A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 13 áreas de ação do Programa Segurança do Paciente (WHO, 2006). Dentre essas ações destaca-se a criação do programa Pacientes pela Segurança dos Pacientes, que assegura que a voz do paciente esteja no centro do movimento pela saúde do paciente em todo o mundo. Desde então, a participação de pacientes e famílias, consumidores e cidadãos dedicados a melhorar a segurança do paciente por meio de um esforço coordenado, constitui um ponto de referência central no programa da OMS.
Nesse sentido, a Gerência Geral de Tecnologias em Serviços de Saúde (GGTES/Anvisa) lançou em dezembro de 2012 um projeto denominado Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que envolve tanto a comunicação/divulgação do Projeto e a publicação dos materiais informativos/educativos como folder, panfletos, cartazes, hotsite e vídeos sobre o tema.
O objetivo é oferecer ferramentas e informações para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente em consultórios, durante procedimentos cirúrgicos, internações e exames clínicos.
Fonte: Site PROQUALIS - Projeto: Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde