SóProvas



Questões de Trinta anos de ouro: expansão do socialismo ( 1945- 1975)


ID
29500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Política Externa Independente (1961-1964), julgue
(C ou E) os itens a seguir.

Convocado para opinar na Organização dos Estados Americanos, o Brasil votou contra o bloqueio naval imposto a Cuba pelos Estados Unidos da América em 1962.

Alternativas
Comentários
  • Por ocasião da crise dos mísseis de Cuba, em outubro de 1962, o Brasil votou, na OEA, favoravelmente ao bloqueio naval da ilha levado a efeito pelos EUA.
  • ERRADO.

    Acredito que as pessoas que erraram a questão pelo do fato de que:
    Brasil não apoiou a Invasão da Baía dos Porcos em 1961. Na votação contra expulsão de CUBA da OEA em 1962, o Brasil se absteve.
  • A tentativa de Invasão à Baía dos Porcos, conhecida em Cuba como La Batalla de Girón, ocorreu em 1961. Realmente, o Brasil se recusou a apoiar os EUA no momento em que se planejava tomar atitude armada contra a Ilha.

    Boa sorte!

  • ERRADO

     

    O governo brasileiro, na OEA, votou favoravelmente ao bloqueio, mas manteve-se contrário à intervenção militar, conforme informou Hermes Lima à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

  • No caso dos mísseis em Cuba, o Brasil estava pensando na segurança do hemisfério

  • O Brasil não votou nem a favor, nem contra. O Brasil se absteve o que foi entendido pelos EUA como votar contra.
  • Ao que comentaram em sentido contrário, segundo a matéria abaixo o Brasil votou a favor do bloqueio:

    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,como-o-brasil-viu-o-mundo-a-beira-do-abismo-nuclear,937785

  • Foram três votações diferentes com relação a Cuba nesse período:


    Bloqueio naval --> A favor
    Intervenção militar --> Contra
    Expulsão da OEA --> Absteve-se

  • O Brasil durante a Segunda Guerra Mundial tava aliada aos Estados Unidos, ou seja, a maioria da medidas do U.S.A o Brasil tinha que apoiar.

    Gabarito: E.


ID
398554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e
contemporânea.

O realismo socialista, política cultural da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, incentivou as vanguardas artísticas, como o Surrealismo, com o objetivo de denunciar o conservadorismo artístico do mundo capitalista.

Alternativas
Comentários
  • A URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) não tinha como política cultural o socialismo.

  • Trecho da wikipedia.

    "De forma geral, o estilo do Realismo Socialista é desprezado pelos artistas das vanguardas ocidentais, como uma orientação doutrinária e artificial da liberdade de criação. Entre eles, notavelmente, estava Pablo Picasso, que, ao mesmo tempo em que concordava e apoiava o socialismo e a política soviética contribuía com sua produção artística pessoal para o uma estética alternativa a esta. O holandês Piet Mondrian também escreveu artigos em que atacava o doutrinamento da arte soviética, antes da Segunda Guerra Mundial. Outro ferrenho adversário do Realismo Socialista foi o crítico de arte estadunidense Clement Greenberg.

    É fundamental citar, entre os críticos do realismo socialista, o francês André Breton que, juntamente com o dissidente russo Leon Trotsky, lançou o Manifesto por uma Arte Revolucionária Independente."

  • O realismo socialista não incentivava o Surrealismo. Sobre sua premissas: "Nas artes plásticas qualquer tentativa de renovação era condenada. Só se admitia a pintura clássica, mas sempre com temas bem definidos: o estímulo ao trabalho, o elogio aos defensores da pátria. Surrealismo, por exemplo, nem pensar.(...) Para os artistas, os personagens principais deveriam ser operários e camponeses (e, durante a guerra, soldados): figuras vigorosas, alegres, com um ar de esperança. Os compositores tinham de produzir música vibrante; suas obras também giravam em torno de temas ligados à vitória do comunismo. E o mesmo se pode dizer de cineastas e dramaturgos." fonte: academia.org.br ()

  • Surrealismo nasceu na França, e foi um movimento de vanguarda que veio a caracterizar o movimento modernista, posteriormente.


ID
691246
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à Revolução Cubana e aos seus desdobramentos.

Alternativas
Comentários
  • Justificando alternativas:

    I e II - A reaproximação entre Cuba e EUA se deu no governo de Barack Obama, quando houve redução do embargo econômico imposto desde 1962, como resposta ao alinhamento socialista da revolução e ao fracasso no ataque à Baia dos Porcos. O Obama por vezes se gabava de trazer os charutos cubanos de volta aos americanos (cuban cigars).

    III - Correta. No início a revolução tinha caráter nacionalista, isto é, apenas pretendia implantar reformas imediatas de justiça social, como reforma agrária, moradia, saúde, etc. Alguns pequenos conflitos com os EUA e a influência do líder revolucionário Che Guevara trouxe o socialismo à tona, passando a alinhar-se à URSS.

    IV - alternativa totalmente incoerente

    V - Proteção norte-americana? Não, foi soviética. A crise dos mísseis, de 1962, marcou o grande medo do conflito nuclear. Foi determinado, em sua função, a desativação das armas nucleares tanto em Cuba, por parte da URSS, como na Turquia (e alguns outros países), por parte dos EUA.

    Questão excelente pra revisar o conteúdo.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
713908
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As experiências guerrilheiras na Venezuela (1962-1970), na Colômbia (1964-1996), no Peru (1961-1964), no Brasil (1968-1969), na Argentina (1969) e no Uruguai (1968-1973) foram influenciadas pelo(a)

Alternativas

ID
737473
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento sionista, analise as afirmativas abaixo e, a seguir assinale a alternativa correta.

