SóProvas



Questões de Piaget


ID
45175
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, o período pré-operacional é esperado

Alternativas
Comentários
  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados: 1)Período Sensório-Motor - do nascimento aos 2 anos, aproximadamente. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. 2)Período Simbólico - dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico. 3)Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente. Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. 4)Período Operatório Concreto - dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente. É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. 5)Período Operatório Abstrato - dos 11 anos em diante. É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
  • O estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.Nesse período, as características observáveis mais importantes são:inteligência simbólica; o pensamento egocênctrico, intuitivo e mágico; a centralização (apenas um aspecto de determinada situação é considerado); a confusão entre aparência e realidade; ausência da noção de reversibilidade; o raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas); a característica do animismo (vida a seres inanimados).
  • b)

    dos 2 aos 7 anos, em que o indivíduo inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos.

  • Alternativa B melhor descreve o estágio pré -operacional!!

  • Sensório Motor 0-2 anos

    Pré Operatório 2-7 anos

    Operatório Concreto 7-11

    Operatório Formal + 11

  • Para Piaget a construção da inteligência dá-se em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, é o “construtivismo sequencial”. Os períodos em que se dá o desenvolvimento motor, verbal e mental, são denominados estágios de desenvolvimento

    Estádio da inteligência sensório-motora - 0 a 2 anos: os esquemas sensório-motores são as primeiras formas de pensamento e expressão; são padrões de comportamento que podem ser aplicados a diferentes objetos em diferentes contextos, possibilitando ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo.

    Estádio pré-operatório ou simbólico - 2 a 6-7 anos: a criança realiza a transição entre a inteligência propriamente sensório-motora e a inteligência representativa. Seria a representação simbólica. A criança não pensa, no sentido estrito desse termo. O mundo para ela não se organiza em categorias lógicas gerais, mas distribui-se em elementos particulares, individuais, em relação com sua experiência pessoal. O egocentrismo é a principal forma assumida pelo pensamento da criança. A capacidade de representação vai possibilitar o desenvolvimento da função simbólica: a linguagem, a imitação diferida, a imagem mental, o desenho, o jogo simbólico. Para Piaget a passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa se realiza pela imitação. Imitar significa reproduzir um modelo.

    Estádio operatório concreto - 7 a 11-12 anos: a atividade cognitiva da criança torna-se operatória, com a aquisição da reversibilidade lógica. A reversibilidade seria a capacidade de se representar uma ação e a ação inversa ou recíproca que a anula. Tanto as operações como as estruturas que se constroem até aproximadamente os 11 anos, são de natureza concreta; permanecem ligadas indissoluvelmente à ação da criança sobre os objetos.

    Estádio das operações formais - 11 a 15-16 anos: as operações se desligam progressivamente do plano da manipulação concreta. O adolescente tem acesso a um raciocínio hipotético-dedutivo. Agora, poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais. As estruturas operatórias formais são o ponto de partida das estruturas lógico-matemáticas da lógica e da matemática.


ID
187531
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria das trocas sociais, reconhecimento é qualquer satisfação originada de

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha...


ID
205063
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das principais contribuições às teorias do desenvolvimento infantil é oriunda dos trabalhos de Jean Piaget.

Em relação às suas ideias e conceitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Piaget era construtivista, huum entao a A já está errada, apesar da C estar mais errada ainda!!! Então...

  • A alternativa B também está errada. O estágio das operações concretas, acontece aproximadamente dos 07 aos 12 anos. Na idade colocada estaria entre o 2º e o 3º estágio, e muito mais no 2º (Pré operacional - que vai dos 02 aos 7 anos)
  • A alternativa A não está errada não! Piaget seguia a linha interacionista, também podendo ser chamado de construtivista ou cognitivista. O interacionismo considera que os elementos biológicos e sociais exercem influência mútua e não podem ser dissociados.
  • B e C estão erradas, por isso anulou.

    B - o estágio de operações concretas vai de 7 a 11 anos

    C - sobre o desenvolvimento da moral, Piaget propôs 3 estágios: anomia, heteronomia e autonomia.


    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"




ID
213730
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

Alternativas
Comentários
  • Realismo moral - Heteronomia
    Há apenas o respeito à autoridadeNão há consciência, nem reflexão, apenas obediência
    certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico. 
    A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as consequências objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece às normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina. 

    Relativismo moral - Autonomia
    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsávelautodisciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato. 
    O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.

    http://psicfadeup.blogspot.com.br/2011/07/desenvolvimento-moral-piaget.html
  • Então o castigo é necessário?

  • Segundo a teoria comportamental castigo não facilita criação de novos comportamentos, mas é promotora da ausência do comportamento indesejado quando se está na eminencia do castigo. 

  • Nessa fase, não há consciência moral, tampouco reflexão. Há apenas a obediência à autoridade (em geral, a figura dos pais). Atenção às consequências e não às intenções.


ID
229159
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico, encontrando-se no período

Alternativas
Comentários
  • 3)       Os estágios do desenvolvimento humano

    Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·         1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)

    ·         2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos)

    ·         3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)

    ·         4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)



    Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

     Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta. Além disso, conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de reversibilidade, i.e., "a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor)", tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

  • No gabarito a resposta d) é a correta. Operações infomais?! Isso está realmente correto?
  • A RESPOSTA CERTA É A LETRA "A".

    o gabarito está errado!

  • A resposta correta é "letra D - das operações concretas". A letra A estaria correta se fosse a partir dos 12 anos. Cuidado pessoal!

  • O gabarito está certo sim! A letra D é a resposta correta. Todos os artigos científicos que tratam desse assunto são unanimes: Estágio das operações concretas vai dos 7 aos 11/12 anos.  

  • De acordo com Piaget:

    - 1º período: Sensório-motor  (0 a 2 anos)

    - 2º período: Pré-operatório  (2 a 7 anos)

    - 3º período: Operações concretas  (7 a 11 ou 12 anos)

    - 4º período: Operações formais  (11 ou 12 anos em diante)

  • a) Errada. Operações formais aparecem na adolescência. Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

    b) Errada. Período sensório-motor é a primeira fase de desenvolvimento (0-2 anos). Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    c) Errada. Essa fase ocorre entre 2 e 6 anos, aproximadamente. Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de concervação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    d) Correta. Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.

    e) Errada. Esse conceito nem existe na teoria de Piaget.

  • Estágios do desenvolvimento - Piaget

    --> 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) - Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    --> 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) - Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de conservação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    --> 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)- Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.  Declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico

    --> 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) - Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

  • A resposta é a letra D

    O objetivo dos comentário é auxiliar, não confundir


ID
406663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

A teoria construtivista defendida por Piaget teve grande impacto tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (EUA). Segundo essa teoria, o conhecimento não é adquirido apenas pelo impacto do ambiente externo, mas também pela ação do próprio sujeito epistêmico.

Alternativas
Comentários
  • Na teoria de Piaget, o sujeito é ativo em relação ao conhecimento, ele constrói o conhecimento a partir de esquemas cognitivos já existentes, por isso o termo "construtivismo" e não, somente, pelo inpacto do estímulos externos. O sujeito espistêmico, resumidamente, é o sujeito que, por meio de processos mentais/cognitivos constrói sua realidade. As "coisas reais" passam pelo crivo de sua percepção.

    Keep on... 


ID
406669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Piaget reconhece a influência da afetividade nas estruturas mentais.

Alternativas
Comentários
  • "Em Piaget, a afetividade é elemento presente no desenvolvimento das estruturas mentais, principalmente quando se remete ao desenvolvimento moral, no qual a cognição (razão) e o afeto serão elementos centrais nesse processo que resulta em comportamentos cotidianos. La Taille descreve bem essa premissa piagetiana ao afirmar:

    Quando se trata de analisar o domínio dos afetos, nada parece haver de muito misterioso: a afetividade é comumente interpretada como uma ‘energia', portanto, como alvo que impulsiona as ações. Vale dizer que existe algum interesse, algum móvel que motiva a ação. O desenvolvimento da inteligência permite, sem dúvida, que a motivação possa ser despertada por um número cada vez maior de objetos ou situações. Todavia, ao longo desse desenvolvimento, o princípio básico permanece o mesmo: a afetividade é a mola propulsora das ações, e a razão está a seu serviço (1992, p. 65)

    O indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Não é possível adquirir um novo conhecimento sem que o organismo tenha conhecimento anterior (estrutura) para poder assimilá-lo e transformá-lo. O processo de assimilação caracteriza a integração de afeto e a cognição, pois as experiências de aprendizagem adquirem um sentido pessoal para o sujeito que aprende e se desenvolve."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007

     


ID
406690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Para Piaget, os quatro processos que caracterizam a revolução intelectual do período sensório-motor são: o esquema prático do objeto, a evolução do espaço prático, a causalidade e a objetivação das séries temporais.

Alternativas

ID
527497
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação às principais teorias do desenvolvimento humano e suas crenças básicas, associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:

TEORIAS 

1. Teoria psicossocial de Erikson.

2. Teoria da aprendizagem social de Bandura.

3. Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.

4. Teoria do apego de Bowlby

5. Teoria sociocultural de Vygotsky.

6. Teoria Psicanalítica


CRENÇAS BÁSICAS

( )Os seres humanos têm os mecanismos adaptativos de base biológica e evolutiva para sobreviver.

( )As crianças aprendem no contexto social observando e imitando modelos.

( )O contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no seu desenvolvimento.

( )A personalidade sofre influência da sociedade e se desenvolve por meio de uma série de crises.

( )O indivíduo é um iniciador ativo do seu processo desenvolvimental. 

Alternativas

ID
527503
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, colocando entre parênteses a letra “V” , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos.

( )No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.

( )No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.

( )No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.

( )No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes, relações e números, e raciocina sobre eles. 

Alternativas

ID
693880
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Piaget, o período em que as propriedades dos objetos animados são atribuídas aos inanimados, denomina-se de

Alternativas
Comentários
  •  b)Pré-operacional.

  • Pré operacional de 2 a 7 anos.

  • É a própria característica do brincar, adquirda no período pré-operatório


ID
724237
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período

Alternativas
Comentários
  • Período sensório motor (0 a 2 anos)- a inteligência é pratica e se relaciona com problemas de ação. Conhecimento inicial.

    Período Pré-operatório (2 a 7 anos)- surgimento da linguagem e desenvolvimento da imaginação, egocentrismo.

    Operações Concretas (7 a 12 anos)- o pensamento aparece, raciocínio lógico. Fase de tentativa e erro.

    Operações Formais ( Adolescência)- pensamento lógico alcança expressão máxima. Imagina hipóteses, imagina-as, organiza-as, compara-as, verifica-as e sistematiza os resultados. 


ID
729148
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser

Alternativas
Comentários
  • A fase pré-operacional é aquela que Piaget caracteriza como a do desenvolvimento simbólico. Contudo, é preciso atentar-se ao que a questão requer (que é uma avaliação quanto ao pensamento da criança na fase pré-operacional) e lembrar-se que Piaget fala que ante "os pensamentos sustentados por conceitos e as ações interiorizadas diz-se que a criança pré-operacional é de um pensamento egocêntrico".
  • O pensamento egocêntrico é uma das características mais marcantes da fase pré-operacional.

    Alternativa E


ID
729151
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jean Piaget apontou que o ingresso da criança no universo moral se dá pela aprendizagem de diversos deveres a ela impostos pelos pais e adultos em geral (ex: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não falar palavrão) e que a criança aceita regras morais provavelmente também quando já aceita como inquestionáveis

Alternativas

ID
735001
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo segue as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:   c)período sensório-motor, período pré-operatório, período das operações concretas, período das operações formais;


ID
735055
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria Piagetiana, o início da representação simbólica se dá no período:

Alternativas

ID
737656
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget aponta que entre os dois e sete anos existe uma inteligência prática, constatando efetivamente que a (o):

Alternativas

ID
751546
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Helen Bee, no livro "O Ciclo Vital" (1997), afirma que as novas habilidades que encontramos por volta dos 5, 6, ou 7 anos já estão sendo construídas nas pequenas mudanças já vistas no pré-escolar, embora na perspectiva de Piaget ocorra um grande salto para frente, quando a criança descobre ou elabora um conjunto de "regras" ou "estratégias" gerais para o exame do mundo e sua interação com ele. Esse novo conjunto de habilidades Piaget denomina de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  d)operações concretas = (7 a 11 ou 12 anos) É o primeiro dos estágios formais, a criança começa a construir conceitos através de estruturas lógicas, consolida os princípios da conservação da quantidade e da reversabilidade. Realiza as primeiras operações lógicas e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações. Além disso, começa a considerar pontos de vistas diferentes. O nível do pensamento da criança já permite que ela estabeleça corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim, sequencie ideias ou eventos, trabalhe com ideias sob dois pontos de vista simultaneamente e forme o conceito de número ( no início do período, sua noção de número está vinculada a uma correspondência com o objeto concreto. 


ID
787714
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar? Não entendi porque o B está certo uma vez que dos 7 aos 12 anos é operatório concreto e não operatório formal (construção lógica):

    A teoria de Piaget sobre Estágios de Desenvolvimento

    Período Sensório-Motor (do nascimento aos 2 anos) - A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo....

    Período Simbólico (dos 2 anos aos 4 anos) - Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico...

    Período Intuitivo (dos 4 anos aos 7 anos) - Neste período já existe um desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo. Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela...

    Estágio operatório-concreto (dos 7 aos 10/11 anos) - a criança começa É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória...

    Estágio operatório-formal (dos 11 em diante) - É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro...

  • Acredito que a  cosntrução da lógica nesse caso, nao tem relação a capacidade de resolver problemas a respeito das soluções possíveis entre eventos, como se dá no estágio de operações formais. Isso requer o desenvolvimento do raciocinio abstrato.Quando Piaget fala no estágio de  operações concretas, creio que vem a definir a capacidade de organizar e assimilar as informações atraves do mecanismo de acomodação. É o primeiro dos estágios formais, onde a criança começa a construir conceitos e através de estruturas lógicas consolida a noção da reversibilidade e da quantidade. Já é capaz de operar logicamente e "construir" o conceito de número.Ainda não é capaz de fazer abstraçoes, apesar de seu pensamento lógico( talvez aí se situe a confusao...)No proximo estágio. o pensamento lógico-matemático iniciado no estágio anterior, irá se consolidar. Espero ter ajudado ;)


  • Como colocaste em teu comentário, amiga. Ele já organiza o mundo de forma lógica. É o início de uma construção lógica, mas não se trata de plenamente efetivado. O que só vai ocorrer mais tarde após os 10 anos de idade no período das operações formais, onde aí sim o raciocínio hipotético e lógico é uma característica primordial.

  • LETRA B

    Os estágios do desenvolvimento humano

    Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·1º período: Sensório-motor  (0 a 2 anos)

    ·2º período: Pré-operatório  (2 a 7 anos)

    ·3º período: Operações concretas  (7 a 11 ou 12 anos)

    ·4º período: Operações formais  (11 ou 12 anos em diante)


    (a) Período Sensório-motor (0 a 2 anos): o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).


    (b) Período pré-operatório (2 a 7 anos): a emergência da linguagem.Na linha piagetiana, desse modo, a linguagem é considerada como uma condição necessária mas não suficiente ao desenvolvimento.


    (c) Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).


    (d) Período das operações formais (12 anos em diante): nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. Com isso, conforme aponta Rappaport (op.cit.:74) a criança adquire "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo, portanto, autonomia)".

  • Operações Concretas (7 a 12 anos)- o pensamento aparece, raciocínio lógico. Fase de tentativa e erro.


ID
802258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, quando o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) Operações formais


ID
802261
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, a incapacidade de uma criança de transferir aprendizagem sobre um tipo de conservação para outros tipos, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Decalagem horizontal. 


ID
802267
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Piaget, o pensamento humano se divide em tres etapas:

    - Autistíco

    -Egocêntrico

    - Orientado.


ID
802282
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, sobre o pensamento da criança, a característica mais geral pela qual a lógica inicial da criança difere da do adulto (com uma defasagem entre suas manifestações na ação e depois na linguagem) é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) irreversibilidade


ID
828757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são interdependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem se dá no desenvolvimento em estágios, não sendo eles apenas um dos pontos de contribuição.


    "Sobre o desenvolvimento intelectual da criança, Piaget¹ afirma que este provém de "uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior". Cada estágio de desenvolvimento constitui, portanto, uma forma particular de equilíbrio e a seqüência da evolução mental caracteriza uma equilibração sempre completa.

    Piaget e Grécco³ apresentam uma distinção entre aprendizagem no sentido estrito e aprendizagem no sentido amplo. No primeiro caso, aprendizagem compreende o conhecimento adquirido por meio da experiência, enquanto que, no sentido amplo, a aprendizagem é um processo adaptativo que vai se desenvolvendo no tempo e que se confunde com o próprio desenvolvimento. Ocorre pela ação da experiência do sujeito e do processo de equilibração.

    Nesta última concepção, a aprendizagem não parte do zero, mas de esquemas anteriores. Assim, o conhecimento adquirido por aprendizagem no sentido estrito é o resultado de uma organização dos esquemas que o sujeito adquiriu na aprendizagem no sentido amplo, ou seja, no seu desenvolvimento."

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862008000300009&script=sci_arttext

  • Ainda não entendi onde está o erro da questão.

  • De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são dependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.

    Bom estudos!


ID
828760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Segundo Piaget, o processo da equilibração é essencial para a atividade cognitiva, visto que, por meio dele, o indivíduo assimila os conteúdos das experiências vividas.

Alternativas
Comentários
  •       Segundo a teoria espistemológica de Jean Piaget, de forma resumida, primeiro há a assimilação (incorporação aos esquemas mentais existentes), depois, acomodação (reestruturação cognitiva) e, conseguinte, a equilibração que remete à adaptação da acomodação. Logo, não é por meio do processo de equilibração que se assimila as experiências vividas, pois este é o primeiro estágio da teoria de Piaget.

    Keep on...

  • ERRADO

    Para Piaget o organismo humano é autorregulador, buscando sempre o equilíbrio entre os esquemas (estrutura básica) e o ambiente em que o indivíduo está inserido.


    O processo de assimilação é uma das fases da adaptação e busca a inserção de novas informações a estrutura cognitiva, enquanto, a acomodação é a mudança que o organismo faz para lidar com estímulos novos.

    Se o indivíduo só acomodasse teríamos muitos esquemas e poucas generalizações e se apenas assimilássemos teríamos poucas estruturas com muita variedade. É nesse ponto que o mecanismo tende a autorregular.


ID
828763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Para Piaget, o pensamento constitui a base que sustenta a aprendizagem, visto que corresponde ao modo como a inteligência se manifesta.

Alternativas

ID
828766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

A inteligência corresponde ao conjunto de mecanismos que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.

Alternativas
Comentários
  • No caso o erro está em "inteligência", o correto seria a "linguagem".

  • Além desse possível erro apontado pela Andressa, outro é que a inteligência não corresponde ao conjunto de mencanismo.

    Ela é apenas parte do conjunto de mecanismo que o indivíduo utiliza para mudar e se adaptar ao ambiente.

  • Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo, por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê, herdados geneticamente, a criança vai criando progressivamente estruturas mentais até atingir o pensamento formal.
  • Penso que a questão aqui falava da adaptação. Assim como nas outras questões, trocaram os conceitos... A adaptação é a capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.

  • Isso memso, psi aprovada.

    "Em síntese, pode-se dizer que, para Piaget, o equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança (La Taille, op.cit.), haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação."


ID
828769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

A assimilação e a acomodação equivalem a mecanismos ou ações que possibilitam ao indivíduo a aprendizagem de qualquer conteúdo, visto que formam a base da inteligência humana.

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa.... 

    acho que a questão ficaria correta da seguinte forma: A adaptação equivale a mecanismos ou ações que possibilitam o indivíduo a aprendizagem de qualquer conteúdo, visto que formam a base da inteligência humana.

    mecanismos de adaptação ao meio: assimilação, acomodação e equilibração.

    foconosucesso#

  • Uma questão anterior disse que a base da inteligência humana é o pensamento. Na visão deste autor
  • Nossa... errei pq pensei: acomodação e assimilação são os dois processos cognitivos da adaptação. Porém, pelo que percebendo a banca pediu a literalidade do conceito...

    Bom... vamos lá... pelo que entendo, na perspectiva piagetiana a inteligência é compreendida como resultado da adaptação do sujeito a situações novas. Assim, quanto mais complexa for a interação, mais inteligente será o sujeito.

    Se não for isso, por favor me informem...

    Até pq ainda não tô convencida com esse gabarito...

  • acho que não formam a inteligência, formam a aprendizagem, e ta faltando a equilibração
  • A assimilação e a acomodação equivalem a mecanismos ou ações que possibilitam ao indivíduo a ADAPTAÇÃO ao ambiente.

    "Em síntese, pode-se dizer que, para Piaget, o equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança (La Taille, op.cit.), haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação."


ID
828772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

As dinâmicas de grupo constituem importante aliado do professor no processo de ensino, visto que o emprego desse tipo de metodologia propicia estimular a inteligência dos educandos em situações cooperativas entre alunos.

Alternativas

ID
832180
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A moral e os valores não constituem um objeto de conhecimento único. Sendo assim, diferentes campos do saber e a pluralidade de perspectivas se debruçam sobre o tema. Na Psicologia, um dos pioneiros no estudo do desenvolvimento moral foi Jean Piaget na década de 30. Mas foi outro autor que se dedicou exaustivamente aos estudos para a compreensão do desenvolvimento moral, propondo três níveis subdivididos em dois cada um. Quem foi este autor?

