SóProvas


ID
1575853
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Lendo os clássicos


      Deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude. Se os livros permanecem os mesmos (mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente), nós com certeza mudamos, e o reencontro é um acontecimento totalmente novo. De fato, poderíamos dizer que toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta.

      Essas considerações valem tanto para os clássicos antigos como para os modernos. Se leio a Odisseia, leio o texto de Homero, mas não posso esquecer tudo aquilo que as aventuras de seu protagonista, o herói Ulisses, passaram a significar através dos séculos, e não posso deixar de perguntar-me se tais significados estavam implícitos no texto ou se são incrustações, deformações ou dilatações que se acresceram com as sucessivas leituras. E se leio um clássico mais próximo de nós, como Os possuídos de Dostoiévski, não posso deixar de pensar em como suas personagens continuaram a reencarnar-se até os nossos dias.


           (Adaptado de: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Penguin, 2009) 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe o erro da b?

  • A- EM QUE RESIDE...

    B- Leonardo Rezende acho que o erro está em CONQUANTO pois introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação contida na oração principal, mas que não é suficiente para anular este último; embora, se bem que, não obstante. Ainda que Homero não tivesse outro valor, se bem que houvesse escrito uma obra como a Odisseia, as aventuras de Ulisses acabariam por consagrá-lo como criador de um herói épico. Mas, pedi o comentário do professor.

    D- A PARTIR - NÃO HÁ CRASE ANTES DE VERBO

    E- A MUDANÇA ACARRETA...

  • Leonardo, 

    O comando da questão pede uma redação CLARA e correta:b) Ainda que Homero não tivesse outro valor, conquanto houvesse escrito uma obra como a Odisseia, as aventuras de Ulisses acabariam por consagrá-lo como criador de um herói épico.   A partir dos textos grifados, você consegue distinguir a quem o verbo CONSAGRAR (que é bitransitivo ou transitivo direto, dependendo do contexto) se refere, com CLAREZA? Ora, você sabe que foi Homero quem escreveu a Odisséia e que Ulisses é um personagem criado por ele, no entanto, separando a oração "as aventuras de Ulisses acabariam por consagrá-lo como criador de um herói épico" não fica parecendo que foi Ulisses o consagrado como criador de um herói épico? Por isso, carece de CLAREZA o texto. Trata-se de um VÍCIO de LINGUAGEM chamado AMBIGUIDADE ou ANFIBOLOGIA (apesar de não ter certeza se, de fato, no caso da questão, há esse vício de linguagem, mas me ajudou a entender porque não era a alternativa correta). Por outro lado, se sabemos que foram "as aventuras de Ulisses" que RATIFICARAM / CONFERIRAM / CONSAGRARAM A HOMERO ("Ele" a quem a alternativa se refere) o título de criador de um herói épico, então, elas "acabariam por consagrar-LHE como criador de um herói épico".
    Creio ser isso e espero ter ajudado. =)
  • Eu eliminei dessa forma:

    a) ... aonde reside um sentido bastante ... Não cabe aqui a palavra aonde que equivale "para que lugar" ou "a que lugar"

    b) ... conquanto  conjunção concessiva expressa um fato que se admite em exceção á ideia expressa pela oração principal, aqui não vejo essa exceção.

    d) ... à partir de uma obra ... (Não achei problema nessa crase, pois a meu ver trata-se de locução prepositiva) erro que eu achei, não existe em língua portuguesa haja visto. o certo seria haja vista no feminino.

  • a) AONDE se refere a lugar em movimento. Ex: O país aonde viajei é perto daqui.

    O certo seria EM QUE.

    b) CONQUANTO é uma oração subordinada concessiva - introduz uma ideia contrária à da oração anterior.

    d) À PARTIR não se usa crase antes de verbo e HAJA VISTO não existe, pois o correto é HAJA VISTA.

    e) EM CUJAS está errado porque o verbo DEPREENDER pede a preposição DE e deve ficar no plural porque o sujeito (novos significados está no plural) e NOVOS SIGNIFICADOS está no masculino. Então o certo seria: DE CUJOS SE DEPREENDEM NOVOS SIGNIFICADOS que é igual à ... NOVAS ANGULAÇÕES, DE CUJOS NOVOS SIGNIFICADOS SE DEPREENDEM.

  • A)Sobretudo no caso das obras clássicas, aonde reside um sentido bastante vivo, é preciso reler com espírito de descoberta, para que se dê a revelação de que ela se reveste. ERRADO 

    AONDE- Ideia de movimento.

    b) Ainda que Homero não tivesse outro valor, conquanto houvesse escrito uma obra como a Odisseia, as aventuras de Ulisses acabariam por consagrá-lo como criador de um herói épico. ERRADO 

    OCORRE QUE A FRASE COMEÇA COM ainda que já com conjunção, a segunda frase não poderia vir com outra conjunção.

    c) O autor do texto está convicto de que as transformações históricas e as mudanças íntimas em cada leitor interferem na dinâmica da interpretação das obras clássicas. CORRETO

    d) A menção ao escritor russo Dostoiévski tem por escopo a pretensão de definir nosso interesse também à partir de uma obra mais próxima de nós, haja visto Os possuídos. ERRADO 

    - A forma correta é "a partir de" (sem crase). O motivo é bem simples: não usamos crase diante de verbos.

    e) É indiscutível que haja modificações na compreensão de uma obra, dado que a mudança de perspectivas temporais acarretam novas angulações, em cujas se depreende novos significados. ERRADO 

    VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR - IMPESSOAL - SINGULAR (HAJA- correto) 

    ... dado que a mudança .... ACARRETA novas angulações.

    04

  • Gabarito C.

    a) ... onde reside... (e não, aonde)

    b) Conquanto é conjunção concessiva, e equivale a: "embora", "apesar de que", "mesmo que", "ainda que", termo este que inicia também a 1º frase, por tanto não deve ser repetida.

    d) ... a partir... (não tem crase)

    e) ... a mudança... acarreta... (e não, acarretam)

  • Pulem para o comentário da Dedy, explicação perfeita sobre a letra D