I. Movimento nacionalista criado pelo escritor húngaro Theodor Herzl que defendia a criação do Estado palestino.

II. Os kibutzim, foram criados por imigrantes sionistas de influência socialista.

III. Caracterizou-se como movimento político nacionalista que desconsiderava os aspectos religiosos como elemento de luta pela formação do Estado judaico na Palestina.

Alternativas
Comentários
  • Alt. B

    Sionismo é um termo que deriva da palavra hebraica “Tzion”, Sião, que significa “cume,” “lugar elevado”, “monte”. Aparecido no fim do século XIX, o sionismo foi um movimento nacionalista judaico que tinha por objetivo central a defesa da formação de uma nação judaica, bem como da , ou uma Eretz Israel, isto é, a “Terra de Israel”.


ID
799735
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tentativa de criação de um Estado Socialista na França, na década de 70 do século XIX, conhecida como Comuna de Paris, é compreendida como

Alternativas

ID
1151863
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São características da ideologia do Nacional-Socialismo:

Alternativas
Comentários
  • c) militarismo, antissemitismo e partido único.


    Na Alemanha, o movimento fascista foi chamado de nazista, que é abreviação de nacional- socialista. Claro que não tinha nada de socialista, pois abominavam a igualdade e a democracia. O socialismo estava tão popular, que até os nazistas utilizaram esse nome. 

    Características:

    Militarismo: Principio de fortalecer seus exércitos para a defesa e executar uma politica imperialista;

    Antissemitismo: É o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso.

    Unipartidarismo: Só era admitida a existência de um partido politico;

    Totalitarismo: O Estado tem o controle absoluto de tudo;

    Nacionalismo: Exaltação de tudo quanto era próprio da nação;

    Corporativismo: Os sindicatos deveriam desaparecer dando lugar as corporações, organismos que reunião patrões e empregados, cuja função era administrar a economia sob o controle do Estado;

    Antiliberalismo: Ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensa;

    Expansionismo: A conquista de novas terras pelos alemães era justificada pela necessidade do espaço vital para que a raça ariana pudesse se multiplicar (Direito de aumentar o território);

    Propaganda controlada: O Estado controla a propaganda com a finalidade de fortalecer o sentimento de patriotismo, culto ao chefe e a disciplina;

    Culto de personalidade: Exaltação ao chefe e suas realizações;

    Racismo: Consideravam a raça ariana a única pura e, por isso, a única capaz de colaborar para o aperfeiçoamento  do gênero humano.

  • O militarismo acredita na guerra como fator de grandeza e prosperidade. Assim, a sociedade só consegue se desenvolver quando governada ou guiada por conceitos incorporados na cultura, na doutrina ou no sistema militares. Já a ideia do antissemitismo impregnou a setores cada vez mais amplos da população alemã (exército, professores, classes-médias rurais e urbanas). Uma poderosa imigração judaica em começos do século XX proveniente da Europa do leste e a concentração dos judeus em certos setores da vida nacional (bancos, comércio, profissões liberais, imprensa) não fizeram mais que exacerbar, em ocasião da crise econômica e política, sentimentos já arraigados naquele povo. Por fim, o partido único foi colocado em prática por meio da dominação do poder executivo e judiciário, do enfraquecimento do poder legislativo, da perseguição de opositores políticos e da implantação de um regime ditatorial.

    A alternativa correta é a letra C. 

  • Nacional Socialista = Nazismo


ID
1153459
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fosse com militares ou civis, a África esteve por vários anos entregue a ditadores. Em alguns países, vigorava uma espécie de semidemocracia, com uma oposição consentida e controlada, um regime que era, em última análise, um governo autoritário. A única saída para os insatisfeitos e também para aqueles que tinham ambições de poder passou a ser a luta armada. Alguns países foram castigados por ferozes guerras civis, que, em certos casos, foram alongadas por interesses extracontinentais.

Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos.
Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 139.

Entre os exemplos do alongamento dos conflitos internos nos países africanos em função de “interesses extracontinentais”, a que se refere o texto, pode-se citar a participação

Alternativas

ID
1564549
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em meados do século XIX, o historiador francês Alexis de Tocqueville fez uma das mais fascinantes previsões sobre o futuro da História. Comparando russos e norte-americanos, previu que cada qual, por seus próprios meios parecia destinado a guiar um dia, o destino de sua metade da Terra."
                                                                                                                                               (Alexis Tocqueville)


Em meados do século XIX, Karl Marx afirmava que o capitalismo punha no lugar da autossuficiência e do isolamento das nações 'uma circulação universal', uma interdependência geral dos países. Em decorrência, o capitalismo tendia a conquistar a terra inteira como um mercado e a anular o espaço por meio do tempo, isto é, a reduzir a um ministro o tempo tomado pelo movimento de um lugar a outro."
                                                                                                                                                             (Karl Marx) 

Sobre o pensamento exposto nas previsões é correto afirmar:  


Alternativas

ID
1575757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.


                                                                  José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil. O longo caminho.
                                                           Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).


A partir das ideias do texto acima, julgue o item subsequente, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.


A Revolução Cubana, que derrubou o ditador Fulgencio Batista em 1958, teve como resultado o estabelecimento de um governo popular e democrático, caracterizado pela proteção aos direitos civis e às liberdades individuais.


Alternativas
Comentários
  • Fim do desemprego, miséria e analfabetismo.

  • Cuba é uma república socialista, por essa informação ja teriamos como responder essa questão...

  • Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro

  • Parei de ler no 1958. Os revolucionários entraram em Havana em 1959 (1º de janeiro, mas já em 1959).

  • Errado.

    Mas é importante lembrar que a Revolução Cubana, a princípio, era pautada no desejo da democracia. Os rumos socialistas se desenrolaram em função da aproximação com a URSS apenas depois da revolução.

  • Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro.[8] O apoio soviético depois do movimento armado enfatizou seu caráter anticapitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. Todavia, essas características ficaram claras apenas depois da revolução, não sendo o seu foco inicial, segundo alguns historiadores, que alegam que o rumo comunista foi tomado após a falta de apoio dos Estados Unidos à revolução de Fidel Castro. O termo "Revolução Cubana" é genericamente utilizado como sinônimo do castrismo, governo autoritário, mas que em sua origem notabilizou-se pela implantação de uma série de programas assistencialistas sociais e econômicos, notadamente alfabetização e acesso a saúde universal.

    Fonte: wikipedia

  • Revolução cubana com o advento de um governo popular e democrático???? Brincadeira né?!

  • O que devemos lembrar, e o que pouca gente sabe, é que após a derrubada de Fulgencio Batista do poder... Fidel Castro não era socialista! e tentou uma aproximação com os Estados Unidos, no entanto, Fidel queria comprar petróleo mais barato...e no caso.. era o da União Soviética... os Estados unidos viu isso como um afrontamento e começa, assim, os conflitos e, a partir desse ponto, Fidel Castro declara o Socialismo!

  • O trecho transcrito, do historiador José Murilo de Carvalho, toca em um tema bastante sensível na história de Estados Latino–americanos e, em particular, na história do Brasil: a construção da cidadania e a questão dos Direitos Humanos da população. No Brasil, em grande parte por conta da forma de relação entre Estado e sociedade civil que se estabeleceu desde a época colonial – baseada em compadrios e concessões, Direitos Humanos são entendidos, via de regra, como benesse do Estado ou ainda deste ou daquele governo. E, não como direitos independentes da ação do governo . Isso pode resultar em uma cidadania passiva e receptora ao invés de ativa e reivindicadora. Ao mesmo tempo a “não concessão" por parte dos governos leva a crises não só dos governos mas até mesmo das instituições de Estado.
    A partir do exposto no trecho cabe a análise da afirmativa proposta, relativo a ditaduras e  construção de cidadania.

    A afirmativa defende a ideia de que a Revolução Cubana estabeleceu um Estado com governo popular democrático, com ampla defesa dos direitos civis e liberdades individuais para todos. O que está dito é falso. A Revolução Cubana, mesmo que não tenha se iniciado com este propósito, estabeleceu uma ditadura de caráter socialista, na qual os direitos do cidadão estavam submetidos aos interesses do Estado.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • teve como resultado o estabelecimento de um governo popular e democrático

    ERRADO.

    estabeleceu uma ditadura de caráter socialista.

  • ERRADO

    • Formou-se um governo ditatorial, sendo que Fidel Castro passou a ser considerado um dos grandes ditadores do século XX.

    PMAL 2021

  • Revolução cubana: movimento popular que derrubou o governo do presidente Fulgênico Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro – ditatura 

  • Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro

  • Camarada Fidel rindo disso


ID
1912306
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A experiência de transição democrática ao socialismo, desenvolvida pelo governo de Salvador Allende, no Chile de 1970 a 1973, e a revolução cubana de 1959 assemelham-se

Alternativas
Comentários
  • Questão não é complicada, as afirmativas tem erros bem destacados.

    A experiência de transição democrática ao socialismo, desenvolvida pelo governo de Salvador Allende, no Chile de 1970 a 1973, e a revolução cubana de 1959 assemelham-se

    A) pela disposição de desenvolver reformas profundas, capazes de transformar a ordem social nos dois países.

    B) pelo apoio internacional que Chile e Cuba receberam, respectivamente, de Estados Unidos e União Soviética. -> EUA apoiava projetos capitalistas, jamais socialistas.

    C) pelo caráter liberal das propostas, que, no Chile e em Cuba, nasceram de lutas contra regimes ditatoriais. -> liberal é o contrário de socialista.

    D) pela presença de projetos políticos liberais, o que resultou em regimes bastante sensíveis às pressões internas e externas. -> liberal é o contrário de socialista

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
2068366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

O socialismo no século XIX fundou-se não apenas nas formulações teóricas dos intelectuais que o idealizaram, como Charles Fourrier, Louis Blanc e Karl Marx, mas também na prática de movimentos como o socialismo cristão, o sindicalismo e o cooperativismo.

Alternativas
Comentários
  • socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o modelo de sociedade socialista é o que mais se aproxima do modelo de sociedade que preze pelo amor, caridade e demais ensinamentos de Jesus, ao passo que o modelo de organização capitalista valoriza princípios opostos ao cristianismo como acumulo de capital e meios de produção, de modo que a fé demanda uma opção consciente pelo socialismo.

    Em termos políticos, os socialistas cristãos formam um grupo extremamente heterogêneo que se insere desde a esquerda à centro-esquerda, com a compreensão de que toda a Cristandade não pode deixar de buscar o sentido social do ensinamento. O socialismo religioso é uma compreensão de o socialismo se coloca como uma opção de organização social que permite aos cristãos viverem em comunhão.

    Historicamente, embora o movimento religioso-socialista dentro da igreja sempre tenha sido um movimento minoritário, foi de grande importância, principalmente para o desenvolvimento da social democracia, no combate aos grupos fascistas e na redemocratização em países como Portugal e Brasil, além de trazer à tona a discussão da relação entre a Igreja e os trabalhadores e da igreja e o socialismo.

    Karl Barth, um dos principais teólogos protestantes disse logo após se filiar ao Partido Social Democrata da Suíça em fevereiro 1915:

    “Um verdadeiro cristão deve ser um socialista (se ele realmente quiser viver o cristianismo a sério).

    Hoje, em Portugal a grande referência do Socialismo Cristão é o Cláudio Anaia , militante do Partido Socialista há mais de 25 anos e militante honorário da Juventude Socialista.

  • Vivendo e aprendendo. Essa do socialismo cristão pra mim é nova, mas faz muito sentido.

  • Acho que estaria mais correta se o verbo fosse "difundiu-se", uma vez que o sindicalismo e o cooperativismo parecem ter sido mais consequências do socialismo do que propriamente o fundamento.  

