SóProvas


ID
1576843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir com relação a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM). 


Embora os sinais clínicos poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso estejam exclusivamente presentes na DM tipo 1, para que se estabeleça o diagnóstico diferencial dessa patologia em relação à DM tipo 2, é indispensável a dosagem dos níveis sanguíneos de glicose.


Alternativas
Comentários
  • Tríade (poliúria, polidipsia e pifagia) e perda peso= DM I

    Tríade (poliúria, polidipsia e pifagia) e aumento peso= DM II

    Não são exclusivas.

  • Obrigado 

     

  • Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os “quatro P's": poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso. Embora possam estar presentes no DM tipo 2, esses sinais são mais agudos no tipo 1, podendo progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo. Sintomas mais vagos também podem estar presentes, como prurido, visão turva e fadiga.

    No DM tipo 2, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas. Não infrequentemente, a suspeita da doença é feita pela presença de uma complicação tardia, como proteinuria, retinopatia, neuropatia periférica, doença arteriosclerótica ou então por infecções de repetição.

    Portanto os sinais clínicos colocados pela banca não são exclusivos do DM tipo 1, esses sintomas podem aparecer no diabetes tipo 2 também. Além disso, o diagnostico diferencial depende do histórico e exame clinico já que os exames laboratoriais são os mesmos requeridos nos dois tipos de diabetes.


    Gabarito do Professor: ERRRADO



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.