SóProvas


ID
1575064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os diversos modelos de políticas e de práticas de gestão de pessoas visam tornar mais eficientes o desempenho humano e o organizacional. A esse respeito, julgue o seguinte item.


Lideranças focadas no controle das tarefas, das atividades e dos processos de trabalho tendem a ser mais prejudiciais à eficiência dos trabalhos desenvolvidos pelos seus liderados se comparadas àquelas lideranças orientadas para as relações interpessoais e grupais.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. A doutrina entende que a Liderança focada na Tarefa, a curto prazo, não é prejudicial. 

  • Além do que a Vanessa disse, temos também que estamos vivendo a liderança situacional, logo, a liderança vai variar conforme a necessidade. E de acordo com a necessidade, podemos precisar de voltar a gestão para o controle de tarefas, assim como podemos relaxar o controle; ou seja, varia de acordo com a situação organizacional, com a situação do ambiente, com a situação dos colaboradores, dos stackholders (espero ter escrito certo, rs).

    Então, não podemos generalizar dizendo que a liderança focada em controle das tarefas são mais prejudiciais que outros tipos de liderança. Tudo será bom se empregado corretamente.


    Questão errada!

  • Gabarito ERRADO

    Líderes orientados para tarefas seriam mais focados nos resultados e nos objetivos organizacionais.

    e líderes orientados para pessoas - naturalmente, estariam mais voltados para o bem estar de sua equipe.


    Uma revisão recente das teorias comportamentais de liderança revelou que os seguidores de líderes orientados para as pessoas estavam mais satisfeitos com seus trabalhos, mais motivados e tinham mais respeito por seus líderes. Por sua vez, a liderança orientada para a produção estava mais relacionada com níveis de produtividade do grupo e da organização mais elevados e com avaliação de desempenho mais positivas.Apesar de o grau de motivação ser menor.


  • É stakeholders Anderson Maria! Abraço!

  • ridículo! o gabarito é certo! ela não definiu que é pior, disse que geralmente é.. nem adianta comentar esse tipo de questao

  • OUTRA QUESTÃO ABSURDA DA DEPEN !


  • A liderança com foco no controle de atividades e tarefas é eficaz se utilizada em curto prazo,  em pessoal pouco qualificado e com pouca maturidade. Conforme os funcionários vão se qualificando,  ficando experientes e as tarefas mais estruturadas,  ai sim,  esse tipo de liderança se torna inconveniente,  sendo mais indicadas lideranças orientadas para as relações interpessoais e grupais.

    Foi assim que pensei,  espero ter ajudado.


  • Concluindo: o erro está em afirmar que "tendem a ser mais prejudiciais".


    Tanto a liderança focada em tarefas/atividades/processos quanto a liderança orientada para as relações interpessoais e grupais serão benéficas desde que aplicadas adequadamente. A aplicação de uma ou outra pode acontecer naturalmente, dependendo da dinâmica/necessidade da empresa (do nível de capacitação do indivíduo ou grupo).


    Como bem explicou o nosso colega William Soares:
    A liderança com foco no controle de atividades e tarefas é eficaz se utilizada em curto prazo,  em pessoal pouco qualificado e com pouca maturidade.
    Conforme os funcionários vão se qualificando,  ficando experientes e as tarefas mais estruturadas,  ai sim,  esse tipo de liderança se torna inconveniente,  sendo mais indicadas lideranças orientadas para as relações interpessoais e grupais.


    Ambas fazem parte de um processo evolutivo.

  • Fiedler distingue os estilos de liderança em dois:

    Lideres focados na tarefa (que dariam mais importância aos resultados e metas do que às pessoas)

    Líderes focados no relacionamento pessoal (que dariam mais importância às pessoas do que ao alcance das metas).
     

    Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

    -

    RODRIGO RENNO  "Administração para Concursos Públicos"

    ERRADA
     

  • Também acho uma questão totalmente dispensável, pois certamente não há consenso entre os pesquisadores. É o tipo de percepção que muda de tempos em tempos. CESPE, francamente...!

  • Não existe um modelo de liderança mais prejudicial nem um que traga mais benefícios, não existe uma receita de bolo que funciona da melhor forma e em qualquer caso. Cada organização vai pedir um tipo de gestão de acordo com diversos fatores: maturidade das pessoas, ambiente, etc, etc, etc...

     

     

  • atividades ... eficiência e produtividade maior= tendem a autocrática = DAD dominante diretiva e autorcrática

    pessoas mais contentes, melhor relação = DEMOCRÁTICA 

  • De acordo com Fiedler : liderança é uma função da pessoa  dependendo  da situação vivenciada.

    fonte : Andréia Ribas 

     

  • Liderança focada na tarefa = são mais eficientes (fazer mais em menos tempo e corretamente) do que a liderança focada no relacionamento (há certa perda de eficiência, pois se quer agradar aos liderados) 

  • porra acertei, mas acabei de resolver uma questão acima dizendo que o melhor método é o democratico e foi tomado como certo... que raciocinio levo para a prova meu deus?? 