Alternativas
Comentários
  • Lawrence Kohlberg dedica-se a estudar o desenvolvimento moral do ser humano, retomando e aperfeiçoando o modelo piagetiano. Realizou estudos longitudinais nos Estados Unidos acerca do tema, utilizando-se de dilemas morais1, aos quais expunha indivíduos que entrevistava utilizando-se do método clínico, como Piaget, em suas pesquisas. Apresentava tais dilemas e pedia aos sujeitos que apontassem soluções aos mesmos sempre justificando seus dizeres. A seguir, analisava e categorizava as informações que obtinha considerando as justificativas, o valor moral intrínseco e os argumentos apresentados pelo sujeito participante da entrevista, detectando em qual nível a pessoa se encontra. Através do diagnóstico, propõe maneiras de intervir no intuito de fazer com que as pessoas caminhem de um nível de moralidade a outro subsequente.
    Kohlberg criou diversos dilemas a fim de explorar o raciocínio da criança a respeito de um problema moral difícil, como o valor da vida humana ou as razões para fazer coisas “certas”, sendo um de seus mais famosos, o chamado “O Dilema de Heinz”.
    Kohlberg baseou toda a sua teoria nesse pensamento de autonomia, para a formação de indivíduos verdadeiramente conscientes e comprometidos com pensamentos e atitudes morais. A teoria sustenta que o raciocínio moral, a base para a ética do comportamento, tem seis identificação dos estágios de desenvolvimento. Considera que o desenvolvimento moral se desenrola em seis estágios independentemente da cultura, grupo social ou país. Cada estágio apresenta características próprias, estando relacionado com a idade e representando um sistema de organização mais compreensivo e qualitativamente diferente do estágio anterior.
  • Sacanagem essa alternativa "A"


ID
892192
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao realizar um diagnóstico operatório, o profissional deverá utilizar algumas ferramentas, como, por exemplo, as provas do diagnóstico operatório. A apresentação das provas operatórias dependerá das condições especificas de cada situação diagnóstica do paciente. Acerca das provas do diagnóstico operatório apresentado, associe as colunas, relacionando as devidas idades aos respectivos tipos de provas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) 6 - 7 anos

(2) 8 - 9 anos

(3) 10 - 12 anos

(4) Acima de 12 anos


( ) diferentes provas de pensamento formal.

( ) conservação de volume,espaço tridimensional.

( ) provas de conservação: pequenos conjuntos discretos, quantidade de liquido e matéria, classificação e seriação.

( ) conservação de comprimento, superficie,construção de espaço (horizontal e vertical), coordenação bidimensional.

Alternativas

ID
919909
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe.” Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é só pensar um pouco sobre como o passado influencia no desenvolvimento da personalidade para os demais teóricos. Logo, o unico que não enfatiza o passado é o Perls com sua ideia de aqui e agora. 

  • O aqui-e-agora é um conceito relevante e característico da Gestalt-terapia.

  • O aqui-e-agora é um conceito relevante e característico da Gestalt-terapia.


ID
938089
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • (c) Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm


  • Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, que fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano

    Através da minuciosa observação dos seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget propos a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano:

    ·         Período Sensório-motor (0 a 2 anos): a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência; as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos; o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo). Com o amadurecimento, a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades e chega ao final do período sensório-motor já se concebendo dentro de um cosmo com objetos, tempo, espaço, causalidade objetivados e solidários, entre os quais situa a si mesma como um objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem.

    ·         Período pré-operatório (2 a 7 anos): o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem, acarretando modificações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança, uma vez que ela possibilita as interações  interindividuais e  fornece, principalmente, a capacidade de trabalhar com representações para atribuir significados à realidade. Contudo, embora o alcance do pensamento apresente transformações importantes, ele  caracteriza-se, ainda, pelo egocentrismo, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica.

    ·         Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física). Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta.

    ·         Período das operações formais (12 anos em diante): nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal; a criança adquire capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo, portanto, autonomia). De acordo com a tese piagetiana, ao atingir esta fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, ou seja, ele consegue alcançar o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. Isso não quer dizer que ocorra uma estagnação das funções cognitivas, a partir do ápice adquirido na adolescência. Esta será a forma predominante de raciocínio utilizada pelo adulto. Seu desenvolvimento posterior consistirá numa ampliação de conhecimentos tanto em extensão como em profundidade, mas não na aquisição de novos modos de funcionamento mental.


    Tal descrição do modelo piagetiano pode ser encontrada no livro “Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais" Rappaport, Fiori e Davis, edição de 1981.



    GABARITO: B

  • B) operações concretas.


ID
969535
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jean Piaget afirma que o desenvolvimento de operações mentais marca o início do período operacional concreto. Dentre as operações que as crianças passam a dominar nesse período, destaca-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
    desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).

    Exemplos:
    despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

    http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio2.htm

  • Característica do pré-operatório: Permanência do objeto

    Característica do Operatório concreto: Reversibilidade. 
  • a)centração -> sensório-motor e pré-operatório

     b)permanência de objeto -> adquirido no sensório-motor

     c)egocentrismo. -> sensório-motor e pré-operatório

     d)animismo. -> pré-operatório

     e)reversibilidade. -> operacional concreto


ID
1006876
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ocorre do

Alternativas
Comentários
  • Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·         1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)

    ·         2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos)

    ·         3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)

    ·         4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)

  • ACHEI MAL FORMULADO ESSA QUESTÃO!

  • b)

    11 ou 12 anos em diante.


ID
1014946
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FUNASE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao pensamento na adolescência, tal qual descrito por Piaget, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
1069093
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a abordagem de desenvolvimento infantil de Jean Piaget, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • as crianças crescem em etapas predeterminadas ao longo dos estágios: sensório-motor, pensamento pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.


ID
1172140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma pesquisa acerca do desenvolvimento, um psicólogo coloca à frente de duas crianças 4 quadrados azuis, 4 quadrados vermelhos e 4 círculos azuis, cortados em cartolina. O investigador afirma que alguém disse que todos os círculos são azuis e pergunta o que as crianças acham disso. A criança A diz que isso é falso, pois também há quadrados azuis. A criança B diz que é verdade, pois não há círculos vermelhos.

De acordo com a teoria piagetiana, essas duas crianças estão, respectivamente, nos seguintes estágios de seu desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • D

    pré-operacional; operacional concreto


ID
1172170
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. 

As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Fases da aquisição da linguagem (Vigotsky):

    1- Linguagem social: Encontrada na vida em sociedade

    2- Linguagem egocentrica: Entre o social e o individual ( falar sozinho) 

    Papel da fala egocentrica: internalizar conceitos, construir um pensamento.

    3- Linguagem interior : Sujeito consigo mesmo em sua mente.


ID
1288603
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma professora propôs aos seus alunos da primeira série o seguinte problema: “um grupo de crianças foi fazer um passeio em um museu, pegando uma linha do metrô, saltando três paradas depois e andando dois quarteirões a pé. Como deveriam fazer para retornar à escola?”

Considerando a teoria piagetiana sobre o desenvolvimento cognitivo, assinale a alternativa que indica o conceito subjacente.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "D"

    Vejamos,

     a) Assimilação. 

    assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O próprio Piaget define a assimilação como (PIAGET, 1996, p. 13) :

    ... uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.

     b) Acomodação. 

    Chamaremos acomodação (por analogia com os "acomodatos" biológicos) toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam.

    Assim, a acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo (Nitzke et alli, 1997a). Diante deste impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva. Ocorrida a acomodação, a criança pode tentar assimilar o estímulo novamente, e uma vez modificada a estrutura cognitiva, o estímulo é prontamente assimilado.

     c) Raciocínio transdutivo. 

    Estágio pré- operatório: No  raciocínio transdutivo a criança liga dois fatos que não mantêm relação entre si. "eu bati no meu irmãozinho, papai do céu vai dar um castigo, é o trovão." o raciocínio transdutivo está ligado ao egocentrismo, onde a criança sente que os fatos da natureza estão ligados, ou são influenciados, por sua vontade.

     d) Reversibilidade. 

    Operatório-concreto:Conforme Nitzke et alli (1997b), neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair.

    Um importante conceito desta fase é o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.

    Exemplos: Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

     e) Centralização. 

     Pré- Operatório: Na Centração a criança para dar uma resposta, se liga apenas em  determinado aspecto a cada situação.

    http://psicologiad40.blogspot.com.br/2012/06/estagio-pre-operatorio.html

    http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

  • Jean William Fritz Piaget um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX que fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

    Piaget postulou importantes conceitos para a teoria do desenvolvimento e aprendizagem humana:

    - assimilação: é a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

    - acomodação: é a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

    - raciocínio transdutivo: caracteriza-se por uma agregação, uma junção de elementos que podem ou não manter uma conexão lógica entre si, porém a ligação é feita quase que de maneira arbitrária, sem nenhum elemento de necessidade lógica intrínseco ao ato de julgamento conceitual.

    - reversibilidade: é a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.

    - centralização: é a característica do egocentrismo infantil de centralizar o pensamento sobre o ponto de vista próprio.


    GABARITO: D


ID
1339312
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da Teoria de Piaget que, em muitos aspectos, contribuiu para a compreensão do desenvolvimento infantil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ?? Alguem explica?? Marquei a A como a maioria das pessoas? 


  • O conceito de adaptação que incui a assimilação e acomodação.

  • amigos, fiquem atentos. o termo correto para a alternativa A é adaptação, não organização.

  • Método clínico de Piaget? Nunca ouvi falar.

  • Porque a letra E esta errada?

     

  • A letra E está errada pois a incorporação de novas informações se refere ao conceito de assimilação, não de acomodação.

  •  c)

    O método clínico de Piaget combina observação com indagação sistemática.

  •  a)O conceito de organização inclui a assimilação e a acomodação. ERRADO - Organização envolve a ADAPTAÇÃO e EQUILIBRAÇÃO, são processo interlacionados e representam crescimento cognitivo. 

     

     b)A teoria piagetiana é uma teoria sociocultural do desenvolvimento. ERRADO - Sociocultural é de Vygostky. 

     

     c)O método clínico de Piaget combina observação com indagação sistemática. CORRETO 

     

    d)O conceito de equilibração diz respeito à criação de categorias de conhecimento. ERRADO -  Equilibração é a tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio. 

     

     e)O processo de acomodação diz respeito à incorporação de novas informações. ERRADO - Acomodação representa uma mudança nas estruturas cognitivas já existentes. 

  • sobre a letra A


    "O processo de adaptação é decomposto, na teoria de Piaget, em dois outros aspectos importantes de funcionamento, chamados assimilação e acomodação."


    (do livro A Pessoa em Desenvolvimento da Helen Bee e está na página 245 da edição de 1984)

  • esse método também é conhecido por "observação naturalista" era uma forma de reproduzir os fenômenos de aquisição de conhecimento.


ID
1339378
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma professora planejou uma atividade com crianças de uma turma de pré-escolares e de uma turma de escolares. Para tanto, mostrou às turmas duas bolas de argila iguais. Posteriormente, uma das bolas tomou o formato de uma salsicha. 

A professora perguntou às turmas onde havia mais argila, esperando respostas similares às previstas na prova piagetiana.

A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a resposta é D??? A B tb não está certa?

     

  • GABARITO LETRA D.

    De acordo com a teoria de Piaget, as crianças pré-escolares responderiam que a argila em forma de salsicha teria maior massa, por isso a letra B está errada.


