino basta q a mãe passe o alelo recessivo pra ele para ficar doente.

    quando o pai for doente e a mãe portadora inevitavelmente os alelos recessivos terão mais chances de serem repassados.

    logo essa herança autossomica é recessiva e ligada ao sexo (x) - A

  • O comentário da galera dá de dez a zero no gabarito oficial desta questão.

  • Doença ligada ao cromossomo X

    fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/sex-linkage-non-nuclear-chromosomal-mutations/a/sex-linkage-sex-determination-and-x-inactivation

    A doença precisa ser ligada ao cromossomo X, pois se estivesse ligada ao Y, as mulheres não poderiam ter essa doença, como ocorre no segundo caso, já que não recebem o cromossomo Y, e por isso não receberiam alelo que determinasse a doença.

    Esquematização:

    Quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados.

    Lembrando que cada cromossomo carrega um alelo, vou colocar em parênteses a representação do alelo.

    Considerando que os pais são saudáveis, o homem não pode apresentar alelo recessivo no cromossomo X, pois nesse caso seria doente, enquanto a mulher não pode ser homozigota dominante, pois a questão afirma que a família tem a presença da doença, então pelo menos um dos dois precisam apresentar o alelo recessivo da doença.

    X(A)X(a)[mulher] x X(A)Y[homem]

    O cromossomo Y não está ligado à doença, por isso não representei o alelo nele. Ao realizar o cruzamento, as possibilidades são as seguintes:

    X(A)X(A), X(A)Y, X(a)Y[doente], X(a)X(A)

    Com isso, sabendo que o homem precisa somente de um cromossomo com alelo recessivo para apresentar a doença, enquanto as mulheres precisam de dois, percebe-se que a única possibilidade de doença é a do homem com alelo recessivo no cromossomo X, já que as mulheres não apresentam possibilidade de duplo cromossomo X com alelo recessivo.

  • doença ligada ao sexo sempre me confundeeeee

    mas vamos lá, para um macete:

    A doença acomete meninos e meninas?

    sim>>>> ligada ao cromossomos X

    A doença acomete somente meninos?

    sim>>>> ligada ao cromossomos Y (herança restrita ao sexo)

    "Dizemos que uma herança é restrita ao sexo quando está relacionada ao  Y, na sua porção não homóloga ao cromossomo X. É restrita porque só ocorre em homens, pois as mulheres não possuem cromossomo Y.

    Os  localizados apenas no cromossomo Y são chamados genes holândricos, do grego holos = todo; andros = masculino." fonte: https://www.infoescola.com/genetica-humana/heranca-restrita-ao-sexo/

    E agora, é recessivo ou dominante?

    cromossomos X DOMINANTE

    • se o pai tiver a doença, quer dizer que ele tem XD Y = todas as meninas serão doentes, pois elas herdarão o alelo XD do pai (que é dominante para a doença) e outro da mãe (que se for recessivo>>> o dominante prospera)

    cromossomos X RECESSIVO

    1) mãe portadora + pai doente

    XDXd x XdY

    = XDXd XDY XdXd XdY

    50% DE CHANCE DA MENINA TER DOENÇA E 50% DO MENINO TER A DOENÇA

    2) Se os pais são doentes= todos os filhos serão

    3) mãe portadora + pai portador

    XDXd x XDY

    =XDXD XDY XdXD XdY

    SOMENTE OS MENINOS PODEM SER AFETADOS

  • Se não tivesse a última parte do texto falando: "mas em famílias cujo pai é acometido pelo doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada", então a resposta seria D?

    Raciocinei certo até certo ponto. Reparei no cromossomo X, fiquei entre A e D, marquei D


ID
2773138
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é um distúrbio moderado ligado ao cromossomo X que se caracteriza pela cegueira para as cores verde e vermelha.


Considerando-se o cruzamento de uma mulher carreadora do alelo para o daltonismo ao se casar com um homem de visão normal, as chances de as filhas desse casal serem carreadoras é de

Alternativas

ID
2787958
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pedro possui cariótipo 47, XXY (síndrome de Klinefelter), e é portador do gene para daltonismo das cores vermelho-verde, embora possua visão colorida normal. Seu irmão Antônio possui cariótipo normal 46, XY, e é daltônico para as cores vermelho-verde. Os irmãos possuem pais com visão colorida normal e cariótipo normal com 46 cromossomos. O daltonismo para as cores vermelho-verde é um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X.


