SóProvas


ID
1576516
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preconceitos

      Preconceitos são juízos firmados por antecipação; são rótulos prontos e aceitos para serem colados no que mal conhecemos. São valores que se adiantam e qualificam pessoas, gestos, ideias antes de bem distinguir o que sejam. São, nessa medida, profundamente injustos, podendo acarretar consequências dolorosas para suas vítimas. São pré-juízos. Ainda assim, é forçoso reconhecer: dificilmente vivemos sem alimentar e externar algum preconceito. 

     São em geral formulados com um alcance genérico: “o povo tal não presta”, “quem nasce ali é assim”, “música clássica é sempre chata”, “cuidado com quem lê muito” etc. Dispensamnos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um. “Detesto filmes franceses”, me disse um amigo. “Todos eles?” − perguntei, provocador. “Quem viu um já viu todos”, arrematou ele, coroando sua forma preconceituosa de julgar. 

      Não confundir preconceito com gosto pessoal. É verdade que nosso gosto é sempre seletivo, mas ele escolhe por um critério mais íntimo, difícil de explicar. “Gosto porque gosto”, dizemos às vezes. Mas o preconceito tem raízes sociais mais fundas: ele se dissemina pelas pessoas, se estabelece sem apelação, e quando damos por nós estamos repetindo algo que sequer investigamos. Uma das funções da justiça institucionalizada é evitar os preconceitos, e o faz julgando com critério e objetividade, por meio de leis. Adotar uma posição racista, por exemplo, não é mais apenas preconceito: é crime. Isso significa que passamos, felizmente, a considerar a gravidade extrema das práticas preconceituosas. 

(Bolívar Lacombe, inédito

Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

      A -  "aplicar conceitos de que se utiliza". Quem se utiliza se utiliza "de" alguma coisa

     

    B - CORRETA . Quem se vale , se vale DE alguma coisa.

     

    C -  Mesmo que não se deva confundir 

     

    D -  ... discriminando ( Em relação a preconceito de cor, raça, sexo, religião e etc., use sempre discriminação, com “i”, é só lembrar de distinguir, que também é grafado com “i”. Pois quem distingue, separa, faz seleção, ou seja, discrimina.)  / descriminação -  ( tem ligação com meio jurídico e quer dizer inocentar, absolver alguém de um crime. Lembre-se que “des” tem sentido de negação e que “criminar” vem de crime, ou seja, é o “não crime”.)

     

    E-  Verbo HAVER no sentido de existir , fazer , ocorrer , acontecer  = IMPESSOAL ( não tem sujeito e ficará SEMPRE no singular) . Atualmente haverá 

     

    http://www.brasilescola.com/gramatica/descriminar-ou-discriminar.htm

     

    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!

  • O erro da letra A seria a virgula não colocada após '' preconceituoso''?


  • Mikarlon Fernandes

    Não se pode separar o sujeito do verbo.

  • terá ouvido ou dito frases? Isso está correto?

  • O erro da letra A está em: "que venha a aplicar conceitos", o Verbo Vir é intransitivo, portanto não há sentido na presença da preposição "a" logo após "venha". Apesar de que a preposição é usada com este verbo quando o mesmo indicar deslocamento, como por exemplo em: Venha à escola amanhã. No entanto, na alternativa A não está presente a ideia de deslocamento, assim, incorreta a preposição.

    Além disso, quem se utiliza, utiliza-se DE alguma coisa, neste caso ausente a preposição, mais um motivo para que a assertiva esteja incorreta.


  • Valeu Igor e Ricky W.

  • Acerca da letra  A:

    conceitos DE que ele se utiliza............

    utiliza  ALGO

    SE  utiliza DE  alguma coisa................. seria isso ? alguém?

  • "Qualquer um de nós já terá ouvido ou dito frases preconceituosas"
    Tá certo isto? [2]

  • que questão é essa?? não seria "qualquer um de nós teremos ouvido..." ???

  • Gabarito letra B.. É a única alternativa em que está  "clara e correta a REDAÇÃO deste livre comentário sobre o texto", conforme orienta o comando da questão.

  • Ok dizer que o gabarito é letra B, porém gostaria de saber o porquê de ser tal alternativa. Não vejo nenhuma flexão em que "nós" se encaixe com "terá" (normalmente flexionado para 3ª pessoa do singular) vide site abaixo:


    http://www.conjuga-me.net/verbo-ter

  • gabarito letra B

    Se o pronome indefinido ou interrogativo estiver no singular, mesmo que o determinante esteja no plural, o verbo ficará na 3ª pessoal do singular. (prof. Henrique Nuno, Português Descomplicado) 

    ex.: Algum de nós viajou?

    nenhum dos homens chegou.