    Dentro da teoria de Piaget a conservação da substância é:

    ...um processo de quantificação que aparece depois de um longo período de construções mentais que se sucedem à construção da invariante do objeto sólido, na fase do pensamento sensório-motor. O aparecimento dessa noção se justifica por elaborações mentais sucessivas, das quais cada uma realiza um equilíbrio superior ao das precedentes e garante, ao mesmo tempo, equilibrações futuras.
    Trata-se de um conhecimento lógico-matemático que surge no estágio operacional concreto, aproximadamente aos 7 anos de idade, sendo considerado por Piaget e Szeminska (1971) um pré-requisito para a aprendizagem da matemática. Como é empregada por Piaget, tal noção refere-se à compreensão de que certas propriedades (quantidade, número, comprimento, etc.) permanecem invariantes a despeito da ocorrência de mudanças perceptuais dessas mesmas propriedades. Logo, o conceito de conservação de substância, segundo Piaget, engloba em si mesmo a noção de permanência da quantidade, volume, massa, etc, por isso que a letra de é a alternativa correta.

    http://www.scielo.br/pdf/pcp/v3n2/03.pdf

  • qual o motivo da E ta errada? Já q se fala da resposta esperada

  • A letra "E" está errada porque as bolas tinham a mesma medida, ao virar salsicha não passou a ser maior e crianças na fase escolar (operatório concreto), já possuem a capacidade de compreender esse princípio de conservação das substâncias, diferentes das do pré-operatório.

  • AO MUDAR O FORMATO,TtÊM-SE A NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE SUBSTÂNCIA. O FATO DE VIARA SALSICHA, NÃO ALTEROU A QUANTIDADE DE MASSA PARA CONTER MAIS MASSA. ATEROU-SE SÓ O FORMATO SENDO QUE A MASSA FOI CONSERVADA.

  • Entre elas destaca-se a noção de conservação de substância (processo de quantificação) que aparece depois de um longo período de construções mentais que se sucedem à construção da invariante do objeto sólido, na fase do pensamento sensório-motor. O aparecimento dessa noção se justifica por elaborações mentais sucessivas, das quais cada uma realiza um equilíbrio superior ao das precedentes e garante, ao mesmo tempo, equilibrações futuras. Trata-se de um conhecimento lógico-matemático que surge no estágio operacional concreto, aproximadamente aos 7 anos de idade, sendo considerado por Piaget e Szeminska (1971) um pré-requisito para a aprendizagem da matemática. Como é empregada por Piaget, tal noção refere-se à compreensão de que certas propriedades (quantidade, número, comprimento, etc.) permanecem invariantes a despeito da ocorrência de mudanças perceptuais dessas mesmas propriedades

ID
1348081
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O sujeito cognoscente ou do conhecimento é um conceito utilizado por

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta E.

    Resumo do conceitoSujeito epistêmicoElaborador : Jean Piaget (1896-1980)

    Também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento, o conceito diz respeito às estruturas mentais comuns a todos os seres humanos, que conferem a possibilidade de aprender fazendo relações entre diferentes informações (classificação, comparação, dedução etc.). Tais estruturas se desenvolvem do início ao fim da vida por meio da ação dos indivíduos sobre o meio, num processo de interação com o objeto de conhecimento e com as outras pessoas, o que possibilita a construção de níveis de saber cada vez mais complexos.

  • O sujeito epistêmico, sujeito cognoscente ou sujeito do conhecimento são sinônimos - e estão associados ao pensamento construtivista de Jean Piaget. Ao tratar a produção do conhecimento como resultado da interação entre o indivíduo e o meio, Piaget concebe a criança como um sujeito ativo, criticando a escola tradicional baseada nas perspectivas inatistas ou empiristas, em que os métodos de ensino são o ponto central. Em relação às outras três concepções, a marxista defende um sistema de ensino capaz de transformar a sociedade, enquanto a estruturalista e a crítico-social aproximam-se por mostrar como a Educação atua para reproduzir (e, muitas vezes, aumentar) as desigualdades da sociedade.


ID
1350307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotsky, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada, pois Piaget considera a maturação fator importante no processo de aprendizagem. A maturação está ligada ao desenvolimento biológico/cognitivo, tanto que a teoria de Piaget é "a espistemologia genética de Piaget". Então, ele considera a maturação, o avanço da idade da criança como um aspecto importante na aprendizagem.

     

    b) Errado, porque Piaget não entende que signos e palavras (linguagem) é, primeiramente, ou seja, ideia principal, uma forma de contato social com as pessoas, essa ideia remete a filosofia behaviorista/empirista que da ênfase na função/produto. Piaget considerava a existência de uma estrutura cognitiva/linguística, ou seja um olhar para "dentro da cabeça do indivíduo".

     

    c) Errado, novamente a banca colocou Piaget como um empirista (aquele que descreve as coisas como elas são),  porque a palavra funcional remete a "função de algo" e não a "estrutura de algo" e Piaget falava em processos internos/cognitivos.

     

    d) Errado, a parte "sendo dirigidas a finalidades definidas e determinadas" é um dos motivos que me fez marcar tal questão como errada, pois em educação as coisas não funcionam de forma tão rígida assim, existe uma flexibilização para com a subjetividade da criança, ou seja, a forma única de cada criança aprender.

     

    e) CERTO! Pois veja que a questão remete ao aspecto cognitivo/linguístico, o "planejamento na cabeça" antes da ação propriamente dita.

     

    Keep on...

     


ID
1363852
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao momento em que ocorre a maturação necessária que possibilita o processo de aquisição do conhecimento nos indivíduos, no debate entre as distintas teorias de aprendizagem, analise as informações abaixo.

I. Concomitantemente à experiência diante de uma nova situação.

II. Posteriormente à experiência diante de uma nova situação.

III. Anteriormente à experiência diante de uma nova situação.

Assinale a alternativa que apresenta os autores dos princípios teóricos correspondentes, respectivamente, às assertivas I, II e III.

Alternativas
Comentários
  • Os estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) postulam uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo. Para Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem. Eles acreditam que a estrutura dos estágios descrita por Piaget seja correta, porém diferem na concepção de sua dinâmica evolutiva. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, para Vygotsky é o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.


  •  d) William James, Vygotsky e Piaget.


ID
1363864
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos estágios do desenvolvimento humano, segundo Piaget, a fase em que a criança apresenta a capacidade de interiorizar ações e realizar operações, mentalmente, sem a necessidade de ações físicas, é definida como

Alternativas
Comentários
  • Operatório concreto

  • Operatório concreto

    Esta fase é marcada pela decadência do egocentrismo e um crescente acréscimo do pensamento lógico, a razão é utilizada no lugar da assimilação egocêntrica, com isso a atitude crítica perante as ações começa a tomar lugar. Os atos físicos passam a ser internalizados e ocorre mentalmente, o pensamento é designado operatório, pois se torna reversível. 

  • GABARITO: D

     

  • Gabarito errado esse seria o prédio operatório formal, visto que a criança nesse estágio não precisa das "ações físicas"

    Já no operatório concreto a criança depende o "concreto" do "físico"

    Isso para as maiorias das provas

  • Gabarito da banca absurdamente errado kkkk

    O correto seria a letra A.

    O período descrito no enunciado diz claramente, "realizar operações, mentalmente, sem a necessidade de ações físicas", o que corresponde ao período operatório-formal.

    d) Estágio operacional-abstrato ou período das operações abstratas ou

    operatório formal (de 11 ou 12 anos a 14 ou 15 anos):

    É o segundo estágio operacional, essa fase já representa um amadurecimento do

    pensamento do indivíduo, ele parte da simples intuição e do pensamento concreto

    para uma capacidade mais apurada de prospectar o futuro, planejar o presente e

    analisar combinações de variáveis em cenários possíveis (cria hipóteses e organiza

    pensamentos abstratos). Ele distingue o real e o possível. A estratégia cognitiva

    utilizada tem caráter hipotético-dedutivo, não depende mais de dados concretos,

    mas de enunciados ou proposições que contenham esses dados. A criança adquire a

    capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta (padrão

    moral).

    Fonte: psicologia nova


ID
1398112
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento humano, de acordo com Jean Piaget, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Inferência transitiva é a capacidade de reconhecer uma relação entre dois objetos,

    conhecendo-se a relação entre cada um deles e um terceiro. 

    Noção de classe se dá já no pré-operatório. 

    Desenvolvimento, papalia. 

  •  a)As etapas de desenvolvimento  são a  sensório-motora, a das  operações concretas e a das operações formais. ERRADO. Sensório-motor > pré-operatório> operacional concreto > operacional abstrato. 

     b)A  inferência  transitiva  diz  respeito  à  capacidade  de  reconhecer a relação entre objetos. CORRETO. É a capacidade de reconhecer uma relação entre dois objectos através do conhecimento da relação de cada um deles com um terceiro objeto e também se desenvolve no período escolar. 

     c)O período  sensório-motor  se estende até os quatro anos de  idade. ERRADO. -0-2 anos

     d)A emergência da linguagem é uma das conquistas no período  das operações concretas. ERRADO. A aquisição da linguagem marca a passagem do sensório-motor para o pré-operatório. 

     e)A noção de  inclusão de classe se desenvolve no período das  operações formais. ERRADO. Noção de classe (classificação) já ocorre no pré-operatório. 

     

  • Thaís cometeu um equívoco ao tratar da letra E.

    Na verdade, a noção de inclusão de classe se dá no período das operações concretas.


    "Finalmente, há a inclusão de classe. Mencionamos, ao falar sobre o importante desenvolvimento da capacidade de classificação da criança pré-operacional, que o salto à frente que lhes falta é o conceito de inclusão de classe - de que uma classe subordinada é parte da classe superordenada (e portanto sempre menor que ela). As rosas fazem parte da classe das flores, os cães fazem parte da classe dos animais, e assim por diante. Esse conceito se desenvolve durante o período operacional concreto."

    fonte: A Pessoa em Desenvolvimento, da Helen Bee (página 255 da edição de 1984)

  • Pesquisando, também encontrei a Inclusão de Classe no período pré -operatório e a lógica de classes com a capacidade de fazer combinações no operatório concreto.

    Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/primeira-infancia-periodo-preoperatorio.htm

  • Complementando e para esclarecer a dúvida. Existe diferença entre classificação e inclusão de classe, já podemos observar no período pré-operatório a classificação e agrupamento de objetos, mas AUSÊNCIA do princípio da inclusão de classe, esse princípio podemos observar no período operacional concreto.


ID
1412326
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Segundo a teoria sobre o desenvolvimento cognitivo de Piaget, não é característica do estágio sensório-motor __________________________________________.

Alternativas
Comentários
  • e)

    a capacidade de classificação de objetos por características.

  • Por que não pode ser a letra d???

  • sensório motor/ pré operatorio - Centracao 

    Adquirido no  estagio Sensorio motor - permanencia do objeto

    sensorio motor e pre- operatorio - Egocentrismo

    pre- operatorio - Animismo

    operacional concreto - Reversibilidade

     

  • Questão passível de anulação, uma vez que no estágio sensório-motor predomina o egocentrismo integral. Ou seja, a criança não se diferencia do ambiente. A resposta mais correta seria então a letra E.

