-
Certo
A teoria de Locke opera sob a premissa de que indivíduos criam objetivos
fazendo decisões cuidadosas para isso, e são compelidos para esses
objetivos em virtude de que o objetivo foi estabelecido. [...] Os objetivos devem ser claros, desafiadores, e possíveis, e deve existir
algum método de receber "feedback". Locke acha que somente o objetivo
não é o motivador, mas sim a diferença percebida entre o que foi
efetivamente atingido e o que se planejou.
Como dito por Locke em "Construindo uma teoria prática e útil de estabelecimento de objetivos e motivação para a tarefa"
-
GAB. C O feedback próprio é mais eficiente que o feedback recebido, mas trabalhar com objetivos explícitos é importante.
Com conhecimento de mundo e apenas umas duas leituras da questão, não há como se considerar essa questão errada.
Só acho...
-
O trecho pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional poderia ter sido considerado errado, já que este não é foco da Teoria do estabelecimento de objetivos de Locke e Lathan.
Para esta teoria, a intenção de trabalhar em direção a algum objetivo constitui uma grande fonte de motivação. Os objetivos influenciam o comportamento das pessoas, dirigindo os pensamentos e ações; os específicos melhoram o desempenho, enquanto os difíceis, quando aceitos pelos funcionários (factíveis), resultam em desempenho mais elevado do que os fáceis. Estabelecer objetivos é o processo de desenvolver, negociar e formalizar metas que uma pessoa se responsabiliza por alcançar, sendo este o principal determinante da motivação relacionada à tarefa. Outro ponto que melhora o desempenho, segundo a teoria, é o feedback, pois este serve como um guia para o comportamento e ajuda a perceber as discrepâncias entre o objetivo e o desempenho.
O trecho que citei no início provavelmente foi uma conclusão do próprio Cespe usando a teoria como justificativa. É sabido que uma maior participação do funcionário no estabelecimento de metas gera maior envolvimento e maior motivação. Mas, apesar de correta, os autores não fazem essa correlação.
-
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS "Objetivos específicos e desafiadores"
- Teve por base estudos de Edwin Locker.
- Foco: estabelecimento de objetivo é a maior fonte de motivação de um funcionário.
- Crítica: Estabelecer objetivos pode trazer desvantagens:
> Foco excessivo nos padrões
> Falta de percepção das mudanças no ambiente
- Pontos importantes:
> Objetivo específicos = desempenho melhorado
> Objetivos difíceis = podem melhorar o desempenho, quando aceitos pelo funcionário
> Feedback = Serve como um guia e ajuda a perceber discrepâncias objetivo-desempenho
> Comprometimento = acreditar que consegue e querer alcançar, é maior quando:
> > Compromisso público
> > Resultados controlados
> > Objetivos autoestabelecidos (não ditados por terceiros)
> Características das tarefas:
> > Simples
> > Conhecidas
> > Independentes
> Cultura nacional:
> > Brasil e França = objetivos moderadamente difíceis (cultura coletivista)
> > EUA = objetivos difíceis (cultura individualista)
Resposta: Certo.
Comentário aleatório: Regras para Gestão de Pessoas:
(01) Leia a teoria
(02) Faça um resuminho com as palavras-chave
(03) Resolva questões.
Já vi essa questão comentada por alguns professores e nunca entendi nada, mas consigo acertá-la apenas lembrando do resumo.
At.te, CW.
-
eu não sei oq responder uma hora diz que nenhuma teoria é ideal outra hora diz q uma é a melhor eu não seiiiiiiiiiiii.... não seiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
-
kkkkkkkkkkkkkk é desesperador mesmo pedro coelho .
-
Hahahahahah tmj pedro coelho
-
Certo
Teoria do Estabelecimento de Objetivos
De acordo com Locke, a intenção de atingir um objetivo é um grande fator motivador, ou seja,que o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário.
Sob a perspectiva dessa teoria, o objetivo, uma vez estabelecido, direciona o funcionário para o seu atingimento, dizendo para ele o que precisa ser feito e qual o esforço que deverá ser gasto para isso.
Quando temos uma meta em mente, e aceitamos essa meta, tendemos a conseguir resultados melhores do que quando apenas “tentamos o nosso melhor”. Além disso, quanto mais difícil a meta, melhor será o nosso desempenho (desde que, obviamente, aceitemos a meta, ou seja, realmente tentemos atingi-la).
