SóProvas


ID
1576909
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O grande desastre aéreo de ontem

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius1. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas2, como se dançassem ainda. E vejo a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o paraquedas, e a prima-dona3 com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranqüila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que é o arrebol4.

                                LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980,2v,v.1 p.237)


1. aportuguesamento para a famosa marca de violinos: Stradivárius

2  .retesadas,infladas,enrijecidas

3. cantora que faz o papel principal em uma ópera. 

4. vermelhidão do nascer ou do pôr do sol. 


O vocábulo IRRECONHECÍVEIS, quanto à formação à classe gramatical, respectivamente, possui a seguinte classificação:

Alternativas
Comentários
  • IRRECONHECÍVEIS

    Retirando o prefixo "Ir", temos a palavra Reconhecíveis. Então temos derivação prefixal e sufixal. Quando retirarmos o sufixo e obtivermos uma palavra, também teremos essa mesma derivação.

    Quando tiramos o prefixo ou o sufixo e não se forma uma nova palavra, logo se trata de derivação parassintética.

  • http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/l%C3%ADngua-portuguesa/14378-forma%C3%A7%C3%A3o-de-palavra

    Na verdade, o processo de formação de tal palavra é por derivação Prefixal e Sufixal.

    Basta vc recordar que esse processo dito acima se dá pela colocação não simultânea de um prefixo e um sufixo. Dizendo de outra maneira:

    Na língua já existe a palavra RECONHECÍVEL, aí vc acrescentou o prefixo latino IR, cujo sentido é de negação, formando a palavra IRRECONHECÍVEL.

    Veja que na palavra IRRECONHECÍVEL, vc tem o sufixo VEL, que indica uma qualidade, um estado, e o prefexo IR, latino, como já foi dito, colocados em tempos diferentes.

    Além disso, vc poderia retirar o prefixo IR, e teríamos uma palavra plenamente aceitavel na língua, diferentemente dos parassintéticos, uma vez que se perderia o sentido da palavra com a supressão ou do sufixo ou do prefixo. Veja:

    (IR) RECONHECÍVEL= com a supressão do prefixo, é possível termos a palavra RECONHECÍVEL. Mas, na palavra abaixo, não é possível tê-la na língua se retirarmos o prefixo:

    ENVERNIZAR/ VERNIZAR ( essa palavra não há)

  • IRRECONHECÍVEIS, <-> prefixo i + radical reconhecer + sufixo íveis

    Porque IRRECONHECÍVEIS modifica sintagmas nominais, é um adjetivo