    Fonte: Psicologia Nova


ID
1412338
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os estágios do pensamento cognitivo, segundo Jean Piaget, quando a criança se encontra na fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais e os atos físicos passam a ser internalizados, ela está em qual estágio do desenvolvimento?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) Operatório concreto = ( infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos) é o primeiro dos estágios formais, a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida os princípios da conservação da quantidade e da reversibilidade. Realiza as primeiras operações lógicas e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações. Além disso, começa a considerar pontos de vista diferentes. 

     


ID
1412344
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

De acordo com os estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Jean Piaget, o estágio operatório--formal consiste _________________

Alternativas
Comentários
  • a) operatório-formal

    b) sensório-motor

    c) sensório-motor

    d) pré-operatório

    e) sensório-motor > pré-operatório


ID
1487701
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam-se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.”

De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0ahUKEwiJjJblnd_OAhUHIJAKHWICBVwQFgg_MAY&url=http%3A%2F%2Ffiles.portefoliopsicologiaeducacional.webnode.pt%2F200000103-3ec5a3fbf8%2Fpsicologia_do_desenvolvimento.pdf&usg=AFQjCNH3ZsCJx0bMrEE25JqSHrRLHcZ74A&sig2=FFc_BMSpqa5BKxLWF8N6hg 

  • B) na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha, então, para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isso influencia os conteúdos afetivo-emocionais e sua forma de estar no mundo.


ID
1524571
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget (2004), sobre o pensamento e suas operações, por volta de onze a doze anos, efetua-se uma transformação fundamental no pensamento da criança. Esse determinado processo marca o término das operações construídas durante a segunda infância. Acerca do processo mencionado, é correto afirmar que é a passagem

Alternativas
Comentários
  • e) do pensamento concreto para o formal, ou hipotético-dedutivo.

  • Para Piaget há 4 fases:

    1 - Sensório-motor;

    2 - Pré-operatório; pensamento transdutivo (particular-particular)

    3 - Operatório ou simbólico: pensamento  indutivo (particular-geral)

    4 - Formal: pensamento dedutivo (geral-particular)

     

  • A) INCORRETO - é o contrário. Do pensamento concreto (operações concretas) ao pensamento abstrato (operações formais)

    B) INCORRETO - Piaget não fala de pensamento racional. E também há diferença entre pensamento formal e concreto. O pensamento concreto se dá na fase de operações concretas (7-12 anos) e o pensamento formal se dá nas operações formais (a partir dos 12 anos). Logo, são duas fases distintas e não sinônimos, como a assertiva coloca.

    C) INCORRETA - O pensamento concreto vem antes do hipotético-dedutivo (formal)

    D) INCORRETA - o correto seria "das operações concretas..."

    E) CORRETA - aproximadamente aos 12 anos, o pensamento da criança começa a se parecer com o de um adulto. A mesma entra na fase que Piaget denomina de Operações Formais, e tem por característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva (nas operações concretas a lógica é indutiva), solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão (não só de constatação como na fase anterior)


ID
1524574
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jean Piaget (2004) afirma que a linguagem é só uma forma particular da função simbólica, e como o símbolo individual é, certamente, mais simples que o signo coletivo, conclui-se que:

I. o pensamento precede a linguagem.
II. a linguagem se limita a transformar o pensamento.
III. o pensamento ajuda a linguagem a atingir suas formas de equilíbrio.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2002/01/a5.htm

    " ...o pensamento precede a linguagem e esta se limita a transformá-lo, profundamente, ajudando-o a atingir suas formas de equilíbrio através de uma esquematização mais desenvolvida e de uma abstração mais móvel".

    Assim, a alternativa III está errada pois é a linguagem que ajuda o pensamento a atingir suas formas de equilíbrio e não o contrário.
  • Em AZEVEDO, C. "A mediação das emoções em professores alfabetizadores"

     

    "Como a linguagem é uma forma particular da função simbólica, e como o símbolo individual é, certamente, mais simples que o signo coletivo, conclui-se que o pensamento precede a linguagem e esta (linguagem) se limita a transformá-lo (pensamento), profundamente, ajudando-o (pensamento) a atingir suas formas de equilíbrio através de uma esquematização mais desenvolvida e de uma abstração mais móvel." Ou seja, é a linguagem que ajuda o pensamento a atingir suas formas de equilibrio e não o contrário.

     

    -------------------

    Gabarito: D


ID
1559134
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos estudos que fez sobre desenvolvimento e aprendizagem, Piaget afirma que na criança “a inteligência aparece, com efeito, bem antes da linguagem.” Piaget refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • E) Inteligência prática


ID
1559137
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na ação “puxando os cordões que pendem do alto do berço, o lactente descobre a agitação de todos os brinquedos suspensos na cobertura.”, Piaget está descrevendo os primórdios da construção na criança, do conceito de:

Alternativas
Comentários
  • A) Causalidade

  • Causalidade. pois causalidade introduz-se pela atribuição de operações lógicas nos objetos" (Piaget). Apostel acredita que "as operações lógicas que o sujeito que conhece atribui aos objetos materiais conhecidos já devem lá encontrar-se como realidade objetiva e exterior).

    B)Temporalidade.

  • Puxando os cordões que pendem do alto do berço (CAUSA), o lactente descobre a agitação de todos os brinquedos suspensos na cobertura (CONSEQUÊNCIA). Relações de causalidade.

ID
1559140
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos diz Piaget: “Por outro lado, desde 7 - 8 anos se constituem sistemas de operações lógicas que ainda não se referem às proposições como tais, mas aos próprios objetos, suas classes e suas relações, só se organizando a propósito de manipulações reais ou imaginárias destes objetos.” Piaget refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:  a) Operações concretas = É o primeiro estágios formais, a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida os princípios da conservação da quantidade e da reversibilidade. Realiza as primeiras operações lógicas e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo aiinda abstrações. Além disso, começa a considerar pontos de vista diferentes. 


ID
1574368
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

  •  c)A atividade mental submete-se às mesmas leis que ordinariamente governam a atividade biológica.


ID
1574371
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de organização e adaptação descrito por Piaget compreende quatro conceitos cognitivos básicos, a saber: esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Com relação a esses conceitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

  • a)

    Piaget usou o termo esquema para ajudar a explicar porque as pessoas apresentam respostas mais ou menos estáveis aos estímulos e para explicar muitos fenômenos associados à memoria.

  • A) Piaget usou o termo esquema para ajudar a explicar porque as pessoas apresentam respostas mais ou menos estáveis aos estímulos e para explicar muitos fenômenos associados à memoria GABARITO

    B)Acomodação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos padrões de comportamentos já existentes. Assimilação

    C) Equilibração é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Acomodação

    D) Assimilação é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Acomodação

    E) Os processos de assimilação e acomodação são dispensáveis para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. São INdispensáveis.




    "Pé que dá fruto é o que mais leva pedrada"

  • Piaget considera que a origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e por vezes, simultâneos. O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação.

    Em Mussen (1977), a assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.

    Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

    Para Cunha (2002), após algum tempo, a criança passará a dominar o novo objeto assimilado e acomodado, chegando a um ponto de equilíbrio. Assim, “a criança que atinge esse patamar não é a mesma, pois o seu conhecimento sobre o mundo agora é outro, maior e mais desenvolvido”. (p. 77).


ID
1574374
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o desenvolvimento do pensamento pré-operacional descrito por Piaget, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  c)

    O período pré-operacional caracteriza-se pela capacidade de representação de objetos e eventos. 

  • Período pré-operacional (2 a 6 anos): *capacidade de simbolizar, início da função simbólica que inicia o pensamento, manipula mentalmente os símbolos;

    *Egocentrismo;

    *Ausência de conservação;

    *Início da classificação e agrupamento de objetos;

    *Ausência do princípio de inclusão de classes;

    *Desenvolvimento da linguagem, de imagens mentais e jogos simbólicos, habilidades perceptuais e motoras.

  • Capacidade de aquisições lógicas é desenvolvida no operatório formal. A reversibilidade é uma característica do operatório formal.


ID
1582528
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


De acordo com a perspectiva interacionista, o indivíduo tem como recursos para aprendizagem tanto características inatas e maturacionais quanto as ambientais, mas Piaget e Bruner, em seus estudos, afirmam que uma maior atenção deve ser dada às características ambientais.

Alternativas
Comentários
  • É uma terceira corrente que leva em consideração fator orgânico e ambiental, isto é, aspectos objetivos e subjetivos na determinação do desenvolvimento do sujeito. Os interacionistas acreditam numa complexa combinação de influências que podem favorecer o processo de aprendizagem.


ID
1620604
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sigmund Freud sistematizou a primeira Teoria da Personalidade, e em múltiplos aspectos vários teóricos posteriores apresentaram reações substanciais a sua posição. Desta forma, assinale a única alternativa Errada.

Alternativas
Comentários
  • Quer saber qual nao e dissidente de freud!

     

  • JEan Piaget lógico! 

  • A questão deseja saber qual não é dissidente de Freud. Ou seja, qual não é Psicanalista.

    Alternativa E - Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, logo não adotou os conceitos da Psicanálise.

  • Questão super mal feita

  • A questão está pedindo o teórico que não se opôs frontalmente a Freud. A questão é ruim mesmo, forçada, mas faz sentido.

  • Acho que está correta a questão. Todos outros quatro (Horney, Sullivan, Erikson e Jung) apresentaram uma teoria em reação a psicanálise freudiana por seu desleixo referente aos aspectos sociais (Horney, Sullivan, Erikson), mas a ênfase nos processo pulsionais e insconciente permaneceram, tanto é que, nos livros de Teoria da Personalidade, eles aparecem juntos na ênfase psicodinâmica.

    Piaget foi o único que não escreveu nada em oposição a Freud ou a psicanálise.

  • Honestamente, não entendi a polêmica acerca da questão...

  • É possível entender o que a questão pede? Sim, por uma questão lógica. Não há como negar, porém, que o enunciado poderia ter sido melhor formulado, pois o que parece é que há um vácuo entre o texto e as respostas.


ID
1678921
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diferentemente de Piaget, que supõe ________ como um princípio básico para explicar ________, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos __________ (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos ________.

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente de Piaget, que supõe a equilibração como um princípio básico para explicar o desenvolvimento cognitivo, Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural (microescala) no qual ocorre. Ou seja, os processos mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente,memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais.

    Questão bem interessante que, na verdade, só trocou as opções. Mas para conseguir responder adequadamente, o candidato precisaria dominar alguns conceitos da teoria de Piaget (desenvolvimento cognitivo e equilibração) e de Vygotsky (funções mentais superiores e processos sociais)

    A teoria de Piaget diz respeito ao desenvolvimento cognitivo que, segundo ele, se dá por etapas previamente estipuladas (período sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal)

    Vygotsky propõe uma ênfase maior no processo socio-histórico e no papel da linguagem.