A opção que esclarece corretamente a condição de daltonismo de algum dos membros dessa família é:

Alternativas
Comentários
  • Questão mt interessante. O que possui a síndrome de klinefelter não é doente porque ele aprenda XXy, Sendo um dos X doente. Porém, é como se o X normal compensasse o doente (como acontece nas mulheres), o irmão dele não tem a doença pq a mãe dele é heterozigótica e deu p ele o X bom. O pai n passou a doença, pq a doença tá no X e o pai deu o y pros homes

ID
2818153
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se uma mulher de visão normal é filha de mãe daltônica, qual a probabilidade dela ter um menino daltônico tendo relações sexuais com um homem de visão normal?

Alternativas
Comentários
  • Daltonismo: doença recessiva relacionada com cromossomo X.

    Mae: xx

    Mulher: Xx homem: XY

    FIlhos: (XX, XY, Xx, xY)

    menino daltonico: xY ->25%

  • Rapaz, sem dizer o tipo de herança fica difícil. Há daltonismos e daltonismos.


ID
2853622
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que diz respeito à hemofilia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.


( ) A incapacidade de produzir o fator VIII de coagulação sanguínea apresentada pelos hemofílicos pode levar à morte e segue a herança ligada ao sexo.

( ) Mulheres do genótipo XhXh e homens do genótipo XhY são hemofílicos; portanto, a hemofilia segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo Y.

( ) Os homens hemofílicos não transmitem o alelo mutante para a prole do sexo masculino.

( ) As filhas de uma mulher hemofílica são hemofílicas, pois herdam um alelo selvagem da mãe.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. O sangue é composto por várias substâncias, e algumas delas são proteínas de coagulação, onde a hemofilia causa a deficiência, podendo ser classificada em A e B. A hemofilia do tipo A é uma deficiência do fator VIII, e a hemofilia do tipo B é uma deficiência no fator IX. Essa doença é transmitida de pais para filhos, mas apenas o cromossomo X é afetado e ela afeta mais o gênero masculino por herdar apenas um cromossomo X. Nas mulheres, os cromossomos são XX e nos homens são XY, então os homens podem ser saudáveis ou hemofílicos, enquanto que as mulheres podem ser saudáveis (XX sem alteração), portadoras (somente um X afetado) ou hemofílicas (ambos XX afetados). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    (V) A incapacidade de produzir o fator VIII de coagulação sanguínea apresentada pelos hemofílicos pode levar à morte e segue a herança ligada ao sexo. O sangue não coagula sem as proteínas necessárias e é uma herança ligada ao sexo. 
    (F) Mulheres do genótipo XhXh e homens do genótipo XhY são hemofílicos; portanto, a hemofilia segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo Y. A hemofilia segue herança ligada ao cromossomo X.
    (V) Os homens hemofílicos não transmitem o alelo mutante para a prole do sexo masculino. São os homens que transmitem o cromossomo X, como possuem apenas um e a hemofilia está ligada a ele, afetará o filho XY. 
    (F) As filhas de uma mulher hemofílica são hemofílicas, pois herdam um alelo selvagem da mãe. Para que as filhas sejam hemofílicas, a mãe e o pai precisam ter o cromossomo X com a alteração. 

    A sequência correta é V, F, V, F.
    a) V, V, V, F. Incorreta.
    b) F, V, F, V. Incorreta.
    c) V, F, V, F. Correta.
    d) F, F, F, V. Incorreta.

    Gabarito do professor: C

  • Ela pode n ser, pq vai receber um X paterno q pode ser saudável.

    Agora se fosse filha de um homem c certeza teria o gene, pois o pais so manda o X doente

    Enquanto um pai n manda pro filho, ja que ele so manda o Y e o defeito é no X

  • esse assunto vai cair na tua prova, deu no rádio!!

