SóProvas


ID
1573528
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal que nunca foi submetido a transfusão sanguínea teve quatro filhos, sendo que o primeiro filho possui sangue AB Rh positivo, o segundo filho possui sangue O Rh positivo e foi o único que nasceu com eritroblastose fetal, o terceiro filho possui sangue A Rh negativo e o quarto filho possui sangue B Rh negativo. A partir dessas informações quanto aos grupos sanguíneos ABO e Rh, e também da presença de eritroblastose em um descendente, pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra E. De fato, não se pode afirmar o genótipo do pai e o genótipo da mãe, porém, analisando-se as progênies, é possível afirmar que os pais são A e B heterozigotos. Sendo assim, é possível afirmar que o pai PODE possuir sangue B e a mãe sangue A.

    Quanto ao Rh, é correto que o pais é Rh positivo e a mãe é Rh negativo, pois essa é a condição básica para que ocorra a eritroblastose no segundo filho.

  • Basta saber que para ter eritroblastose fetal  a mão precisa ser Rh-, o pai Rh+ e ter tido dois filhos Rh+, o primeiro não terá a doença, ja o segundo sim. e se há filhos com a e b pode se deduzir que os pais podem ser tantos a como b