    Funções mentais superiores, para ele são processos voluntários, ações conscientes, mecanismos intencionais, tipicamente humanos

    Um dos princípios básicos de sua teoria é a equilibração (busca de equilíbrio entre os esquemas e o ambiente)


ID
1678951
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget foi um dos pesquisadores da psicologia que mais de dedicou à questão da formação e origem (gênese) do conhecimento. Em sua teoria Psicogenética do Desenvolvimento Humano ele estabelece etapas sucessivas da construção do conhecimento, dando a cada uma características próprias.

As principais características de uma destas etapas é que nela se inicia o incremento do pensamento lógico, o egocentrismo intelectual começa a declinar e os esquemas conceituais e operações mentais referem-se a objetos e/ou situações reais. Essa etapa é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Operatório Concreto

  • GABARITO: 

     b) operatório concreto = ( infância aproximadamente dita 07 a 11 ou 12 anos) é o primeiro dos estágios formais, a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida os princípios da conservação da quantidade e da reversibilidade. Realiza as primeiras operações lógicas e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstrações. Além disso, começa a considerar pontos de vista diferentes. O nível de pensamento da criança já permite que ela estabeleca corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim, sequencie ideias ou eventos, trabalhe com ideias sob dois pontos de vista simultaneamente e forme o conceito de número ( no início do período, sua noção de número está vinculada a uma correspondência com o objeto concreto).


ID
1679185
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget a inteligência possibilita o conhecimento de outros aspectos dos objetos e movimentos e que subsiste mesmo na ausência do contato direto com o objeto, enquanto a percepção:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    é o processo que organiza as informações obtidas pelo aparato sensorial das categorias determinadas; 


ID
1698256
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um grupo de alunos observou bebês em torno de oito meses numa creche, usando o referencial piagetiano sobre desenvolvimento cognitivo como base para atribuição de significados aos comportamentos observados.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a que não estaria condizente com as diretrizes de desenvolvimento esperadas para essa faixa de idade.

Alternativas
Comentários
  • c- a maioria dos bebês mostrou atividade simbólica definida (pensamento simbólico se inicia a partir dos 12 anos, na fase Operatório Formal)

  • atividade simbólica se inicia no estágio pré-operacional (2 a 7 anos).


ID
1755034
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Aos quatro anos de idade uma criança vê o mar pela primeira vez. Surpresa com o constante fluir das ondas, ela se volta para o pai e pergunta: “Quando isso vai parar?". O pai responde: “Esse movimento nunca para". A criança então questiona: “Nem quando a gente está dormindo?".

Segundo a teoria de Piaget, o trecho apresentado identifica uma das características do pensamento de uma criança no estágio pré-operatório. Essa característica é denominada

Alternativas
Comentários
  • e) egocentrismo.

  • fiquei na dúvida se não poderia ser também o animismo...

  • Também fiquei na dúvida com o animismo, porém vi que a criança falou "a gente", então o foco dela é neles mesmo e não no mar como um ser animado.


ID
1755190
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Jean Piaget, o processo de assimilação

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Piaget o desenvolvimento se dá de forma gradual envolvendo a Organização, a Adaptação e a Equilibração. A adaptação refere-se a maneira com que a criança vai lidar com uma situação nova, a qual vai conflitar com as informações que ela já possui. Essa adaptação se dá em 2 etapas: Assimilação e a Acomodação. 

    Assimilação: refere-se ao processo de receber as informações e incorporar às estruturas cognitivas já existentes do sujeito. 

    Acomodação: refere-se ao processo de mudança nos esquemas existentes para incluir esse novo conhecimento (ajuste).

    A equilibração é a tendência em mantar as estruturas cognitivas em equilíbrio e é o aspecto que vai determinar a mudança da assimilação para a acomodação ( o sujeito tende a voltar ao equilibrio por isso se ajusta - acomodação).  

  • ALT E


ID
1814836
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em 1932, o psicólogo suíço Jean Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos que traziam a preocupação com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do seu estágio atual de desenvolvimento cognitivo. A etapa de submissão e obediência da criança à autoridade e às normas adultas é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    conservação, classificação e seriação.

  • De acordo com Piaget, há três dimensões do desenvolvimento moral: Anomia, heteronomia e autonomia. Na fase de anomia (até 5/6 anos) a criança não tem consciência da obrigatoriedade. A regra é puramente motora. A fase de heteronomia (entre 6 e 9 anos) a criança passa a ter interesse em participar de atividades coletivas e regradas. As regras são absorvidas como imutáveis e intangíveis. O período de autonomia (10 anos em diante) a criança começa a perceber que determinadas regras podem ser nidificadas a partir de acordos sociais.
  • Há três regras:  regra motora: pré verbal da crianca; regra coercitiva:  a criança compreende as regras como imutáveis; regra racional (as regras não são mais aceitas como dadas, a menos que atendam o desejo do outro e desde que haja decisão grupal). 

    A pesquisa de Piaget definiu a existencia de 2 períodos da experiência do indivíduo em relação a moralidade:  período do controle externo feito por um adulto, chamado moral heterônoma e moral autônoma resultado do desenvolvimento psicológico. 

  • Piaget postulou o desenvolvimento da moral en três etapas:

    - a anomia,  em que crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas, interessando-se somente pela satisfação de seus próprios interesses motores ou fantasias simbólicas,  característicos do estágio de desenvolvimento cognitivo em que se encontram: o sensório  motor (até por volta dos dois anos) e o pré-operatório ou simbólico (dos dois até cerca dos 
    seis anos de idade);
    - a heteronomia, na qual a criança acata as regras em função do sentimento  de dever à autoridade que as impôs, não garantindo, porém, sua prática, pois ainda é centrada em satisfazer os próprios desejos e  necessidades. Crianças por volta dos seis até cerca dos dez anos, não  concebem as regras como um contrato firmado entre jogadores, mas sim como algo  sagrado e imutável, pois imposto pela tradição"; e
    - autonomia, a partir dos onze anos, quando a concepção das crianças acerca das regras se assemelha a  dos adultos, assim, a criança, além de jogar seguindo efetivamente as regras, as compreende como  necessárias e decorrentes de mútuos acordos entre os jogadores, portanto, concebendo-se  como possível legislador. É a autonomia que prevalece nas relações.

    Dessa forma, compreendemos a anomia como ausência de moralidade; a moral heterônoma, como a moral da obediência, da submissão e do respeito unilateral às normas impostas pelos adultos; e a moral autônoma, como a moral da cooperação, do acordo mútuo, das regras estabelecidas por consenso.

    GABARITO: B


ID
1842907
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme a teoria de Jean Piaget: Durante o curso do desenvolvimento, o sujeito tornou-se capaz de reflexão e essa característica de executar o pensamento lhe permite fugir do concreto atual na direção do possível e do abstrato. A utilização da lógica formal torna-se a expressão das coordenadas necessárias para atingir determinada ação.
Essa maneira de pensar, acima referida, localiza esse sujeito no seguinte período do desenvolvimento:

Alternativas

ID
1892404
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de aprendizagem, segundo Piaget, os esquemas referem-se a:

Alternativas
Comentários
  • Estruturas que nos permitem organizar e interpretar as informações sobre o nosso mundo; 

  • Gabarito:   d) Estruturas que nos permitem organizar e interpretar as informações sobre o nosso mundo; 

    Cada estágio apresenta uma estrutura mental dotada de esquemas, que poderiam ser descritos como subestruturas, dinamicamente organizadas. Esses esquemas são responsáveis pela assimilação do ambiente em forma de conhecimento. A aprendizagem, nesse contexto, pode tanto ser um rearranjo de esquemas como a aquisição de novos. 

  • A) Interpretação de novas experiências em termos dos esquemas existentes; (Assimilação)

    B) Seria a modificação dos esquemas existentes a fim de que se ajustem as novas experiências; (Acomodação)

    C) Incapacidade de distinguir as próprias percepções; 

    D) Estruturas que nos permitem organizar e interpretar as informações sobre o nosso mundo; 

    E) Perspectiva que situa a criança no centro de seu mundo.  (egocentrismo)



ID
1903897
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao debate sobre o homem como ser social proposto por La Taille (1992), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) O “ser social” é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma hierarquizada.

( ) Só a partir da aquisição da linguagem inicia-se uma socialização efetiva da inteligência.

( ) O homem normal é social da mesma maneira, independente do estágio de desenvolvimento que se encontre.

( ) Incapacidade de aderir a uma escala comum de referência; conservar as definições e afirmações que fez e extrema dificuldade em se colocar no ponto de vista do outro são características concernentes ao que Piaget chamou de pensamento egocêntrico.

( ) Egocentrismo significa, dentre outras questões, que a criança ainda não tem domínio sobre seu “eu” e que, longe de ser autônoma, é heterônoma nos seus modos de pensar e agir.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) F - V - F - F - V


ID
1912633
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os conceitos de assimilação e acomodação, desenvolvidos por Jean Piaget, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qualquer ato de pensamento exige uma série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada. Este processo deve utilizar dois mecanismos: a assimilação e a acomodação. O indivíduo incorpora o objeto enquanto meio de conhecimento, fenômeno este chamado de assimilação. Assim, o sujeito assimila o objeto. Em um segundo momento, o sujeito transforma sua estrutura anterior para incorporar o objeto já assimilado, o que é chamado de acomodação.

    Uma questão importante destacada por Filgueiras (2001) é que a fim de acomodar é necessário que o sujeito antes se desequilibre estruturalmente, enquanto conjunto de esquemas (o que se generaliza em uma ação, o que permite seu reconhecimento e diferenciação de outras ações), para se equilibrar novamente. Esse equilíbrio somente se dá a partir do processo de assimilação-acomodação por meio da interação.

    Um aspecto a ser destacado quanto a questão anterior é a contribuição de Tafner (2008) ao afirmar que se o indivíduo apenas assimilasse os estímulos, ficaria com escassos esquemas cognitivos, demasiadamente generalizados. Caso isto ocorresse, osujeito não seria capaz de identificar diferenças nos objetos de conhecimento. 

  • A teoria piagetiana percebe o desenvolvimento cognitivo construído a partir do biológico. Segundo Piaget (1975), a inteligência começa a se organizar por meio de uma lógica da ação calcada sobre o biológico (reflexos inatos do bebê), ou seja, para Piaget, os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico. Desta forma, pode-se concluir que Piaget entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do indivíduo. Este conceito refere-se à relação entre o pensamento e os objetos, uma vez que a capacidade cognitiva irá construir mentalmente as estruturas capazes de serem aplicadas às do meio. O sujeito cognoscente constrói o real por meio da ação. Assim, ele os conceitos relacionados ao objeto, espaço, tempo e causalidade. 

  • Essa questão achei difícil

  • b)acomodação refere-se a mudanças que o organismo gera para melhor relacionar-se com

    estímulos ambientais.

  • Assimilação: Reconhece o que nos é familiar.

    Acomodação: A criança modifica conhecimentos prévios, produz mudanças no organismo, permintindo a melhor comprenção do mundo.

     

    Assimilação + Acomodação = Equilibração.

