SóProvas


ID
1574377
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Buscando responder às necessidades que emanam do cotidiano da temática sobre as políticas de saúde no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa correta que aponta a(s) correta(s).


I. Com a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública que visava a extensão dos serviços de saneamento urbano e rural, além da higiene industrial e materno-infantil, a Saúde Pública passou a ser tomada como questão social.


II. As Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) se constituíram em embrião do Seguro Social, correspondendo ao primeiro período da história da Previdência brasileira.

III. O Estado Novo, marcadamente populista, absorveu os movimentos dos grupos e respondeu às suas reivindicações através da criação do Ministério do Trabalho e dos Institutos de Trabalhadores.


IV. No governo de Rodrigues Alves, desencadearam-se ações que tiveram como vertente a chamada “Higienização". Através da figura de Osvaldo Cruz, a questão sanitária passou a ser tomada como uma questão política.

Alternativas
Comentários
  • (A) VERDADEIRA Em 1920, Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, reestruturou o Departamento Nacional de Saúde, então ligado ao Ministério da Justiça e introduziu a propaganda e a educação sanitária na técnica rotineira de ação, inovando o modelo companhista de Oswaldo Cruz que era  puramente fiscal e policial

    (B) VERDADEIRA Assim que, em 24 de janeiro de 1923, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Eloi Chaves, marco inicial da previdência social no Brasil. Através desta lei foram  instituídas as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP’s).

    (C) VERDADEIRA No Estado Novo foram criados o “Ministério do Trabalho”, o da “Indústria e Comércio”, o “Ministério da Educação e Saúde” e juntas de arbitramento trabalhista.  As antigas CAP’s são substituídas pelos INSTITUTOS DE APOSENTADORIA E PENSÕES (IAP)

    (D) VERDADEIRA Rodrigues Alves, então presidente do Brasil, nomeou Oswaldo Cruz, como Diretor do Departamento Federal de Saúde Pública, que se propôs a erradicar a epidemia de febre-amarela na cidade do Rio de Janeiro. Este modelo de intervenção ficou conhecido como  campanhista