  • errei por conta do socialismo cristão...rs 

    vivendo e aprendendo

  • socialismo cristão é lasca.

  • Não é a toa que o nascimento da sociedade industrial é conhecido como “Revolução Industrial". A produção em grandes quantidades, em série, com divisão de trabalho por especialização e a utilização da energia mecânica trouxe uma séria modificação na estrutura socioeconômica da Comunidade Humana como um todo. Nasceu a sociedade industrial capitalista. A rápida expansão industrial no século XIX gerou a necessidade de uma significativa quantidade de trabalhadores. No entanto, a não qualificação dos operários fazia com que recebessem péssimos salários e, ficassem presos ao ritmo exaustivo de trabalho que lhes era imposto. 

    O que caracterizou a vida do operariado nos primeiros tempos foram as excessivas horas de trabalho, baixos salários, condições insalubres de trabalho, e de vida. A existência deste panorama levou ao desenvolvimento de correntes de pensamento de caráter radical tais como o socialismo e o anarquismo. A proposta era a de repensar e reestruturar a sociedade industrial de forma a eliminar a exploração dos trabalhadores que dependiam – e dependem até hoje – de salários para a sua sobrevivência. 

    As correntes ideológicas, por sua vez, embasaram movimentos sociais de defesa dos direitos dos trabalhadores tais como o sindicalismo e o socialismo cristão. A afirmativa apresentada na questão está correta. O tema é clássico dentro dos estudos e pesquisas o mundo ocidental no século XIX . Há obras específicas sobre a questão como as publicações de René Remond ( O século XIX) e de Serge Bernstein ( História do Século XIX) 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Link útil: https://www.britannica.com/topic/Christian-Socialism

ID
2068369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

Como intelectual engajado e agitador político, Karl Marx procurou cultivar laços com diferentes grupos socialistas da Europa, ainda que, paralelamente, tenha, com frequência, sublinhado o caráter “científico” da sua versão da teoria socialista e criticado o “socialismo utópico” de alguns dos seus contemporâneos.

Alternativas
Comentários
  • Os alemães Karl Marx e Friedrich Engels analisaram o desenvolvimento do capitalismo (Introdução a Critica da Economia Política,O Capital) e consideraram que a luta de classes era o motor da história, baseando-se numa concepção materialista da dialética. Ao proletariado, dirigido por sua vanguarda organizada num partido, conquistaria o poder e implantaria sua ditadura transitória, até a construção do comunismo.Em 1848, embora independentemente da Revoluçãoque se iniciava, Marx e Engels publicaram seu programaem um famoso panfleto político intitulado O Manifesto Comunista. Ao contrário do socialismo utópico, o autodenominado socialismo científico marxista não descreveu a utopia futura em detalhes, e sim estudou em profundidade o desenvolvimento do capitalismo. A partir dele, esboçou estratégias para sua superação e deduziu determinados objetivos históricos para o socialismo e, enfim, para o comunismo,estágio este em que as desigualdades de classe e o Estado como aparato repressivo de classe (mas não como articulador da vida social) desapareceriam.

  • Encontrei uma explicação simples no site https://www.significados.com.br/socialismo-utopico/

    Segue um trecho: 

    Karl Marx se distanciou do conceito de socialismo utópico, visto que de acordo com essa corrente a fórmula para alcançar a igualdade na sociedade não era discutida. O oposto do socialismo utópico é o socialismo científico, que criticava o utópico porque este não tinha em conta as raízes do capitalismo. Karl Marx classificava os métodos dos utópicos de "burgueses", porque eles se baseavam na transformação súbita na consciência dos indivíduos das classes dominantes, acreditando que só assim se alcançaria o objetivo do socialismo.

  • Os principais motivos da Revolução de 1848 foram a crise agrícola e econômica, o desabastecimento de alimentos, doenças, fome, migração em massa e desemprego; além do Antigo Regime e as suas instituições. Este foi um terreno propício para o surgimento de novas correntes políticas. Assim, a Revolução de 1848 agregou o caráter liberal, nacionalista e socialista trazendo novas perspectivas de mudança de paradigma. Iniciaram novas tendências políticas nacionalistas e socialistas para além da experiência liberal francesa. 

    Os anarquistas, os socialistas utópicos e os socialistas científicos foram os novos grupos constituídos. Os anarquistas acreditavam que as figuras centrais para a desigualdade social eram o Capitalismo e o Estado, portanto deveriam ser desmontados. A sociedade anárquica para funcionar deveria estar livre dos patrões e do Estado , organizando-se organicamente. Já os socialistas utópicos não questionavam o Estado nem o Governo. O fim das desigualdades sociais se daria através da educação e da conscientização das pessoas.

    O socialismo científico foi desenvolvido por Marx e Engels. Eles analisaram a forma como o capitalismo funcionava, propuseram a teoria da mais valia e a existência de uma luta de classes. Para eles, o capitalismo se esgotaria através da polarização da luta de classes, que traria uma ditadura do proletariado que prepararia a sociedade para o comunismo. O anarquismo, o socialismo utópico e o socialismo científico foram teorias contemporâneas umas das outras. Estes grupos socialistas lutavam contra o status quo estabelecido pelas monarquias europeias e transitavam entre si. Esta afirmativa está correta, pois Karl Marx convivia com as outras correntes socialistas. 