    A hemofilia é uma doença genética ligada ao cromossomo x (e por isso é mais comum em homens - XY) e caracteriza-se pela falta de um dos fatores de coagulação presentes no sangue, o que pode levar a sangramentos prolongados, mesmo quando causados por pequenos traumas.

    sabendo isso garante-se a questão que aparentava ser dificil

    besteirinhas que você já sabe:

    XX - mulher

    XY - homem

    ligado ao sexo - "X"

    restrita ao sexo - "Y"

    logo, os ítens

    I - certo - causa morte e é ligado ao X

    II- motivo já citado a torna errado

    III - para formar um bacuri o pai manda o Y, porém a doença é do X, logo não há manifestação por parte do pai em relação a um garoto

    IV- para meninas serem infectadas, precisa-se de 2x infectados


ID
2860675
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos genes associados à calvície que pode ser transmitido pela mãe fica localizado no cromossomo X e é recessivo. A esse respeito, julgue o item subsequente.


As chances de um homem (XY) ser calvo serão grandes se ele herdar de sua mãe um cromossomo com esse gene; no caso de uma mulher (que tem duas cópias do cromossomo X), ela terá que herdar dois genes alterados, da mãe e do pai, para que a calvície se manifeste.

Alternativas
Comentários
  • R: CERTO

    Denomina-se de herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X aquela em que os genes estão localizados em uma região não homóloga do cromossomo X. Nesse tipo de herança, as fêmeas apresentam três genótipos, e o homem apresenta apenas dois.

    Imagine, por exemplo, um gene com dois alelos (B e b) que estão localizados na região não homóloga do cromossomo X. Uma fêmea poderia apresentar os genótipos XBXB, XbXb ou XBXb, já o macho apresentaria apenas os genótipos XBY ou XbY. Como os machos apresentam apenas um cromossomo X e possuem apenas um alelo, dizemos que eles são hemizigóticos.

    Conclusões importantes:

    - Homens só herdam genes do cromossomo X da sua mãe;

    - Mulheres herdam genes do cromossomo X do pai ou da mãe;

    - Em casos em que a característica é determinada por gene recessivo, os homens são mais afetados, uma vez que necessitam apenas de um gene para desenvolver a enfermidade.

  • Só esqueceram de um detalhe, a calvície ainda é uma herança INFLUENCIADA PELO SEXO. Por enquanto esse é o consenso cientifico, mas alguns estudos buscam mostrar que ela é ligado ao sexo.


ID
3020131
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hemofilia é uma doença hereditária causada por uma falha no sistema de coagulação do sangue de modo que a pessoa hemoflica pode ter hemorragias abundantes. Um dos tipos mais graves de hemofilia, a hemofilia A, corresponde à deficiência do Fator VIII.

                           BIZZO, ,V. Novas Bases da Biologia AMABISE MARTHO vol 3. parte I

Sobre a genética da hemofilia, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3020134
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hemofilia é uma doença hereditária causada por uma falha no sistema de coagulação do sangue de modo que a pessoa hemoflica pode ter hemorragias abundantes. Um dos tipos mais graves de hemofilia, a hemofilia A, corresponde à deficiência do Fator VIII.

                           BIZZO, ,V. Novas Bases da Biologia AMABISE MARTHO vol 3. parte I

Sobre eventos celulares envolvidos na coagulação do sangue, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3020137
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hemofilia é uma doença hereditária causada por uma falha no sistema de coagulação do sangue de modo que a pessoa hemoflica pode ter hemorragias abundantes. Um dos tipos mais graves de hemofilia, a hemofilia A, corresponde à deficiência do Fator VIII.

                           BIZZO, ,V. Novas Bases da Biologia AMABISE MARTHO vol 3. parte I

Sobre os aspectos a serem considerados em perspectivas de abordagens terapêuticas para doenças genéticas como a hemofilia, analise as afirmativas colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A natureza proteica de novas drogas escapa à vigilância dos sistemas orgânicos de defesa em função das singularidades dos pacientes.

( ) A integração dos sistemas orgânicos como resposta aos tratamentos está relacionada a diferentes fatores.

