-
Fim do desemprego, miséria e analfabetismo.
-
Cuba é uma república socialista, por essa informação ja teriamos como responder essa questão...
-
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro
-
Parei de ler no 1958. Os revolucionários entraram em Havana em 1959 (1º de janeiro, mas já em 1959).
-
Errado.
Mas é importante lembrar que a Revolução Cubana, a princípio, era pautada no desejo da democracia. Os rumos socialistas se desenrolaram em função da aproximação com a URSS apenas depois da revolução.
-
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro.[8] O apoio soviético depois do movimento armado enfatizou seu caráter anticapitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. Todavia, essas características ficaram claras apenas depois da revolução, não sendo o seu foco inicial, segundo alguns historiadores, que alegam que o rumo comunista foi tomado após a falta de apoio dos Estados Unidos à revolução de Fidel Castro. O termo "Revolução Cubana" é genericamente utilizado como sinônimo do castrismo, governo autoritário, mas que em sua origem notabilizou-se pela implantação de uma série de programas assistencialistas sociais e econômicos, notadamente alfabetização e acesso a saúde universal.
Fonte: wikipedia
-
Revolução cubana com o advento de um governo popular e democrático???? Brincadeira né?!
-
O que devemos lembrar, e o que pouca gente sabe, é que após a derrubada de Fulgencio Batista do poder... Fidel Castro não era socialista! e tentou uma aproximação com os Estados Unidos, no entanto, Fidel queria comprar petróleo mais barato...e no caso.. era o da União Soviética... os Estados unidos viu isso como um afrontamento e começa, assim, os conflitos e, a partir desse ponto, Fidel Castro declara o Socialismo!
-
O trecho transcrito, do historiador José Murilo de Carvalho, toca em um tema bastante sensível na história de Estados Latino–americanos e, em particular, na história do Brasil: a construção da cidadania e a questão dos Direitos Humanos da população. No Brasil, em grande parte por conta da forma de relação entre Estado e sociedade civil que se estabeleceu desde a época colonial – baseada em compadrios e concessões, Direitos Humanos são entendidos, via de regra, como benesse do Estado ou ainda deste ou daquele governo. E, não como direitos independentes da ação do governo . Isso pode resultar em uma cidadania passiva e receptora ao invés de ativa e reivindicadora. Ao mesmo tempo a “não concessão" por parte dos governos leva a crises não só dos governos mas até mesmo das instituições de Estado.
A partir do exposto no trecho cabe a análise da afirmativa proposta, relativo a ditaduras e construção de cidadania.
A afirmativa defende a ideia de que a Revolução Cubana estabeleceu um Estado com governo popular democrático, com ampla defesa dos direitos civis e liberdades individuais para todos.
O que está dito é falso. A Revolução Cubana, mesmo que não tenha se iniciado com este propósito, estabeleceu uma ditadura de caráter socialista, na qual os direitos do cidadão estavam submetidos aos interesses do Estado.
RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
-
teve como resultado o estabelecimento de um governo popular e democrático
ERRADO.
estabeleceu uma ditadura de caráter socialista.
-
ERRADO
- Formou-se um governo ditatorial, sendo que Fidel Castro passou a ser considerado um dos grandes ditadores do século XX.
PMAL 2021
-
Revolução cubana: movimento popular que derrubou o governo do presidente Fulgênico Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro – ditatura
-
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro
-
Camarada Fidel rindo disso