    Entretanto, não deixava de destacar que o socialismo científico desenvolvido por ele e Engels possuía um método de análise mais realista e descrevia uma forma de se implantar o socialismo, não sendo portanto, uma utopia. Uma leitura importante : Do socialismo utópico e o socialismo científico. De Friedrich Engels. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Link útil: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/socialismo-cientifico

ID
2143456
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1968, na Tchecoslováquia, desenvolveu-se o movimento denominado “Primavera de Praga”, que possuía como suas principais reivindicações:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de estar alinhado às diretrizes do bloco socialista, os dirigentes tchecos começariam a empreender reformas que iriam contra a rigidez recomendada pelos soviéticos. Um novo grupo de intelectuais comunistas, representados pelo novo Secretário-geral do Partido Comunista Tcheco, Alexander Dubcek, pretendia dar uma “face mais humana” para o socialismo. Com isso, o novo governante empreendeu uma série de reformas que ampliavam os direitos civis e as liberdades individuais.

    http://brasilescola.uol.com.br/historiag/primavera-praga.htm


ID
2220946
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 60 e 70 do século XX foram marcadas inicialmente pela coexistência pacífica e posteriormente pelo trabalho de detente (distensão levados a efeito pelos entendimentos parciais feitos pelos governantes dos EUA e URSS). Essa aproximação teve, entre outras, a seguinte motivação:

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra D está em afirmar que a criação do plano Marshall e o pacto potencializaram possível eclosão de conflito armado. Visto que essa demonstração de força foi através dos lançamentos dos mísseis na crise em Cuba.

    GAB. C

  • Crise dos Mísseis

    Após as duas semanas de tensas relações entre Estados Unidos, URSS e , a disputa chegou ao fim.

    O incidente provocou a criação de uma linha de contato direto entre a Casa Branca e o Kremlin que ficaria conhecido como "telefone vermelho".

  • Plano Marshall (conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia)

  • O período de relaxamento (détente) teve início no final da década de 1960 após a Crise dos mísseis de Cuba e avançou paulatinamente até os Encontros de Cúpula de Reykjavík, em 1986, e de Washington (Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty), em 1987, quando os líderes Ronald Reagan e Gorbatchev assinaram o fim da Guerra Fria. Em História, porém, o que é mais aceito é que a Guerra Fria continuou de fato até o colapso e consequente dissolução da URSS em 1991.

    Resposta: C


ID
2585458
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 marcou o fim do czarismo na Rússia e a ascensão de uma organização política e social de oposição ao capitalismo ocidental, além de favorecer mudanças e adaptações nesse capitalismo. Sobre as práticas a serem adotadas no ensino do tópico Revolução Russa de 1917 e movimento operário, anarquismo e comunismo no Brasil, indicadas nas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O “Socialismo Real” - conceito utilizado para denominar a prática socialista implantadas na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - foi permeado por contradições entre prática e teoria.

( ) A corrente partidária vitoriosa no processo revolucionário russo tinha pretensões de internacionalizar o movimento e, para isso, incentivou a criação de partidos comunistas e exportou a ideia de revolução, para a derrubada do capitalismo, em várias partes do mundo.

( ) Minas Gerais foi o maior palco de greves de cunho anárquico, e a primeira de muitas delas ocorreu em 1906.

( ) No período conviviam e disputavam espaço político as correntes anarco-sindicalista e a comunista. Aqui, tanto anarquistas quanto anarco-sindicalistas caminharam levantando bandeiras contra o desemprego, o aumento do custo de vida, a escassez de alimentos de primeira necessidade e combatendo a burguesia e o Clero.

( ) O conceito de revolução deve ser retomado, visto que é empregado com igual sentido em todos os tempos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • combater o clero No começo do século XX?


ID
2622988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.

Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item.


A defesa do papel dominante do Estado na organização das sociedades é característica comum ao comunismo, ao fascismo e ao nazismo.

Alternativas
Comentários
  • ANULADA.

    De modo geral, os movimentos políticos totalitários à esquerda (stalinismo) e à direita (fascismo e nazismo) utilizaram-se do Estado como instrumento de controle social. Porém, provavelmente haverá divergência na literatura.

  • Gabarito preliminar: C

    Questão anulada pela banca.

    Justificativa: "Há divergência na literatura que trata do assunto abordado no item."


ID
2622994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.

Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item.


Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stálin como seu sucessor à frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grã-russo”.

Alternativas
Comentários
  • Lênin sugere em se testamento que Josef Stalin deveria ser removido de sua posição como Secretário Geral do Comité Central do Partido Comunista da URSS:

    "Por isso, eu proponho aos camaradas para ver como remover Stalin desta posição e nomear para este cargo outro homem, que difere do camarada Stalin em apenas uma qualidade, ou seja, mais tolerante, mais leal, mais correto e mais atento aos camaradas, menos caprichoso, etc. [… ]" - Lenin, 04 de janeiro de 1923

  • ERRADO.

    Lênin foi contra a subida de Stalin ao poder e não deixou nada neste sentido em seu testamento político.

  • Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stálin como seu sucessor à frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grã-russo”.

    Lênin tinha duas pessoas fundamentais para o sucesso da revolução do socialismo real: Trotsky e Stálin. Ambos tinham projetos de revolução antagônicos. Lênin não nomeou Stálin lider do Partido Comunista, ele foi eleito pelo partido comunista em 1928. Após isso Stálin deu início a derrubada de todos seus rivais, levando Trotsky a ser expulso da URSS, quando Lênin morreu.

    Outro erro está em dizer que Stálin assumiu a liderança do partido para combater o chauvinismo grã-russo. Na verdade os mencheviques é que foram combatentes do chauvinismo do czarismo.

    (Comentários com base na resposta da Professora Eulália).

  • Camarada Stálin gente boa

  • RESPOSTA ERRADA


ID
2750926
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.


“Perdi o recorte com a frase, motivo pelo qual posso estar chamando o autor errado. Mas tenho quase certeza de que foi o historiador norte-americano Arthur Schlesinger quem cunhou a seguinte: “Não é porque Marx estava errado que Adam Smith está absolutamente certo” [...].

ROSSI, Cláudio. Folha de São Paulo, 1995. Fragmento.