  • acomodação refere-se a mudanças que o organismo gera para melhor relacionar-se com estímulos ambientais.


ID
1912636
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que explicita adequadamente o esquema de desenvolvimento intelectual proposto por Piaget.

Alternativas
Comentários
  • questão muito fácil

     

    Estágio sensório-motor (certo), estágio pré-operacional, estágio de operações concretas e estágio de operações formais.

     

    Estágio pré-operacional (errado), estágio sensório-moral, estágio de operações concretas e estágio de operações formais.

     

    Estágio individual (errado), estágio social, estágio utópico e estágio inter-relacional.

     

    Estágio de operações abstratas (errado), estágio de operações concretas, estágio sensório-motor e estágio pré-operacional.

     

    Estágio de espelho (misturou com Lacan - errado), estágio do pensamento mágico, estágio inter-relacional e estágio social.

     

  • Estágio sensório-motor - de 0 a 2 anos

    Estágio pré-operacional - de 2 a 7 anos

    Estágio de operações concretas - de 7 a 11 anos

    Estágio de operações formais - 11 ou 12 anos em diante.


    "O que mais desespera, não é o impossível. Mas o possível não alcançado." Robert Mallet



ID
1944400
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Piaget, citado por Bee e Boyd (2011), as Operações Concretas, conquistadas pela criança em idade escolar, são construtores fundamentais do pensamento lógico, sendo a mais crucial de todas as operações concretas a

Alternativas

ID
1944427
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao período, no desenvolvimento cognitivo da adolescência, que é caracterizado pela habilidade de aplicar operações básicas a ideias e possibilidades, além de objetos reais, segundo Piaget, citado por Helen Bee (1997), no livro "O ciclo vital".

Alternativas

ID
1944532
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao conceito da teoria desenvolvimental que diz respeito ao repertório de ações, físicas ou mentais, que gera o conhecimento humano, descrito por Piaget, citado por Helen Bee (1997), no livro "O ciclo vital".

Alternativas

ID
1953859
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bee e Boyd (2011), assinale a opção que apresenta, de acordo com a crença de Piaget, a mais crucial de todas as operações concretas.

Alternativas

ID
1955374
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os processos de assimilação e acomodação, desenvolvidos na teoria piagetiana não se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Através do mecanismo de assimilação, o indivíduo transforma o próprio organismo, mediante a internalização do significado do problema que se apresenta.

  • através do mecanismo de assimilação, a mente modifica para dar significado ao objeto

  • • Organização e adaptação– Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.– Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.• Assimilação e acomodação– Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.– Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.• Processo desenvolvimental– Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.Estádios de Desenvolvimento


ID
1955377
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das leis do processo de desenvolvimento cognitivo elaboradas por Piaget, julgue os itens a seguir.

I. A fase em que a criança compreende que objetos diferentes podem ser compostos da mesma matéria é a lei de conservação de volume

II. Piaget desenvolveu essas leis de maneira que há uma ordem hierárquica entre elas.

III. A lei de conservação da matéria é a segunda lei, ocorrendo entre os sete e nove anos de idade.

IV. A lei de conservação de volume se refere à etapa em que a criança é capaz de compreender que uma mesma matéria pode assumir formas distintas.

V. Piaget não teve sucesso em se manter fiel à sua ideia inicial de explicar o desenvolvimento humano sob a ótica da lógica formal, pois percebeu que além dos aspectos psicológicos, o desenvolvimento cognitivo também se submete ao aspecto psicossocial.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Há apenas dois itens corretos.

  • Acredito que os ítens corretos sejam: II e IV.

  • Quais são os itens?

  • Questão desse estilo não traz nenhum aprendizado! Colabora em nada!


ID
1973776
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que NÃO contém um conceito da Teoria Piagetiana sobre a construção do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    A Zona de Desenvolvimento proximal é um conceito da teoria de Vygotsky.

  • Eita.

  • ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: Refere-se às coisas que as pessoas são capazes de fazer mas ainda não fazem porque não sabem. (Conceito de Vygotsky)

    GABARITO: C


ID
1973785
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

  • Atualização: o youtube não utiliza mais o flash player


ID
1996531
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget.

“Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget, 1989, p. 47).

A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:

Alternativas
Comentários
  • o intercâmbio de pensamento entre iguais constitui um tipo de socialização diverso das relações com o adulto.


ID
1996534
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget:

I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional.

II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido.

III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social.

Dos itens mencionados, somente:

Alternativas

ID
2021584
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Mamborê - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teórico responsável pela abrangente teoria de desenvolvimento cognitivo infantil, a qual se inicia pela capacidade inata do individuo em se adaptar ao ambiente, de forma a, gradativamente, adquirir maior competência para lidar com ele, por meio de uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes, é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Piaget:

     

    - Sensorial-motor (0 - 2 anos)
    Ao nascer, o bebe tem padrões inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificações e o desenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interação desses padrões inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O bebê então começa a construir esquemas para assimilar o ambiente.

    Nesse estágio, seu conhecimento é privado e não tocado pela experiência de outras pessoas (o mundo é ele).

    - Pré-operatório (2 – 7 anos)
    O período pré – operatório abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos)

    - Operatório concreto (7 - 11 anos) 
    O individuo consolida as conservações de número, substancia, volume e peso. Desenvolve também noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade. Organiza então o mundo de maneira lógica e operatória. É capaz de estabelecer compromissos, compreende as regras podendo ser fiel a elas.

    - Operatório formal (12 à idade adulta)
    No período formal as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Enfim, é a “abertura para todos os possíveis”.

     

    http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

  • Erikson teoria do desnvolvimento Psicossocial, o desnvolvimento hummano é determinado por interaçoe sociais , mas sob uma rotina de estgios definida por questõs INATA

  • Ué Piaget nos matérias que comprei de um cursinho deixa claro que ele não era Inatista... agora fiquei em dúvida


ID
2021590
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Mamborê - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo utilizado por Piaget, para descrever a forma de ajustamento, por meio da qual, a criança irá lidar com novas informações sobre o ambiente, através dos processos de assimilação e acomodação, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Adaptação

  • ASSIMILAÇÃO: Significa transformar as percepções de modo a torná-las idênticas ao próprio pensamento, isto é, aos esquemas anteriores. Assimilar é conservar, é de certa forma, identificar.

    ACOMODAÇÃO: É uma actividade que consiste na diferenciação de um esquema de assimilação, ou seja, é o processo pelo qual o organismo suporta a modificação do meio.

    ADAPTAÇÃO: É um equilíbrio entre dois mecanismos indissociáveis: a assimilação e a acomodação. Para que haja adaptação e desenvolvimento, é necessário que haja equilíbrio entre estes dois processos: a assimilação traduz estabilidade e continuidade e a acomodação traduz novidade e mudança.

    https://temasdapsicologia.wordpress.com/2013/08/05/piaget-adaptacao-acomodacao-assimilacao/

     

  • A adaptação da criançã ao meio é feito através deste 2 processos: assimilação quando a criança precisa inserir em seus esquemas novos conceitos e acomodação, quando ela precisa modificar esuqemas existentes.


ID
2029447
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as teorias de Piaget, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A assimilação ocorre do indivíduo para o mundo exterior, na qual a criança modifica seus esquemas para se adaptar os elementos novos da realidade.

( ) Para Piaget, a inteligência humana concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que se dá por meio da assimilação e da acomodação.

( ) A acomodação é o mecanismo que utiliza da introjeção de características do mundo externo para o indivíduo, realizando uma incorporação de dados da realidade.

( ) A inteligência, para Piaget, é a resultante e o resultado da experiência, ou seja, é através da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo integra e incorpora o mundo exterior e vai se transformando.

Alternativas

ID
2037691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia e à psicologia do desenvolvimento, julgue o item seguinte.

De acordo com Jean Piaget, a aquisição de conhecimento e crescimento intelectual estão associados à participação ativa da criança em experiências e vivências do dia a dia.

Alternativas
Comentários
  • epistemologia genética: o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social- que o rodeia.

    " o sujeito não nasce com as estruturas cognitivas"

  • Certo


ID
2047519
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Apesar de já superada em vários pontos, a teoria de Piaget ainda é uma grande referência no que diz respeito ao estudo do desenvolvimento cognitivo. Um de seus conceitos centrais é o de egocentrismo, que pode ser definido de maneira sucinta, na perspectiva piagetiana, como:

Alternativas
Comentários
  • Egocentrismo para Piaget é a centralização do pensamento. 


ID
2048953
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Alto Piquiri - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 – 2 anos), a Pré-operatória (2 – 7 anos), as Operações-concretas (8 – 11 anos) e o Operatório-formal (8 – 14 anos.

Alternativas
Comentários
  • transição


ID
2100157
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as pesquisas realizadas por Piaget sobre juízo moral, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  A evolução da prática e da consciência da regra foi estudada por Piaget por meio do jogo de bola de gude e a amarelinha. O pesquisador pedia às crianças que o ensinassem a jogar e jogassem com ele, e, em seguida, que lhe dissessem de onde vinham as regras, quem as tinha inventado, se poderiam ser modificadas.

  • Piaget argumenta que o desenvolvimento da moral abrange três fases, denominadas:
    anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.
    heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.
    autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
    Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual.

  • Gabartio - B

     A evolução da prática e da consciência da regra foi estudada por Piaget por meio do jogo de bola de gude e a amarelinha. O pesquisador pedia às crianças que o ensinassem a jogar e jogassem com ele, e, em seguida, que lhe dissessem de onde vinham as regras, quem as tinha inventado, se poderiam ser modificadas.

  • Por que a afirmação D estaria incorreta? Alguém sabe me dizer?


ID
2100175
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a concepção piagetiana das operações formais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nas operações formais, o sujeito costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um problema tal como lhe foi apresentado, isto é, abordam somente os dados reais presentes.

  • O gabarito esta errado. "O sujeito que se encontra na fase das OPERAÇÕES CONCRETAS costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um.problema tal como lhe foi apresentado, ou seja, aborda somente os dados reais presentes..." Referência: COOL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004
  • Alternativa Incorreta letra  - A 

    Nas operações formais, o sujeito costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um problema tal como lhe foi apresentado, isto é, abordam somente os dados reais presentes.


ID
2100460
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Piaget, a criança aprende, construindo e reconstruindo seu pensamento, em estágios que caracterizam o desenvolvimento cognitivo. A esses estágios chamou de: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Indique a alternativa correta, segundo as características de cada estágio do desenvolvimento infantil.

Alternativas
Comentários
  • A) O estágio pré-operatório é denominado pelo autor como a fase em que surgem as condutas de representação ou manifestações da função simbólica. Evidencia-se, assim, a importância da função simbólica como um meio que permite à criança expressar seus desejos, conflitos, etc. e adaptar-se gradativamente ao meio em que vive.

    BPeríodo Sensório-Motor (o recém-nascido e o lactente - 0 a 2 anos) Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Esses reflexos melhoram com o treino. Por exemplo, o bebê mama melhor no décimo primeiro dia de vida do que no segundo dia. Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos.No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática ou sensorio-motora, que envolve as percepções e os movimentos.

