SóProvas


ID
1574371
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de organização e adaptação descrito por Piaget compreende quatro conceitos cognitivos básicos, a saber: esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Com relação a esses conceitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

  • a)

    Piaget usou o termo esquema para ajudar a explicar porque as pessoas apresentam respostas mais ou menos estáveis aos estímulos e para explicar muitos fenômenos associados à memoria.

  • A) Piaget usou o termo esquema para ajudar a explicar porque as pessoas apresentam respostas mais ou menos estáveis aos estímulos e para explicar muitos fenômenos associados à memoria GABARITO

    B)Acomodação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos padrões de comportamentos já existentes. Assimilação

    C) Equilibração é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Acomodação

    D) Assimilação é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Acomodação

    E) Os processos de assimilação e acomodação são dispensáveis para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. São INdispensáveis.




    "Pé que dá fruto é o que mais leva pedrada"

  • Piaget considera que a origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e por vezes, simultâneos. O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação.

    Em Mussen (1977), a assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

    Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

    Para Cunha (2002), após algum tempo, a criança passará a dominar o novo objeto assimilado e acomodado, chegando a um ponto de equilíbrio. Assim, “a criança que atinge esse patamar não é a mesma, pois o seu conhecimento sobre o mundo agora é outro, maior e mais desenvolvido”. (p. 77).