Nesse texto, o articulista do jornal “Folha de São Paulo”, Cláudio Rossi, faz referência a dois ideários que representaram a conjuntura mundial no final dos anos 1980, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Contexto de Guerra Fria - Dualismo entre socialismo e o liberalismo representado pelo capitalismo 

  • Socialismo e Liberalismo


ID
2817781
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, foi um movimento de resistência com vistas a:

Alternativas
Comentários
  • A revolução cubana retirou a ditadura insaturada por Fugencio Batista, o qual contava com o apoio Norte-americano. Desse modo, instaurou-se um governo com viés socialista, cuja grande vontade era de equilibrar as desigualdades sociais. Contudo, no cenário de guerra fria, persistiu um governo ditatorial socialista com laços estabelecidos juntos à união soviética


ID
3558655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

O absolutismo, marcado pela concentração de poderes em mãos do rei, foi o regime político mais característico da Europa feudal, ao longo da Idade Média.

Alternativas
Comentários
  • Absolutismo e Feudalismo não se confundem

  • Na idade média o poder ainda não estava concentrado nas mãos do rei, pois este dividia o poder com a nobreza e o clero. O poder estava fragmentado e não não centralizado. As mudanças ocorrem com o surgimento de uma nova classe social, a saber, a burguesia. A burguesia contribuiu para que o poder passasse a se concentrar nas mãos do rei na idade moderna. E a própria burguesia achou interessante esse poder concentrado nas mãos do rei até determinado momento. A revolução francesa aconteceu justamente para tirar o poder das mãos do rei: tratou-se da queda do absolutismo e a "inauguração" da idade contemporânea.

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES , ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • Gabarito Errado;

    O regime político predominante na Idade Média foi a suserania e vassalagem.

    As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

    https://www.todamateria.com.br/relacoes-de-suserania-e-vassalagem-no-feudalismo/#:~:text=As%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20suserania%20e,inseridas%20no%20contexto%20do%20feudalismo.

  • Mercantilismo é o sistema econômico vigente no Estado Abslutista - tem como base o Estado forte, centralizador, interventor.

  • RUMO À PMAL!

  • Descentralizado

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • "Como a Burguesia se beneficiou com o poder na mão do rei absolutista?"

    Respondendo ao questionamento do colega Fabiano Maurício com um exemplo:

    "A aliança entre o rei e a burguesia também contribuiu de maneira decisiva para a expansão comercial e marítima. Nesta época, os monarcas queriam centralizar o poder, num movimento histórico conhecido como absolutismo. O rei possuía prestígio, mas pouco poder e dinheiro. A burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio. Desta forma, rei e burguesia apoiaram e financiaram expedições para a África, Ásia e a América, e assim alcançar seus objetivos."

    FONTE: As Grandes Navegações - Toda Matéria (todamateria.com.br)

  • Idade Média= Feudalismo, O Rei só tinha plenos poderes no seu próprio Feudo...

  • Gabarito : Errado.

    O período feudal foi antes do período monárquico.

  • Absolutismo foi o Sistema de Governo da Idade Moderna. (Todo pode emana do Rei).

    GAB. ERRADO.

  • Na idade média o poder era descentralizado.
  • Eita questão boa, pega muita gente. Feudalismo é poder desentralizado, o senhor era político-militar dentro do seu feudo, o rei era meramente uma figura.

    GAB ERRADO

    APMBB


ID
3558805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico. 


Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) e a Revolução Francesa (1789) são marcos simbólicos fundamentais do nascimento do mundo contemporâneo. 

Alternativas
Comentários
  • A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) Foi na idade moderna

    e a Revolução Francesa (1789) Foi na idade contemporãneo.

    Não entendi porque a questão está correta.

  • está correta pq ele diz " Marcos símbolicos para o surgimento da idade contemporânea" PARA O SURGIMENTO
  • Forçou um pouco nesse mundo conteporâneo.
  • A revolução francesa marcou o início da idade contemporânea.

    Questão correta!

  • questão certíssima,porque mesmo os citados eventos terem ocorridos na idade moderna,eles refletiram na IDADE CONTEMPORÂNEA,como,por exemplo,foi a revolução industrial que fez os paises se industrializarem e consequentemente buscar mercados consumidores nas colonias.

  • Típica questão de pegadinha, se liga só:

    A partida da Revolução Francesa começa a idade contemporânea.

    "Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

    A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte (1776) e a Revolução Francesa (1789) são marcos simbólicos fundamentais do nascimento do mundo contemporâneo."

    Está correto a afirmativa

  • A revolução francesa foi sim um marco na história, porém um marco sangrento, sujo e que traz sequelas até hoje. Portanto, "simbólico" é extremamente equivocado. Como é questão de concurso, não faz sentido discutir com a bancada, mas é sempre bom lembrar da verdade.

  • Mais uma questão da série: "Quem estudou errou, quem não estudou acertou."

  • Ispa!! A galera erra a questão e diz que erro porque "estudou demais" e só a certou "quem não estudou"

    Tem que ter um ego gigante , ter passado em nomino 1 concurso para historiador . Povo sem noção

    Mais uma questão da série: " quem errou coloca a culpa em tudo menos nele msm e quem acertou segui o bonde"

  • GABARITO: CERTO

    A independência das 13 colônias, foi a primeira grande revolução independentista nas colônias americanas, inspirando diversas outras.

    As 13 colônias fundaram os Estados Unidos.

    A Revolução Francesa mudou a sociedade, rompendo com laços sociais que havia há muito tempo sido estabelecidos pelo medievo.

    A Revolução Francesa foi responsável: pelas mudanças legais e normativas da sociedade.

    Assim como na Industrial, a Revolução Francesa fez com que o mundo antes de seus eventos se tornasse um passado distante.

    O fim de privilégios, a igualdade do homem e do cidadão, a ascensão do povo e a exclusão de Direitos de Nobreza, assim como a ascensão dos direitos gerais, naturais, alienáveis e imprescritíveis, foram aspectos que mudaram o mundo a partir daí.

