SóProvas


ID
1574878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

      Determinada organização criminosa voltada à prática do tráfico de armas de fogo e extorsão esperava um grande carregamento de armas para dia e local previamente determinados. Durante a investigação policial dessa organização criminosa, a autoridade policial, de acordo com informações obtidas por meio de interceptações telefônicas autorizadas pelo juízo, identificou que o modus operandi da organização tinha se aprimorado, pois ela havia passado a contar com o apoio de um policial militar, cuja atribuição era negociar o preço das armas; e um policial civil, ao qual cabia a tarefa de receber o dinheiro do pagamento das armas. No local onde seria efetivada a operação, verificou-se a atuação de José, de quatorze anos de idade, a quem cabia a tarefa de receber e distribuir grande quantidade de cigarros estrangeiros contrabandeados, fomentando assim o comércio ilegal, a fim de diversificar os ramos de atividade do grupo criminoso. A autoridade policial decidiu, por sua conta e risco, retardar a intervenção policial, não tendo abordado uma van, na qual os integrantes do grupo transportavam as armas e os cigarros. Em seguida, os policiais seguiram o veículo e, horas depois, identificaram o fornecedor das armas e prenderam em flagrante os criminosos e os policiais envolvidos na organização criminosa. Após a prisão, o policial militar participante da organização criminosa negociou e decidiu colaborar com a autoridade policial, confessando, nos autos do inquérito policial, sua participação no delito imputado e também delatando outros coautores e partícipes, o que contribuiu para o esclarecimento de outros crimes.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item com base na Lei n.º 12.850/2013, que trata de organizações criminosas, investigação criminal e outras matérias correlatas.


Em face dos indícios de participação de policiais nos crimes noticiados, as respectivas corregedorias de polícia deverão instaurar inquérito policial e comunicar ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.


Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Como é uma lei basicamente recente; as questões vão cobrar, na maioria das vezes, sua literalidade. Pois, quase não há divergências doutrinárias e jurisprudenciais. Vejamos o que disciplina lei 12.850/13 que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal. Obs.: essa lei revogou a antiga 9.034/95.


    Art. 2oPromover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa:


    Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas.


    § 7o Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.


  • É o tipo de questão que você não precisa ler esse enunciado enorme para responder. Vá direto para a assertiva, pulando a historinha. é só pra perder tempo. 

  • Corregedoria instaurando inquérito policial?! Essa é nova pra mim. 

    Achei que fosse ato de delegado. 

  • CERTO 

    ART. 2 § 7o Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Letra de lei pura! Art. 2º, §7º!

  • precisava nem ler o texto...

  • Mônica, há delegados que atuam na Corregedoria da Polícia Civil. Abraços.

  • Acertei a questão, mas queria saber como é que a corregedoria da polícia militar vai investigar um crime que não é militar!!

     

  • Andressa,

    Não necessariamente a corregedoria da PM investiga crimes propriamente militares, ele julga desde punições disciplinares até processos administrativos e criminais no que tange a conduta e os bons costumes.

    uma situação hipotética é um militar seja inocentado na esfera criminal, porém seja incriminado na disciplinar.

    espero ter ajudado.

  • Art. 1º, § 5o  Se houver indícios suficientes de que o funcionário público integra organização criminosa, poderá o juiz determinar seu afastamento cautelar do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à investigação ou instrução processual.

  • Art. 2o  Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa:

    § 7o  Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

    Gab. CORRETO

  • Art, 2º, §7 da Lei 12850/13:

    § 7o  Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • O objetivo do dispositivo em tela é neutralizar o corporativismo das polícias civis e conferir maior isenção ao procedimento.

  • Gabarito : CORRETO.

     

    Lei 12850/13.

    Art, 2º § 7o  - Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

     

    Bons Estudos !!!

  • Lei 12850/13.

    Art, 2º § 7o  - Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Errei por entender que a policia militar não abre inquérito policial,mas tão somente um inquérito administrativo.

  • "as respectivas corregedorias de polícia deverão INSTAURAR INQUÉRITO POLICIAL"

    como essa questão não foi anulada à epoca?????

    texto da lei  "a corregedoria de polícia instaurará inquérito policial..."somente civil e federal...

    não ha que se falar em inquérito policial na PM ou PRF por ex...

  • Art.2º, § 7º. Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Corregedoria da PM não tem atribuição para instaurar IP para investigar crime comum, ela só pode instaurar IP para investigar crime militar. É um absurdo a banca considerar a questão correta.

