SóProvas


ID
1573534
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Tay-Sachs é hereditária e está ligada ao mau funcionamento de uma organela celular dos neurônios. Essa deficiência provoca lesões graves e irreversíveis nessas células, determinando retardo mental e morte ainda na infância. Outro problema importante relacionado ao mau funcionamento desta organela é a artrite reumatoide, caracterizada pela inflamação das articulações. A organela celular em questão é o:

Alternativas
Comentários
  • Doença genética RARA, autossômica recessiva, mais comum em judeus (casamentos cosanguíneos)

    Alteração da enzima lisossomal: esfingoglicolipase

    Afeta a reciclagem das membranas, principalmente neurônios.

    Formam-se inúmeros corpos residuais ricos em esfingolipídeos de membranas, que obstaculam a célula e não podem ser digeridos.

     

  • LISOSSOMO

  • Gabarito D

    A doença de Tay-sachs é uma enfermidade causada pela disfunção dos isossomos, organelas responsáveis pela digestão celular. 

    Na doença de Tay-Sachs a mutação genética nos genes HEXA resulta que o organismo passa a não mais produzir uma enzima chamada Hexosaminidase-A (Hex-A). Sem esta enzima, uma substância gordurosa chamada GM2 gangliosídio cresce nas células nervosas do cérebro, provocando um mau funcionamento dessas células e finalmente a sua destruição.

    Fonte: site chromosome.com.br