( ) A grande eficiência do sistema imunológico não distingue um recurso terapêutico de um potencial invasor.

Alternativas

ID
3239521
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características corretas da anemia falciforme e o daltonismo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS).

    Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/doenca-falciforme-disturbios-geneticos-comuns-brasil.aspx#:~:text=A%20anemia%20falciforme%20%C3%A9%20caracterizada,falciforme%20e%20n%C3%A3o%20apresentam%20sintomas.

    .

    O daltonismo é um tipo de herança ligada ao cromossomo X. Ocorre com mais frequência no sexo masculino e, na maioria das vezes, altera a percepção das cores vermelha e verde.

    Fonte: https://www.biologianet.com/doencas/daltonismo.htm


ID
3324454
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é uma condição hereditária caracterizada por uma anomalia na distinção de algumas cores. Essa condição é recessiva e ligada ao sexo, ou seja, o gene responsável pelo daltonismo está presente em um locus gênico do cromossomo X.


Sobre o daltonismo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Explicando: O gene está no cromossomo X. Já que para mãe ser daltônica ela precisa de um gene recessivo em cada X e quando ela passa um X para o filho este vai com o gene recessivo ( Xd ) suficiente para o filho ser daltônico.

    Mulher para ser daltônica : Xd Xd \ normal: XD Xd \ XD XD Ou seja precisa deu um duplo d (dezinho) para ser daltônica.

    Homem para ser daltônico : Xd Y \ normal XD Y. Ou seja apenas um gene recessivo no X para ser daltônico, sendo assim mais fácil em homens.

  • Vimos que o daltonismo é uma doença ligada ao sexo, de padrão recessivo. Essa doença está relacionada a dificuldade de distinção de cores como verde e vermelho. 

    Vamos analisar os itens:

    A) A manifestação da doença dependerá das combinações entre os cromossomos X da mulher.

    Se o homem também for daltônico (XdY), ele só pode passar para filhas mulheres o alelo recessivo Xd que determina o daltonismo. Porém, se esta filha recebe de sua mãe o alelo XD, ela será portadora, mas não daltônica. Logo, o item está errado.

    B) A mulher daltônica será XdXd, e passa para os filhos (do sexo masculino) este alelo Xd. Como estes filhos só podem receber do pai o cromossomo Y, eles sempre serão daltônicos. 

    C) Filhas de homens daltônicos sempre herdaram o alelo Xd que manifesta a doença. Porém se ela será portadora ou daltônica, dependerá do alelo recebido de sua mãe. Não necessariamente essa chance será de 50%.

    D) O pai sempre manda para os filhos o cromossomo Y, e não o Xd , que manifesta a doença

    Portanto, alternativa B está correta.


ID
3597454
Banca
FUNRIO
Órgão
SESDEC-RJ
Ano
2008
Disciplina
Biologia
Assuntos

Determine onde ficam localizados, nos cromossomos, os genes que determinam heranças restritas ao sexo.

Alternativas
Comentários
  • Vimos que heranças restritas ao sexo estão associadas ao cromossomo Y. Porém, estes genes estão localizados na região não-homologa do cromossomo Y.

    Isto ocorre pois, devido a diferença de tamanho os cromossomos X e Y não se pareiam completamente (o cromossomo Y é bem menor do que o cromossomo X). 

    A pequena região homóloga permite o pareamento durante a divisão celular, na qual os genes se encontram em dose dupla.

    Quando nos referimos a genes de doenças restritas ao sexo, falamos dos genes encontrados na região não homóloga. Da mesma forma, quando dizemos que a herança é ligada ao sexo, nos referimos a genes na região não homóloga do cromossomo X.

     

    Portanto, alternativa C está correta. 