    O parágrafo 7º do artigo 2º da Lei 12850/13 tem que ser analisado em conjuto com o artigo 144, parágrafo 4º, da CF;

  • Gentem, pessoal viajando na maionese, a PM tb é autoridade judiciária, só que de competência militar, em face do PM estar envolvido será instaurado um IPM (Inquérito Policial Militar).

     

    Então a assertativa está correta!

  • Pessoal existe um livro chamado codigo de processo penal Militar, dêem uma olhada la
  • Cara, pode estar certa se você ampliar os termos:


    inq pol -> inq pol mil

    mp> mpmil


    mas isso é errado no ponto de vista execução de prova, a banca te faz errar e escolhe o gabarito que quer.

  • Gab Certa

     

    Art 2°- §7°- Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta lei, a corregedoria da polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público , que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão. 

  • O inquérito que lei fala é o IPM - Inquérito Policial Militar!

  • Certo.

    É isso mesmo. Tal previsão está no Art. 2º, parágrafo 7º do diploma em estudo:

    Art. 2°Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa:

    § 7° Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

    Questão comentada pelo Prof. Douglas Vargas 

  • GABARITO CORRETO

    E só a título de complementação para eventual cobrança em prova discursiva ou oral a esse instituto dá-se o nome de INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR CONJUNTA POR DETERMINAÇÃO LEGAL também conhecido como controle externo da atividade policial exercido pelo Ministério Público.

    O nome assusta, mas nem é essas coisas todas rs

  • Deverão .... palavra maldosa.
  • CERTO.

    Letra de lei. Artigo 2°, §7°.

  • 7o§

    Se houver indícios de participação de policial nos

    crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia

    instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério

    Público, que designará membro para acompanhar o feito até

    a sua conclusão.

    "BEM COPIOU COLOU"

  • CORRETO

    ARTIGO 2°

    § 7º Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria

    de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para

    acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • O texto de referência traz informações que precisam ser consideradas para classificarmos se o excerto está correto.

    Perceba informações relevantes os indícios de participação dos policiais:
    I. "havia passado a contar com o apoio de um policial militar, cuja atribuição era negociar o preço das armas";
    I. "e um policial civil, ao qual cabia a tarefa de receber o dinheiro do pagamento das armas";
    III. "prenderam em flagrante os criminosos e os policiais envolvidos na organização criminosa".

    Assim, temos, de início, a percepção de que, de fato, há indício suficiente de participação por parte dos policiais. Na sequência, observando o art. 2º, §7º da Lei 12.850, identifica-se perfeita adequação entre a postura das corregedorias de polícia e do Ministério Público com o texto normativo, quando este enuncia que, havendo tais indícios de participação de policial, "a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão".

    Por isso,
    Resposta: CERTO.


  • CORRETO

    A QUESTÃO TRAZ EXATAMENTE O TESTO DA LEI, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.

    ARTIGO 2°

    § 7º Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria

    de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para

    acompanhar o feito até a sua conclusão.

    BIZU: PARA QUE NÃO SEJA POLÍCIA INVESTIGANDO POLÍCIA!!!

  • CERTO 

    ART. 2 § 7º  Se houver indícios de participação de POLICIAL nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Certo, Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

    seja forte e corajosa.

  • Organização criminosa

    Art. 2º § 7º Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Valeu professor juliano yamakawa!

  • mais alguém pulou o texto e foi direto para a pergunta?

  • Certo. Redação do § 7° do artigo 2.

  • Corregedoria pode abrir Inquerito policial?

  • CERTO!

    Art. 2º § 7º Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • a corregedoria tem delegado,inclusive mais de um ...

  • O texto induz vc a pensar em situação diferente da pergunta.

    O texto fala em Flagrante Delito Postergado, no qual o texto fala que a autoridade policial o fez por livre e expontânea vontade, sendo que flagrante postergado é obrigatório autorização judicial.

  • PESSOAL FALANDO QUE O TEXTO CONFUNDIU

    POR ISSO QUE NEM LI E ACERTEI KKKKKKKKKKKKKK

  • Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • Questões com texto primeiro eu leio o enunciado da questão, dps vou ao texto. Ajuda muito...

  • instaurar o i.p e comunicar o m.p.
  • GABARITO: CERTO

    Art 2°§ 7º Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.

  • CERTO

    § 7o Se houver indícios de participação de policial nos crimes de que trata esta Lei, a Corregedoria de Polícia instaurará inquérito policial e comunicará ao Ministério Público, que designará membro para acompanhar o feito até a sua conclusão.