  • Pedro Coelho, leve o raciocínio de que, em regra, não há um "método" melhor. Isso no sentido de que não existe uma liderança "superior", mas que o estilo depende da situação em que o líder estiver envolvido. Em muitas situações, inclusive, os líderes autocráticos são os que conseguem entregar o melhor resultado. Um exemplo de uma situação assim seria quando uma decisão tem que ser tomada rapidamente, aí o líder tem que "tomar as rédeas" da situação, entende? Imagina ter que ouvir cada um sobre o que se deve fazer numa situação como essas, a demora que seria... Veja a seguinte questão nesse sentido (a parte destacada em vermelho é o erro da questão):

    Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as pessoas a perceberem a influência do líder em situações de maior ou menor estabilidade (CESPE, GABARTO: ERRADA). 

    Tenha em mente também que, segundo a teoria da Contingência de Fiedler, em situações extremamente favoráveis ou desfavoráveis, o líder focado na tarefa se sairia melhor. Já em situações intermediárias, o líder voltado para o relacionamento que seria melhor.

    Eu não sei qual questão você fez, mas eu fiz uma que meio que misturou tudo, o estilo voltado para as tarefas e o voltado para os relacionamentos, e disse que esse seria um estilo que contribuiria para um bom desempenho das pessoas por ser um estilo integrador (o gabarito da questão é "certo"):

    Líderes contribuem para o bom desempenho de pessoas e equipes de trabalho ao adotarem ações orientadas às tarefas e às atividades, bem como ações orientadas aos relacionamentos interpessoais, o que caracteriza um estilo integrador, conforme as abordagens comportamentais (CESPE, GABARITO: CERTA).  

  • De modo bastante resumido:

    - Liderança para TAREFA: + EFICIENTE / PRODUZ +

    - Liderança para RELACIONAMENTO: + QUALIDADE / PRODUZ - 

  • Liderança voltada para as tarefas ----------------> é mais EFICIENTE nas TAREFAS

    Já a liderança contemporânea (voltada para as pessoas) --------> extrai melhor comportamento dos funcionários,ou seja,  melhor ambiente/qualidade de vida

  • Gabarito: Errado

     

    A liderança focada na tarefa, não é prejudicial, os resultados são mais rápidos. Pouco diálogo ou quase nenhum. A base do "chicote".

  • O item está ERRADO.

    O comportamento do líder orientado para as tarefas, atividades e processos de trabalho está focado na atividade rotineira do trabalho, enfatizando seus aspectos técnicos, metódicos e práticos, caracterizada por forte pressão e supervisão da produção, tudo isso para a obtenção do objetivo maior que é a execução das tarefas organizacionais (EFICIÊNCIA).

    Por sua vez, o comportamento do líder orientado para as relações interpessoais e grupais volta-se para os aspectos humanos do trabalho, com foco no relacionamento interpessoal e em um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento eficaz da equipe.

     

    Logo, corrigindo o item, temos:

    Lideranças focadas no controle das tarefas, das atividades e dos processos de trabalho tendem a ser mais BENÉFICASà eficiência dos trabalhos desenvolvidos pelos seus liderados se comparadas àquelas lideranças orientadas para as relações interpessoais e grupais.

  • O olho do dono é que engorda o gado.

  • Gabarito - Errado.

    Teoria da contingência de Fiedler - 2 estilos - focado nas tarefas x focado nos relacionamentos;

    Conclusões de Fiedler : Descobriu que os líderes mais focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas desfavoráveis.

  • estudos de Michigan (likert) teve como resultado melhor o líder de pessoal. Já Fiedler concluiu que era o líder de tarefas. Aí fica difícil, a banca tem que escolher o teórico não jogar pra você afirmar qual é
  • Alguma Indicação de literatura? Valeu, pessoal.

  • Achismos...

    "tendem a ser mais prejudiciais". Prejudiciais creio ser um termo inadequado. Depende do negócio; é o mesmo sobre a teoria X e Y, não há que falar quem é a melhor.

  • ERRADO

  • Cespe e suas alucinações nas formulações de questões

  • O enunciado está errado em sob diferentes pontos de interpretação.

    Preliminarmente, sabemos que as teorias da liderança mais modernas são situacionais, ou seja, sustentam que não existe uma melhor forma de liderar. O que existe é uma forma mais adequada diante de contingências e circunstâncias específicas. Assim, erra ao enunciado ao afirmar que um tipo de liderança é mais prejudicial do que outra, posto que devem ser consideradas as circunstâncias.

    Uma outra forma de interpretamos esse enunciado é a partir da dicotomia de liderança: orientação para tarefa x orientação para pessoas. Dentro dessa classificação, a orientação para tarefas possui uma maior preocupação com a eficiência (métodos, procedimentos e formas de realizar as atividades), por isso o enunciado erra ao afirmar que esse tipo de orientação seria prejudicial à eficiência.

    Do exposto, de um jeito ou de outro, o enunciado está errado!

    Gabarito: ERRADO

  • AHHHHH CESPE! Como um líder focado em realizações de tarefas o dia todo, não pode ser prejudicial aos seus colaboradores ? kkkkk

  • Puxando um gancho da matéria de Administração Geral.

    Essa questão fala muito sobre conceito da Adm. Científica, abordada por Taylor: Foco nas tarefas e na eficiência.

  • #Respondi errado!!!