    • A herança restrita ao sexo, é restrita apenas ao cromossomo Y
    • É herdada pai para filho
    • E se encontra na parte não Homóloga ao X (Já que no XY o Y possui uma porção homóloga ao X e outra porção não homóloga)

ID
3600424
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, a dificuldade em perceber certas cores, especialmente o verde e o vermelho, é parte de uma disfunção chamada de daltonismo. A herança do daltonismo é diferente para homens e mulheres, uma vez que este é um exemplo típico de herança ligada ao sexo. Sobre sistemas de determinação do sexo e herança influenciada pelo sexo, assinale a alternativa correta:


Alternativas

ID
3793300
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo consiste na incapacidade de se distinguir nitidamente as cores verde e vermelha. O termo origina-se do sobrenome do naturalista inglês John Dalton, portador dessa anomalia. O daltonismo é determinado por um gene recessivo ligado ao cromossomo sexual X. Se um homem normal para daltonismo se casar com uma mulher normal cujo pai é daltônico, qual será a probabilidade do casal ter uma filha daltônica?

Alternativas

ID
3794545
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo é uma característica genética ligada ao cromossomo X.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que pode ser afirmado sobre os pais de uma mulher que apresenta essa característica.

Alternativas

ID
3797968
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos mamíferos, incluindo a espécie humana, o sistema biológico de determinação sexual é denominado de XX/XY, onde as fêmeas apresentam dois cromossomos X e os machos um cromossomo X e um cromossomo Y. A hemofilia é uma grave doença genética causada pelo alelo mutante recessivo de um gene localizado no cromossomo X, caracterizada pela ausência ou mau funcionamento de uma das proteínas envolvidas na coagulação sanguínea. Logo, é CORRETO afirmar que essa doença

Alternativas
Comentários
  • Nos homens, basta que o seu cromosso X seja recessivo.

    Nas mulheres, os dois cromossomos X tem que ser recessivos.

    Ou seja, é mais fácil nos homens.

    GABARITO: LETRA C


ID
3803251
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os anos, no mundo todo, centenas de bebês nascem com sérias doenças genéticas de herança mitocondrial. Esse tipo de doença é transmitido exclusivamente pela linhagem materna, pois no momento da fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são descartadas, de modo que todas as mitocôndrias que estarão presentes no zigoto formado são oriundas do óvulo. Caso uma mulher apresente qualquer alteração genética mitocondrial, todos os seus filhos e filhas irão herdar essa característica, pois as mitocôndrias do óvulo são geneticamente idênticas àquelas presentes nas células da mãe.

Nos heredogramas a seguir, os quadrados representam homens, os círculos representam mulheres e os quadrados e os círculos em cor preta representam indivíduos doentes.

Assinale, entre os heredogramas apresentados, o único que poderia corresponder à transmissão de uma doença genética mitocondrial como a descrita no texto.

Alternativas

ID
3811822
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Daltonismo é uma doença genética que se caracteriza pela dificuldade de diferenciar algumas cores. Sabendo-se que é um problema que está ligado ao cromossomo X, analise as afirmativas abaixo.
I. Os homens são menos acometidos pela doença por apresentarem apenas um cromossomo X.
II. A doença manifesta-se em mulheres homozigotos dominantes.
III. Os homens são responsáveis por passarem a doença para seus filhos do sexo masculino.
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
3817846
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As características herdadas e repassadas a cada geração são estudadas na genética. Sobre o daltonismo, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B) Uma mulher daltônica, ao se casar com um homem normal, se tiver uma criança do sexo masculino, esta terá visão normal.

    Uma mulher daltônica será Xd Xd. Ao ter um filho com um homem normal, XD Y, ela passará o cromossomo X, e consequentemente, o daltonismo para a criança, que será Xd Y.

    GABARITO: LETRA B


ID
3839980
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se um cientista deseja escrever um artigo sobre o mecanismo de transferência de genes, e o gene em questão é o que expressa uma anomalia denominada hemofilia, o tipo de herança que ele deve estudar para esse feito é a herança

Alternativas

ID
3840430
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à hemofilia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A pessoa com hemofilia não produz um fator necessário para a coagulação sanguínea.

( ) O principal tipo de hemofilia humana é causado por uma mutação recessiva ligada ao cromossomo X.

( ) Os homens hemofílicos herdam a mutação das mães, mas nunca a transmitem aos filhos.