Teoria do Estabelecimento de Objetivos
-O desempenho é melhorado por objetivos específicos,
-Objetivos difíceis podem melhorar o desempenho mais do que os objetivos fáceis, desde que eles tenham sido aceitos pelo funcionário;
-Feedback ,
-Comprometimento com o objetivo é um dos pressupostos da Teoria, pois o funcionário precisa acreditar que consegue atingir o objetivo e precisa também querer alcançá-lo;
-Características das tarefas.
Fontes: Rodrigo Rennó e Prof. Carlos Xavier
-
Aí, Pedro Coelho, a questão não afirma que determinada teoria é melhor que a outra. Ela fala especificamente sobre a teoria dos objetivos, e qual seria o melhor comportamento do líder nessa teoria. De maneira geral, está errado dizer que determinado comportamento do líder é melhor do que outro comportamento, saca? Já que vai depender da situação que se apresenta, se as decisões precisam ser tomadas de pressa, e outras coisas. Agora, quando a questão especifica uma teoria, e fala sobre o comportamento do líder nesse cenário, aí cê tem que fazer um juízo de valor baseado no seu conhecimento da matéria.
-
kkkkkkkkkkk quem diria eu temer mais GP que AFO!
-
teoria do locke...nem o cespe sabe a definiçao direito...aff
Se a gnt pensar na teoria de liderança democratica, o desempenho é PIOR..
tipo.. wtf
-
Uma hora é uma coisa. Outra hora é outra coisa.
-
CERTO.
Teoria do estabelecimento de objetivos.
-
Teoria da Fixação de Metas - Locke e Latam
-
O item está CERTO.
A teoria da fixação (estabelecimento) de metas ou objetivos, de Edwin Locke e Gary Latham, é a teoria de motivação que provavelmente tem sido mais útil para os psicólogos organizacionais. É uma forma popular de aumentar o desempenho no trabalho. O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e seus objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos.
As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as ações. Portanto, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que se dá à meta).
As melhores metas têm uma expectativa de desempenho que a quase totalidade dos funcionários conseguirá atingir, pois advém de decisões pensadas e acordadas.
GABARITO: CERTO.
-
Como diria o Chaves: isso, isso isso! A teoria do estabelecimento de objetivos tem tudo a ver com a liderança participativa, pois esta proporciona metas claras, específicas e desafiadoras (cenário ideal dos estudos de Locke), além de fornecerem sempre feedback. Portanto, corretíssima!
Gabarito: C
-
Pedro Coelho, eu pensei o msm
-
A teoria do estabelecimento dos objetivos (também conhecida como teoria da autoeficácia) diz que os indivíduos tendem a desempenhar melhor suas funções quando têm metas desafiadores e confiam que alcançaram as metas. Para motivar um colaborador através desta teoria, o líder ou gestor deveria desenvolver um estilo mais participativo com sua equipe, estabelecendo metas e objetivos claros e desafiadores e, além disso, deve fornecer continuamente um “feedback” dos seus resultados. Desta forma, o gabarito é mesmo questão certa.
Prof. Rodrigo Rennó
-
Sugestão: vamor virar teóricos também.
Fico abismada como já tive tanta aula com professores diferentes, e há teorias que nunca vi.
-
CERTO
-
-
A teoria do estabelecimento dos objetivos (também conhecida como teoria da autoeficácia) diz que os indivíduos tendem a desempenhar melhor suas funções quando têm metas desafiadores e confiam que alcançarão as metas. Para motivar um colaborador através desta teoria, o líder ou gestor deveria desenvolver um estilo mais participativo com sua equipe, estabelecendo metas e objetivos claros e desafiadores e, além disso, deve fornecer continuamente um “feedback” dos seus resultados. Gabarito: correta.
FONTE: Rodrigo Rennó.
-
Sim! Para a Teoria da Definição dos Objetivos, objetivos específicos, claros, difíceis, aceitos pelos subordinados, e com feedback, conduzem a melhores desempenhos.
#foconofoco #pcrn
-
Para a Teoria da Definição dos Objetivos, objetivos específicos, claros, difíceis, aceitos pelos subordinados, e com feedback, conduzem a melhores desempenhos.