    Apesar de avanços notáveis, faremos aqui uma visão mais crítica. Dado momento os que pediam liberdades, apoiavam a continuidade de homens escravizados em suas colônias, da diferenciação censitária para certos direitos políticos, uma subvalorização da mulher e um desprezo pela igualdade econômica.

    Com isso, podemos dizer que a Revolução Francesa obteve enormes avanços, mas para alguns, ocorreu apenas um afago, enquanto o chicote continuou batendo apenas em uma mão diferente.

  • CERTO

    As 13 colônias fundaram os Estados Unidos.

  • Gabarito : Certo.

  • Gabarito: Certo.


ID
3591832
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Vivenciando boa parte dos eventos narrados, o historiador marxista Eric Hobsbawm analisa os anos que vão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS, afirmando que este foi um período marcado pela “guerra mundial de 31 anos”. 


Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:

Alternativas
Comentários
  • Tem duas questões iguais dessa e cada uma ta com uma resposta diferente cuidado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • qual erro da A?
  • A questão C não esta correta, o conflito entre URSS e EUA na chama " Guerra Fria" começa 2 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando ambos países estavam em posse de bombas atômicas.

  • qual o erro da A?


ID
3788518
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de industrialização e urbanização ocorrido na Europa ocidental, na primeira metade do século XIX, estruturou as duas classes fundamentais da moderna sociedade capitalista — a burguesia e o proletariado; ao mesmo tempo, condicionou o surgimento de duas novas formas de pensamento econômica e social — o liberalismo e o socialismo.
(MELLO; COSTA, 1993, p.161).

A partir da análise do texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3895549
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classe, surge uma associação onde o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos." (Marx, Karl; Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.)

O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, expressa uma série de ideias que anunciam os princípios do comunismo. A respeito do comunismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

I. Foi o modelo político implementado na Alemanha Nazista e na Rússia Stalinista.
II. O modelo comunista prevê um governo ditatorial, centralizado nos proletários que instauram um governo de substituição ao que vinha sendo exercido pela sociedade burguesa.
III. No Brasil, o governo de João Goulart foi, irrefutavelmente, comunista.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3965476
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEBRAE - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:

    “No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente.
    Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política.
    O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).

O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

Alternativas

ID
4009312
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

Na segunda metade do século XX, a ordem mundial passou a ser bipolar, marcada por disputas entre duas superpotências (Estados Unidos e União Soviética) e pela oposição entre capitalismo e socialismo.

Alternativas

ID
4009315
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

No século XXI, com a derrocada do bloco socialista e a extinção da União Soviética, a China rompe com o regime comunista e com a economia planificada, adere ao capitalismo de estado e se transforma na maior potência econômica do planeta.

Alternativas
Comentários
  • A China se declara, oficialmente, comunismo de mercado.

    O que, na prática, significa que a economia é capitalista e o que tem de comunismo é a ditadura e a repressão das liberdades individuais.


ID
4024897
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

A chamada segunda revolução industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi marcada pela expansão ferroviária, pela descoberta da eletricidade e pela invenção do motor a explosão, com a utilização do petróleo como combustível.

Alternativas

ID
4024903
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o longo processo de formação do capitalismo, forma de organização econômica e social predominante no mundo atual, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

A produção em larga escala, principal motivador da revolução industrial, tinha como objetivo primordial satisfazer as necessidades básicas de alimentação e de vestuário da população inglesa.

Alternativas

ID
4034197
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O século XIX produziu ainda o Socialismo, ‘a mais original e, por momentos, a mais vigorosa das ideologias da nossa época. A expressão, empregada em seu sentido moderno nos anos de 1830, significa: reforma da sociedade beneficiando as classes mais numerosas, os mais pobres, ou seja, o proletariado’” (DUROSELE , J. B.; GERBET, P. Histoire: 1848-1914. Citado por AQUINO, Rubens S. L de et all. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, p.217).

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre as doutrinas socialistas do século XIX, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4065832
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale o que for correto sobre as grandes revoluções ocorridas no século XX. 

Embora tenha exercido notável influência na propagação das ideias e movimentos políticos socialistas em território latino-americano na década de 1960, a Revolução Cubana não tinha, de início, uma definição socialista.

Alternativas

ID
4070362
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mesmo não se podendo decretar a extinção do marxismo e do socialismo, podemos analisá-los pelo prisma da história e pelo papel que desempenharam nos séculos XIX e XX. Assinale a única alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
4100956
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A geopolítica que sucedeu a 2ª Guerra Mundial foi caracterizada pelo sistema de relações que ficou conhecido como Guerra Fria, designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Embora o equilíbrio de poderio militar e o poder destrutivo dos armamentos nucleares impedissem o enfrentamento direto entre as duas superpotências, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre os dois países e suas zonas de influência. Sobre a Guerra Fria e suas repercussões em todo o mundo, assinale o que for correto

Com o advento da Revolução Cubana e sua definição pelo campo socialista, a tensão da Guerra Fria elevou-se nas Américas, visto que os EUA passariam a ser confrontados por um sistema ideológico rival em suas imediações. Um dos episódios mais representativos desse período foi o desembarque de forças militares na Baía dos Porcos, com o objetivo de derrubar Fidel Castro. Financiadas pelos EUA e lideradas por Eden Pastora, essas forças eram compostas por dissidentes cubanos que haviam apoiado Castro na derrubada da ditadura de Anastásio Somoza, mas haviam se desiludido com os rumos da revolução.

Alternativas

ID
4134262
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em março de 1985, assumiu o governo, na União Soviética, o dirigente Mikhail Gorbatchev. Tinha como objetivo realizar reformas de ordem política e econômica. Para dinamizar essas mudanças, foi (foram) implantada (s) a

Alternativas

ID
4149484
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O socialismo real entrou em crise no Leste europeu nas últimas décadas do século XX e entre vários fatores provocou:

Alternativas
Comentários
  • bommmmm!