( ) Todas as pessoas afetadas pela hemofilia são do sexo masculino.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
3841129
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para que um casal cujo histórico familiar envolve a hemofilia possa vir a ter um filho hemofílico é necessário somente que

Alternativas

ID
4002976
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia caracteriza-se por uma doença hereditária, na qual os acometidos apresentam deficiência na coagulação sanguínea, podendo apresentar hemorragias graves. Na hemofilia "A", o alelo dominante “H” está presente em indivíduos normais, e o alelo recessivo mutante “h” condiciona a doença. Considerando que o padrão de herança é ligado ao cromossomo X, caso a mãe fosse hemofílica e o pai, normal, o genótipo das filhas seria:

Alternativas

ID
4030507
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher daltônica

Alternativas

ID
4044739
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos últimos anos, a taxa do gene para hemofilia tem aumentado muito nas populações humanas. Os hemofílicos, no passado, frequentemente não chegavam à idade de reprodução, já que para eles qualquer ferimento maior poderia ser fatal. Hoje, porém, os hemofílicos recebem o fator VIII, retirado do sangue de pessoas normais, que favorece a coagulação. Assim, a probabilidade de sobrevivência dos hemofílicos aumentou muito; também se elevaram as chances de constituírem família, transmitindo seus genes paras os descendentes.

Podemos afirmar que os avanços da medicina

Alternativas

ID
4052194
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem daltônico e normal para a miopia tem uma filha também daltônica, mas míope. Sabendo que a mãe da menina não é míope, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4055398
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em seres humanos uma forma do daltonismo caracteriza-se pela cegueira para as cores vermelha e verde, sendo esta uma doença recessiva ligada ao sexo. Em um casal em que a mulher é heterozigota para essa forma de daltonismo, e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e daltônica é:

Alternativas

ID
4058920
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana o cromossomo X está presente em indivíduos tanto do sexo feminino quanto do masculino. O cromossomo Y possui genes exclusivos que determinam a herança restrita ao sexo ou herança:

Alternativas
Comentários
  • Herança holândrica, ligada ao cromossomo Y ou herança restrita ao sexo. O cromossomo Y possui alguns genes que lhe são exclusivos, na porção encurvada que não é homóloga ao X. Esses genes, também conhecidos como genes holândricos, caracterizam a chamada herança restrita ao sexo.

    GAB:B "O cromossomo Y possui genes exclusivos que determinam a herança restrita ao sexo ou herança:"


ID
4066090
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditária. Apoiando-se em seus conhecimentos sobre a transmissão de características hereditárias, assinale o que for correto.

Como a hemofilia é uma doença recessiva ligada ao cromossomo sexual X, uma criança do sexo masculino com hemofilia, filho de pais sem a doença, pode ter recebido o gene da hemofilia da mãe ou do pai.

Alternativas
Comentários
  • Errado pois o Pai só doará a ao seu FILHO HOMEM o Y e a mãe o X ( possivelmente o infectado )

ID
4066300
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal normal para a hemofilia - doença recessiva ligada ao cromossoma X - gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
4066450
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal normal para a hemofilia - doença recessiva ligada ao cromossoma X - gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
4102735
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto

Um exemplo desse tipo de herança é a calvície hereditária na espécie humana, determinada por um alelo localizado em um autossomo, dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

Alternativas
Comentários
  • Muito bem explicado!!!


ID
4102738
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto

Na espécie humana, o sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado de homogamético.

Alternativas

ID
4102741
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto

O daltonismo e a hemofilia são doenças hereditárias ligadas ao cromossomo Y.

Alternativas
Comentários
  • São doenças recessivas ligadas ao cromossomo X

    GABARITO: ERRADO


ID
4102744
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto

Tanto no sistema XY como no sistema XO, o sexo heterogamético é o masculino.

Alternativas
Comentários
  • Não seria hemigamético para X0?


ID
4102747
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a herança ligada ao sexo, assinale o que for correto

O cromossomo Y humano possui pouquíssimos genes, todos eles holândricos e relacionados à determinação do sexo, à formação e ao funcionamento dos testículos.

Alternativas

ID
4110499
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
UNIFACIG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o pai da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina:

Alternativas
Comentários
  • A hemofilia é uma doença que é interligada ao sexo, ou seja, é um gene que está no cromossomo sexual X.