    Qualquer um já terá... (quem já terá ouvido? resp. Qualquer um. = sujeito.)


  • Obrigado Marcio.

  • Questão de Marte, né? Humanos não resolvem isso.
    a) ERRADA (...) "aplicar conceitos de que se utiliza". Na alternativa a faltou a preposição "de" exigida pelo nome "conceito". 
    b) GABARITO Qualquer um de nós já terá ouvido ou dito frases preconceituosas, como aquelas de que se vale o autor no segundo parágrafo do texto.

    Esse é um tempo composto: Futuro do Presente Composto, formado a partir do presente do indicativo. Ele é utilizado para indicar que algo ocorrerá posterior ao tempo atual, mas antes de um outro evento futuro. Ex. "Maria, amanhã quando o sol nascer, ele já terá partido". Aqui está o pulo do gato! Acredito que ele tenha desejado passar a ideia de que se você ainda não ouviu ou falou frases preconceituosas, ouvirá ou falará, seja amanhã, daqui há duas horas, 5 minutos; não importa. Ficou tão comum frases preconceituosas que o escritor do comentário livre tem segurança para afirmar seu pensamento no Futuro do Pretérito Composto. Ele poderia dizer assim: Qualquer um de nós já terá ouvido ou dito frases preconceituosas antes dos próximos 5 minutos.
    c) Errado. Na primeira parte da frase o verbo está no modo impessoal (sem sujeito). Já na segunda, a frase que tem total conexão com a primeira, conjuga o verbo no terceira pessoa do plural (nós).
    d) ERRADA. Descriminar = tirar o conceito de crime da delito. No caso fica claro que gostaria de dizer discriminar = distinguir de.  Talvez ficasse melhor assim: "devido ao fato de se tratar de uma simples".
    E) ERRADA. Atualmente + verbo no futuro = Jamais. O verbo tem de estar no presente como a próprio próprio advérbio indica.
  • Cuidado, o fato de o verbo vir ser intransitivo não impede a preposição "a", como preleciona o professor Sabbag: 

    IR, VIR, VOLTAR, CHEGAR, CAIR, COMPARECER e DIRIGIR-SE são intransitivos, exigindo a preposição “de”, na indicação de procedência; a preposição “a”, na indicação de destino; e a preposição “para”, na indicação de mudança definitiva.

    Ex.1: Cheguei de São Paulo hoje, irei a Curitiba amanhã.

    Ex.2: Irei para Ribeirão Preto, pois consegui um excelente emprego na UBB.

  • fcc banca impossível em português! aff

  • Na B) eu achei que o correto seria:
    "Qualquer um de nós já teríamos ouvido ou dito frases ..."

    Se alguém puder me ajudar.. 

  • b) Qualquer um de nós já terá ouvido ou dito frases preconceituosas, como aquelas de que se vale o autor no segundo parágrafo do texto.

    2 tempos na mesma frase? como isso?

    Futuro do presente. ele/ela terá​

    Particípio passado: dito

     

  • Isso mesmo Jones. Existe o verbo utilizar e o verbo utilizar-se.

    Utilizar, que não admite preposição alguma, significa "tornar útil; empregar com utilidade; aproveitar; fazer uso de; valer-se de; usar; tirar utilidade de; aproveitar; ganhar; lucrar".

    Utilizar-se, que exige a preposição "de" significa "lançar mão de; tirar proveito de; servir-se".

    Perceba que ambos podem ter significados semelhantes: um significa tirar utilidade de; outro, tirar proveito de.

    A frase apresentada em (a) pode, então, ser estruturada de duas maneiras diferentes: uma, sem pronome nem preposição; outra, com pronome e com preposição. Assim:

    Ao preconceituoso parece natural que venha a aplicar conceitos que ele utiliza sem qualquer preocupação de fazer sua análise. 

    Ao preconceituoso parece natural que venha a aplicar conceitos de que ele se utiliza sem qualquer preocupação de fazer sua análise. 

     

  • Gab B

    Erro da letra ''c''

    Mesmo que não se deva(não devam) confundir preconceito como gosto pessoal(sujeito), ainda assim acontece de os tentarmos justificar um pelo outro.

  • Gabarito B

    TEMPO COMPOSTO [ter ou haver + particípio]

    TERÁ [verbo ter ou haver no futuro do presente do indicativo]

    +

    OUVIDO [verbo no particípio]

    =

    PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO

    "Eu tenho estudado demais ultimamente"