  • Letra A: Nacionalismos exacerbados e conflitos étnicos e religiosos

  • Após a queda do Muro de Berlim, diversos regimes socialistas do Leste Europeu desabaram, abrindo uma crise no "socialismo real" e dando origem a nacionalismos exacerbados e conflitos étnicos e religiosos. Essa crise repercutiria no mundo inteiro, inclusive no processo eleitoral brasileiro. O primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras ocorreria em 15 de novembro de 1989, seis dias após a queda do muro. Os candidatos, ditos liberais, explorariam o fato para tentar desacreditar as esquerdas brasileiras.

    Resposta: A


ID
5251639
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto de um discurso do líder soviético Nikita Kruschev, em 06 de junho de 1956.

    Pode ser que vosso vizinho vos seja simpático, ou não. Não tendes a obrigação de ser seus amigos ou de visitá-los. Porém, viveis lado a lado, e que fazer se nem nós nem ele se dispõem a deixar o lugar a que estão habituados, para se fixar em outra cidade? Com muito maior razão, o mesmo ocorre nas relações entre os Estados. […] Quer nosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos um só planeta.
(apud Adhemar Martins Marques et al., História do tempo presente)

Considerando o contexto histórico dessa manifestação, é correto afirmar que o líder soviético

Alternativas
Comentários
  • Nikita Kruschév assumiu o cargo de Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética após a morte de Stalin no ano de 1953. Começou, em seu governo, o processo chamado de “desestalinização", com a suavização da censura, fins dos campos de trabalho forçados e redução do poder da polícia política, dentre outras transformações. O novo líder soviético fez um discurso no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em fevereiro de 1956, no qual denunciou os crimes cometidos por Stalin. O texto apresentado na questão se refere ao discurso de Nikita Kruschév , em 1956, em que apresenta uma nova possibilidade de relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética : a coexistência pacífica entre os países socialistas e capitalistas. Este termo contraria a doutrina marxista, pois afirma que apesar de possuírem doutrinas diametralmente opostas devem conviver pacificamente já que habitam o mesmo planeta. 

    A coexistência pacífica foi aplicada na política externa da União Soviética em relação aos Estados Unidos, aos países da Organização do Atlântico Norte e às nações do Pacto de Varsóvia. O tema faz parte dos currículos de História do Ensino Médio e está presente nos manuais de História Geral da escola básica. Uma das opções mostra uma avaliação correta acerca do líder soviético. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque o discurso mencionado na questão de Nikita Kruschév está diretamente relacionado à política de coexistência pacífica e este contexto não está relacionado com a descolonização afro-asiática. A União Soviética tentou aproximação política com os países africanos e asiáticos que estavam em processo de libertação colonial apoiando com infraestrutura bélica, equipamentos de saúde e transferências de tecnologia. Entretanto, nem todos os países que receberam o apoio russo aderiram ao socialismo ou retribuíram a rentabilidade do investimento feito neles. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a OTAN e o Pacto de Varsóvia foram criadas antes do discurso de 1956. Ambas resultam de momentos de tensão entre as superpotências. Inclusive a política de coexistência pacífica, elaborada por Nikita Kruschev , ofereceu o mesmo tratamento aos países da OTAN, aos do Pacto de Varsóvia e aos Estados Unidos. 

    C) CORRETA - Esta afirmativa está correta pois o termo Coexistência pacífica cunhado Kruschev evidencia que, ainda que as ideologias e os modos de produção sejam diferentes, Estados coexistir na arena internacional. Esta postura contraria o principio marxista que afirma que é impossível a coexistência dos sistemas socialista e capitalista. Esta política abre uma ponte para acordos entre a União Soviética e os Estados Unidos. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois a política de coexistência pacífica elaborada pelo líder soviético tem como objetivo a boa convivência entre os Estados Unidos e a União Soviética. Algo que fica evidenciado nos encontros entre os líderes soviético e americano. Além disso, os EUA não interferiam diretamente em regiões sob a área de influência da URSS. Isso significaria desonrar o acordado na Conferência de Yalta. 

    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois tanto os Estados Unidos como a União Soviética possuíam o conhecimento de que a corrida armamentista continuava. Cada um tinha a possibilidade de destruição total do oponente. Seria uma espécie de “suicídio coletivo" em função dos armamentos nucleares das superpotências envolvidas. Sendo assim, a coexistência pacifica foi um meio de aproximar os dois países e diminuir a possibilidade de relações internacionais à sombra de uma guerra nuclear de proporções catastróficas. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • achei que não tinha acordo entre EUA X URSS, essa foi pesada

  • Foi pesada mesmo, quando fiz ela na prova, fique sem saber pra onde ir.

  • NA VERDADE A QUESTÃO FALA SOBRE A COEXISTÊNCIA PACÍFICA ( 1956-1960) ONDE AS TENSÕES BAIXARAM E NIKITA, EM SEU DISCCURSO, ALIVIA A POPULAÇÃO COM UM DISCURSO NÃO MILITARISTA E TENTA UM POSSÍVEL ACORDO COM OS EUA. ALTERNATIVA (C)

  • Pode ser que vosso vizinho vos seja simpático, ou não. Não tendes a obrigação de ser seus amigos ou de visitá-los. Porém, viveis lado a lado, e que fazer se nem nós nem ele se dispõem a deixar o lugar a que estão habituados, para se fixar em outra cidade? Com muito maior razão, o mesmo ocorre nas relações entre os Estados. […] Quer nosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos um só planeta. 

    Gab. C

    SeguEoFluxo...

  • pois nós temos um só planeta.

    Questão complicadinha, mas nesse trecho podemos ver que eles buscaram acordo

    GAB C

    APMBB

  • Entendimento = acordo

  • Gabarito forçadíssimo . O que havia era uma aceitação por ambas as partes, já um acordo é algo que vai muito além do que o texto fala. Falha do examinador.