    Logo, se a mãe é portadora e sabendo que a hemofilia é recessiva, mãe= X^AX^a , e o pai que não é hemofílico ficará X^AY, fazendo a combinação genética teremos 4 possibilidades 2 para HOMEM e 2 para MULHER, porém, ele determina que será uma mulher , logo fica só essas 2 da MULHER X^AX^A e X^AX^a , desse modo, você ver que só a 50% de ela herdar o alelo mutante da mãe e ser portadora, enquanto, não há nenhuma possibilidade de ela ser hemofílica.

    GAB:A

    Terá 50% de chance de herdar o alelo mutante da mãe.


ID
4130416
Banca
UNIVIÇOSA
Órgão
UNIVIÇOSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y pode

Alternativas

ID
4170097
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia é uma doença ligada ao X recessiva que provoca problemas na coagulação sanguínea dos indivíduos afetados. Os doentes necessitam tomar medicação constantemente e se submeterem com frequência a transfusões sanguíneas. Sabendo disso, assinale a resposta correta.

Alternativas

ID
4183693
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma população que está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência de homens daltônicos é de 10%. Sabendo que o daltonismo é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X, qual a frequência esperada de mulheres daltônicas nessa população?

Alternativas

ID
4185952
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Miguel e Fabiana são casados e têm dois filhos: Enzo e Valentina. As crianças e o pai são portadores de uma doença determinada por um gene recessivo. Sabendo que ninguém mais na família é afetado, pode-se dizer que esse gene

Alternativas

ID
4187272
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No bloco superior abaixo, estão citados dois termos utilizados na determinação do padrão de herança monogênica nas famílias; no inferior, os critérios envolvidos na descrição dos termos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Autossômica
2 - Ligada ao X

( ) Presença igual em homens e mulheres.
( ) Transmissão direta de homem para homem.
( ) Homens afetados terão todas as filhas afetadas, se a característica for dominante.
( ) Mulheres afetadas terão todos os filhos homens afetados, se a característica for recessiva.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
4210513
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cromossomos X e Y possuem uma pequena região homóloga, que se emparelha na meiose. Mas há um grande setor do cromossomo X que não existe no Y, onde se localizam vários genes responsáveis por diversas características, como o daltonismo (um defeito na percepção das cores), a hemofilia (um defeito na coagulação do sangue), a presença de mecha branca no cabelo e a distrofia muscular de Duchenne (degeneração progressiva dos músculos). Além desses, foram localizados genes responsáveis por feminilização testicular (atrofia do testículos), adrenoleucodistrofia (deficiência de uma enzima que leva ao acúmulo de substância no cérebro, provocando a degeneração do sistema nervoso), síndrome do X frágil (deficiência mental ) e um provável gene que responde por grave doença mental, a psicose maníaco-depressiva.

Em relação às informações contidas no texto e com base nos conhecimentos do tema evidenciado, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • Daltonismo e distrofia muscular de Duchenne são doenças ligadas ao sexo. As doenças são encontradas na parte heteróloga do cromossomo X.


ID
4211035
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemofilia é uma enfermidade recessiva ligada ao cromossomo X e a calvície é uma característica autossômica dominante no homem e recessiva na mulher. Sabendo disso, considere o cruzamento entre os seguintes fenótipos:


Cruzamento 1: XHXh x XhY
Cruzamento 2: XCXc x XCYC


Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente,

Alternativas

ID
4214032
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Meu irmão possui uma anomalia dominante ligada ao cromossomo X e é casado com uma mulher normal. Em relação aos seus descendentes, terão a anomalia:

Alternativas
Comentários
  • Os descendentes fêmeas do casal receberão um cromossomo X da mãe e um X do pai.

    Como a doença é dominante, todas as filhas apresentarão a doença.

    GABARITO: LETRA C


ID
4214452
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando falamos que a herança de uma determinada doença humana está ligada ao sexo, o gene responsável por está doença está localizado

Alternativas
Comentários
  • Uma característica ligada ao sexo é determinada apenas pelo X, já sendo restrita ao sexo, ela será determinada pelo Y.


