SóProvas


ID
1576195
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Siglas Utilizadas:

CTN: Código Tributário Nacional.

ICMS: Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

IPTU: Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

IPVA: Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

ISS ou ISSQN: Imposto sobre serviços de qualquer natureza.

ITR: Imposto sobre propriedade territorial rural



A Prefeitura poderá instituir e exigir o ISSQN sobre o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a) Incorreta. De acordo com o AgRg no AREsp 642560 / PR, de 17/03/2015, do STJ, não incide ISS sobre o serviço de provedor de acesso à internet, por ausência de previsão legal. De acordo com a Corte Superior, a atividade desempenhada pelos provedores de acesso à internet constitui serviço de valor adicionado (art. 61 da Lei 9472/97). Assim, firmou-se o entendimento de que o ISS não incide sobre o serviço prestado pelos provedores de acesso à internet, em razão desta atividade não estar compreendida na lista anexa ao Dec. Lei 406/68.


    Alternativa b) Incorreta.
    De acordo com o REsp 922956 / RN, de 22/06/2010, do STJ, o incorporador imobiliário, tal como definido no art. 29 da Lei 4.591/65, não pode, logicamente, figurar como contribuinte do ISSQN relativamente aos serviços de construção da obra incorporada. Com efeito, se a construção é realizada por terceiro, o incorporador não presta serviço algum, já que figura como tomador. Contribuinte, nesse caso, é o construtor. E se a construção é realizada pelo próprio incorporador, não há prestação de serviços a terceiros, mas a si próprio, o que descaracteriza o fato gerador. É que os adquirentes das unidades imobiliárias incorporadas não celebram, com o incorporador, um contrato de prestação de serviços de construção, mas sim um contrato de compra e venda do imóvel, a ser entregue construído.


    Alternativa c) Correta.
    A incidência do ISS sobre determinada prestação de serviço independe do recebimento, pelo prestador, dos valores devidos pelo tomador, se alinhando ao que preve o artigo 118 do CTN, o qual estabelece que a definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se da validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; e dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.


    Assim, a Prefeitura poderá instituir e exigir o ISSQN sobre o serviço no qual o prestador de serviço não recebe pela respectiva prestação, em decorrência de inadimplência de seu cliente.


    Alternativa d) Incorreta.
    De acordo com a Súmula Vinculante nº 31 do STF: “É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre operações de locação de bens móveis”. Logo, não poderá ser cobrado o ISS sobre o contrato de cessão de bens móveis para uso e fruição dos bens pelo respectivo cessionário mediante o pagamento mensal ao cedente.


    Alternativa e) Incorreta.
    De acordo com o artigo 1º, §3º, da lei complementar nº 116, de 2003, o ISS incide ainda sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço. Assim, a alternativa está incorreta por não delimitar as situações a que se aplica o imposto. No caso de concessões não onerosas, não incide o imposto.

  • achei essa questão estranha por causa do gabarito que é a letra E, dai fui pesquisar e achei esse comentário do prof do estratégia, dizendo que o gaba é a letra C:

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-direito-tributario-tcece-area-juridica/

  • É VERDADE, ACHO QUE ESTA ERRADO, É LETRA "C" MESMO.

  • A questão acabou sendo anulada:


    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tcece111/atribuicao_alteracao_de_gabaritos.pdf

  • a letra E deve ter sido considerada correta por entrar na regra geral:

     

    LC 116 1o § 3o O imposto de que trata esta Lei Complementar incide ainda sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.

     

    C e E corretas, questao bem anulada.