    C)Período das Operações Concretas (a infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos)

    O desenvolvimento mental, caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Estes pontos de vista podem referir-se a pessoas diferentes ou à própria criança, que "vê" um objeto ou situação com aspectos diferentes e, mesmo, conflitantes. Ela consegue coordenar estes pontos de vista e integrá-los de modo lógico e coerente. No plano afetivo, isto significa que ela será capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal.

    D)Período das Operações Concretas (a infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos)

    Outra característica deste período é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia, isto é, pensar antes de agir, considerar os vários pontos de vista simultaneamente, recuperar o passado e antecipar o futuro, se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança. Em nível de pensamento, a criança consegue:

    v   estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim;

    v   seqüenciar idéias ou eventos;

    v   trabalhar com idéias sob dois pontos de vista, simultaneamente;

    v   formar o conceito de número (no início do período, sua noção de número está vinculada a uma correspondência com o objeto concreto).

    A noção de conservação da substância do objeto (comprimento e quantidade) surge no início do período; por volta dos 9 anos, surge a noção de conservação de peso; e, ao final do período, a noção de conservação do volume.

  • Alguém sabe explicar a razão de a alternativa "a" estar errada?

     

    Ah, acho que entendi: é que a explicação da letra a refere-se ao conceito de estágio pré-operatório. Nesse estágio há o finalismo que é a tendência da criança ir construindo e interagindo com o meio para atender suas necessidades, "os objetos tem a finalidade de servi-la) (alyson barros). Me corrijam se eu estiver errada.

     

     

  • Beatriz Pinon, no período sensório-motor(zero a dois anos) as ações das criancas não são intencionais, sendo a aprendizagem um "acidente". É no pré-operatório (dois a sete anos) que ocorre o estágio egocêntrico e intuitivo. 

    Para não esquecer...

    Período sensório-motor... reflexos

    Período pré-operatório... egocentrismo

    Período das operações concretas... lógica simples e concreta

    Período das Operações formais...lógica simples, concreta e complexa/abstrata

  • Vamos analisar o que a letra D esta afirmando" 

     d)No período das Operações formais a criança, em nível do pensamento,consegue estabelecer relações de causa e efeito, assim como, de meio e fim, sequenciando idéias ou evento. 

    VeRDADEIRO tudo que a questão esta afirmando na criança já possui em nivel de pensamento no período Formal. apesar dos esquemas  terem adiquirido no período das operações concretas no periodo Formal a criança já POSSUI  oS ESQUEMAS relações de causa e efeito, assim como, de meio e fim, sequenciando idéias ou evento. Questão com duas respostas CERTAS. Alguém discorda?

  • Para mim C e D estão corretas.

  • Sabemos que um estágio mais evoluído abarca características do anterior, porém... a questão pede o que caracteriza um dado estágio. Pense naquilo que primordialmente faz aquele estágio ser o que é.

    Daí a D ser descartada como opção correta. Se você encher sua cabeça de "mais mais" terminará zerando suas específicas. Concurso preza por OBJETIVIDADE SECA! e mimimi não gera pontos.

    Marcar C e correr pra próxima.

  • Claro que a D está correta. Não é questão de mimimi.

    E como psicóloga, você nunca devia usar um termo depreciativo como mimimi....

  • Questão problemática. Apesar de podermos pensar em ganhos específicos de cada estágio, as afirmativas dizem "elas são capazes de...". Considerando que os ganhos do estágio anterior estão incorporados no estágio atual ou no seguinte, as afirmativas "elas são capazes..." estão corretas. Só uma reflexão sobre a elaboração da questão.

ID
2105872
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as proposições abaixo:
I. Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo é caracterizado por um modo de funcionar invariante e estruturas mentais que se modificam.
II. Na teoria de Jean Piaget, acomodação é a reestruturação cognitiva do objeto de acordo com a organização intelectual do sujeito.
III. Segundo Piaget, as estruturas cognitivas estão previamente formadas no sujeito.
Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • I. Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo é caracterizado por um modo de funcionar invariante e estruturas mentais que se modificam. CORRETO

    II. Na teoria de Jean Piaget, acomodação é a reestruturação cognitiva do objeto de acordo com a organização intelectual do sujeito. ERRADO - a banca está descrevendo a assimilação

    III. Segundo Piaget, as estruturas cognitivas estão previamente formadas no sujeito. - ERRADO - elas vão se desenvolvendo a partir dos estágios de maturação do sujeito.

     

     

    Letra A


ID
2109811
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo piagetiano sobre o desenvolvimento humano postula que o crescimento cognitivo infantil ocorre por meio de três processos inter-relacionados, a saber:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    organização, adaptação e equilibração 

  • GABARITO: d) organização, adaptação e equilibração

    organização= A medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.

    adaptação = Capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio. 

    equilibração=  Tendência para manter as estruturas cognitivas em equilibrio. 

  • d) organização, adaptação e equilibração 

    Organização = Assimilação

    Adaptação =    Acomodação e

                             Equilibração.

    No caso da questão, a banca utilizou de sinônimos.

     


ID
2117815
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao se falar de zona de desenvolvimento proximal, está-se referindo à teoria de desenvolvimento de:

Alternativas
Comentários
  • Lev Vygotsky.

  • ZDP - É a zona interstitial entre o desenvolvimento real e o potencial, algo proporcionado pelo auxílio de outros indivíudos, já que ele coloca a interação como uma chave para o desenvolvimento.

    Lev Vygotsky era interacionista.


ID
2132851
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, a assimilação e o equilíbrio são então alcançados.” Estamos fazendo referência à teoria de:

Alternativas
Comentários
  • Jean Piaget 


ID
2132854
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A criança deste estágio é “egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação.” O texto apresentado corresponde a características de qual fase do desenvolvimento da teoria de Piaget?

Alternativas
Comentários
  •  

            1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)

            2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos) 

          3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)

       4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)

    Período pré-operatório (2 a 7 anos): para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem

    A emergência da linguagem acarreta modificações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança, uma vez que ela possibilita as interações  interindividuais e  fornece, principalmente, a capacidade de trabalhar com representações para atribuir significados à realidade. Contudo, embora o alcance do pensamento apresente transformações importantes, ele  caracteriza-se, ainda, pelo egocentrismo, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica. 

  •  a) Sensório motor. (até 2 anos) Não há reconhecimento do seu "eu".

     b) Operatório concreto.  ( 7 anos até a adolescência). Diferenciação entre sujeito e objeto, pensamento lógico e objeto.

     c)Operatório formal. ( a parir da adolêscencia). pensamento hipotético- dedutivo, construção abstrata.

     d) Pré-operatório. (2 a 7 anos). Pensamento egocêtrico  GABARITO

     e)Não corresponde a teoria de Piaget. = Correponde sim a teoria de Piaget

  • Piaget  classifica o desenvolvimento intelectual/cognitivo das crianças em etapas ou estágios, sendo que em cada fase obedece a uma seqüência e tempo de permanência determinados pelo qual a criança vai dos conceitos básicos para o complexo, como sendo cada fase pré-requisito para a próxima:

    *Sensório-motor (zero a dois anos): Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar, provar os objetos. Nesse estágio as ações geralmente não são intencionais, a aprendizagem ocorre “acidentalmente”, por reflexos.

    Período Pré-operatório (dois a sete anos): Corresponde ao período da educação pré-escolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença. 

    Período Pré-operatório (dois a sete anos): Corresponde ao período da educação pré-escolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença. 


    Período Operatório Concreto (sete a onze anos): A criança já consegue usar a lógica para chegar as soluções da maior parte dos problemas concretos. Entretanto, sua dificuldade aumenta quando se trata de lidar com problemas não concretos.

    Período Operatório Formal (onze a quinze anos): O pensamento lógico já consegue ser aplicado a todos os problemas que surgem (o que não implica dizer que todo adolescente é totalmente lógico nas suas ações). Piaget também destaca que o desenvolvimento das operações mentais depende de um meio rico de estímulos. Em um ambiente adequado e propício, a criança desenvolve suas potencialidades, favorecendo assim não só seu crescimento físico, como o emocional e o social.

    https://www.psicoinfantil.net/fases-do-desenvolvimento/


ID
2168968
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Cipotânea - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre psicologia social é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A ) a psicologia social surgiu no século IX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências humanas. ERRADA (A psicologia social surgiu no século XX como uma área deaplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, ciência política). 

    B) Segundo Jean Piaget (1970) é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influencia sociais. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_social) CORRETA

  • Nossa! Que banca lixo é essa que tira questões do WIKIPEDIA!!


ID
2174095
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Piaget construiu teorias sobre o desenvolvimento cognitivo partindo do fato de que mudanças nos processos de pensamento das crianças resultariam na capacidade crescente de adquirir e de usar o conhecimento sobre o seu mundo. Uma característica do estágio de operações concretas é

Alternativas
Comentários
  • Estádio das operações concretas (7 - 12 anos)

        Para Piaget é neste estádio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento. As crianças são sonhadoras, muito imaginativas e criativas. É a partir deste estádio (operações concretas) que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estádio que a criança adquire a capacidade de realizar operações. Podemos definir operação como a acção interiorizada - realizada no pensamento, componivel - composta por várias acções ; reversível - pode voltar ao ponto de partida. A criança já consegue realizar operações, no entanto, precisa de realidade concreta para realizar as mesmas, ou seja, tem que ter a noção da realidade concreta para que seja possível à criança efectuar as operações.

  • O estágio operatório concreto vai de 7 a 12 anos, tem como características:

    OBS: seriação é organizar segundo critérios de diferença. estabelecendo uma ordem e uma sequência, enquanto incluir em classes é quando a criança percebe que o todo pode ser separado em partes, e para forma o todo novamente é preciso juntar as partes, a separação do todo é uma classificação.


ID
2182549
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as Teorias do desenvolvimento humano, relacione:

I - PIAGET
II - FREUD
III - ERIKSON

( ) O desenvolvimento humano e a constituição da mente explicam-se pela evolução da psicossexualidade. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica sobre o desenvolvimento é a existência de uma sexualidade infantil.
( ) Revoluciona a teoria do desenvolvimento intelectual. O seu trabalho sobre a criança enquanto "sujeito epistémico" - não enquanto sujeito individual mas como parte do desenvolvimento do pensamento humano - constitui aquilo que se designa por epistemologia genética.
( ) Leva em conta aspectos biológicos, individuais e sociais. Cada estádio é atravessado por uma crise psicossocial

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) II – I – III


    ( FREUD) O desenvolvimento humano e a constituição da mente explicam-se pela evolução da psicossexualidade. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica sobre o desenvolvimento é a existência de uma sexualidade infantil

    ( PIAGET) Revoluciona a teoria do desenvolvimento intelectual. O seu trabalho sobre a criança enquanto "sujeito epistémico" - não enquanto sujeito individual mas como parte do desenvolvimento do pensamento humano - constitui aquilo que se designa por epistemologia genética

    ( ERIKSON ) Leva em conta aspectos biológicos, individuais e sociais. Cada estádio é atravessado por uma crise psicossocial