ID
5118661
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma família o pai apresenta daltonismo e a mãe possui fenótipo normal para o daltonismo. Esse casal possui três filhos: o primeiro é um menino de visão normal, o segundo uma menina daltônica e o terceiro um menino daltônico.

Que heredograma indica os membros dessa família e seus respectivos genótipos?

Alternativas
Comentários
  • Herança sexual.

    primeira: Ligada ao sexo: Atuação de genes na região não homóloga, ou seja na parte de cima do cromossomo. Mulher x e homem y.

    Ignoramos o Y.!

    exemplos: daltonismo \ hemofilia. (recessivas ligadas ao sexo)

    chances da mulher: XD XD - XD Xd - XdXd = uma em 3

    chances do homem XD Y - XdY = uma em duas

    segunda: restrita ao sexo (holandrica): somente homem tem. E todo homem passa para o filho, ex: formação testicular.

    Terceira: Herança parcialmente ligada ao sexo. (zona autossômica normal, parte de baixo dos cromossomos.)

    quarta: herança influenciada pelo sexo:

    influencia hormonio sexual, ex: calvice.

    homem calvo = Cc \ CC

    Mulher calva = só CC


ID
5328367
Banca
UFSM
Órgão
UFMS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O daltonismo ou discromatopsia é um caso de herança ligada ao sexo e se caracteriza pela incapacidade de diferenciar cores, e de certa forma, não prejudica gravemente seus portadores. Em mulheres, manifesta-se com um par de genes e no homem, por um gene apenas, uma vez que esses genes localizam-se no cromossomo X e não têm correspondente no cromossomo Y.

Maria tem visão normal, porém seu pai é daltônico. Ela e seu companheiro, Pedro, daltônico, decidem ter uma criança que não seja afetada pela discromatopsia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A) O casal não pode ter crianças de visão normal. -> Pode ter menina ou menino sem daltonismo.

    B) Os filhos serão normais, pois a mãe é normal. -> Isso não é absoluto, pois Maria tem um X ''afetado''

    C) 50% das filhas serão normais, portadoras do gene para o daltonismo. -> A Maria é assim, heterozigota.

    D) O casal não terá filhas daltônicas. -> Tem a possibilidade de herdar o X ''normal'' da Maria.

    E) Maria é homozigota. -> Maria é heterozigota


ID
5391328
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Daltonismo pode se manifestar em uma pessoa que enxerga a cor vermelha como se fosse verde. Este tipo de cegueira a cores é uma doença ligada ao cromossomo X. Considerando que o alelo para o Daltonismo se comporta como recessivo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que Homens caracterizam-se pelos cromossomos XY e as mulheres XX, já podemos eliminar Letra D e E

    Como o alelo é recessivo só irá apresentar seu fenótipo caso seja (d,d)

    A)homens com genótipo XDY terão fenótipo daltônico. ERRADO

    C) homens com genótipo XdY terão fenótipo normal.

    B) mulheres com genótipo XDXd terão fenótipo normal. gabarito


ID
5587483
Banca
ECONRIO
Órgão
USS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A síndrome de Goltz é uma doença genética rara, mais comum em indivíduos do sexo feminino e, na maioria das vezes, resulta no aborto dos fetos do sexo masculino. A herança é dominante e ligada ao cromossomo X.

Adaptado de Urbano LMF, Leal IIR, Costa IMC.

An Bras Dermatol. 2011;86(2):391-440.


Admita uma família formada por um homem com a síndrome de Goltz e uma mulher que não apresenta a doença, com 4 filhos, 3 meninas e 1 menino, todos vivos.

O número de filhos do casal que apresenta os sintomas da doença é de:

Alternativas
Comentários
  • O sexo da criança depende do pai(XY), isso porquê a mãe(XX) sempre transmitirá o cromossomo X, cabendo ao pai transmitir mais um X e resultar numa menina ou um Y resultando num menino.

    Como na questão é dito que a doença está ligado ao cromossomo X e é o pai quem a possui, portanto as três meninas possuem a doença.

    Pai (XY) x Mãe(XX)

    Filha (XX)

    Filha (XX)

    Filha (XX)

    Filho (XY)

    Alternativa C)