SóProvas


ID
1576510
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preconceitos

      Preconceitos são juízos firmados por antecipação; são rótulos prontos e aceitos para serem colados no que mal conhecemos. São valores que se adiantam e qualificam pessoas, gestos, ideias antes de bem distinguir o que sejam. São, nessa medida, profundamente injustos, podendo acarretar consequências dolorosas para suas vítimas. São pré-juízos. Ainda assim, é forçoso reconhecer: dificilmente vivemos sem alimentar e externar algum preconceito. 

     São em geral formulados com um alcance genérico: “o povo tal não presta”, “quem nasce ali é assim”, “música clássica é sempre chata”, “cuidado com quem lê muito” etc. Dispensamnos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um. “Detesto filmes franceses”, me disse um amigo. “Todos eles?” − perguntei, provocador. “Quem viu um já viu todos”, arrematou ele, coroando sua forma preconceituosa de julgar. 

      Não confundir preconceito com gosto pessoal. É verdade que nosso gosto é sempre seletivo, mas ele escolhe por um critério mais íntimo, difícil de explicar. “Gosto porque gosto”, dizemos às vezes. Mas o preconceito tem raízes sociais mais fundas: ele se dissemina pelas pessoas, se estabelece sem apelação, e quando damos por nós estamos repetindo algo que sequer investigamos. Uma das funções da justiça institucionalizada é evitar os preconceitos, e o faz julgando com critério e objetividade, por meio de leis. Adotar uma posição racista, por exemplo, não é mais apenas preconceito: é crime. Isso significa que passamos, felizmente, a considerar a gravidade extrema das práticas preconceituosas. 

(Bolívar Lacombe, inédito

Atente para as seguintes afirmações:


I. No 1° parágrafo, o autor define o que seja preconceito e avalia a extensão dos prejuízos que sua prática acarreta, considerando ainda a dificuldade de se os evitar plenamente.


II. No 2° parágrafo, o autor reconhece na prática algumas formulações preconceituosas, reforçando a ideia de que os preconceitos impedem uma identificação adequada das coisas e das pessoas.


III. No 3° parágrafo, o autor estabelece um paralelo entre o juízo preconceituoso, passível de penalização, e o juízo decorrente do gosto pessoal, que se rege por critérios interiorizados e difíceis de definir.


Em relação ao texto, está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • I -  Preconceitos são juízos firmados por antecipação; são rótulos prontos e aceitos para serem colados no que mal conhecemos.

    ...profundamente injustos, podendo acarretar consequências dolorosas para suas vítimas. 

     ...dificilmente vivemos sem alimentar e externar algum preconceito.   (CORRETA)


    II - São em geral formulados com um alcance genérico: “o povo tal não presta”, “quem nasce ali é assim”, “música clássica é sempre chata”, “cuidado com quem lê muito” etc. 

    Dispensam-nos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um. (CORRETA)


    III-  Não confundir preconceito com gosto pessoal. É verdade que nosso gosto é sempre seletivo, mas ele escolhe por um critério mais íntimo, difícil de explicar. (CORRETA)


     

  • I- perfeita e muito simples, ele define, na sua concepçao, o que é preconceito (certa)

    ll- ele reconhece algumas praticas. como: "o povo tal nao presta", "quem nasce ali é assim"- completando a xarada quando ele diz: "dispensam-nos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um."(certa)

    lll- linha 17 : nao confudir preconceito com gosto pessoal, nosso gosto é sempre seletivo(pessoal)... dificil de explicar(definir) (certa).

    espero ter ajudado!

  • Não concordo que a alternativa III esteja correta. A afirmativa dá a entender que todo preconceito citado no parágrafo é passível de penalização, e não foi isso que o autor quis dizer, já que nem todo juízo preconceituoso é penalizável. O autor usa o racismo como EXEMPLO.

  • " ... mas ele escolhe por um critério mais íntimo, ..."
    Poxa, isto está no singular não!? em nenhum momento citou critérios!
    Creio que somente as duas primeiras estão corretas.

  • Também não concordo que o item III esteja correto pois nem todo juízo preconceituoso é passível de penalização. E o autor não estabelece uma relação específica entre o juízo preconceituoso, especificamente passível de penalização, com o juízo decorrente do gosto pessoal. Está de forma genérica no texto. Se retirasse esse trecho, "passível de penalização", tornaria a alternativa correta. Questão passível de anulação.

  • medo quando analiso as III corretas.

    Insegurança dói!

  • Gabarito Letra A.. essas questões da fcc sobre interpretação de textos são muito subjetivas..

  • Significado de paralelo não seria uma "adj. [Figurado]Semelhante, análogo" http://www.dicio.com.br/paralelo/

    Claramente se vê oposição pela conj. MAS. Então como essa três (III) pode está certa?

  • Eu adotei o mesmo raciocínio do João Paulo Rocha: interpretei a expressão "estabelece um paralelo" com sentido de semelhança, proximidade. No texto, o autor defende que entre "gosto pessoal" e "preconceito" há uma distinção, não semelhança.

     

  • I ''dificuldade de se os evitar plenamente''?

    Vem logo Jesus levar teu povo!.

  • Absurdo a 3 está certa!