SóProvas


ID
1577704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação à proteção à maternidade nas relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do art. 392 da CLT, a licença a maternidade é de 120 dias - Alternativa C incorreta

  • ALTERNATIVA A) CORRETA.

    Art. 391-A da CLT. A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.


    ALTERNATIVA B) CORRETA.

    Art. 392-B da CLT. Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.


    ALTERNATIVA C) ERRADA - o prazo da licença-maternidade é de 120 dias, não 150.

    Art. 392-A da CLT. À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392.

    Art. 392 da CLT. A emprega gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.


    ALTERNATIVA D) CORRETA.

    Art. 393 da CLT. Durante o período a que se refere o art. 392, a mulher terá direito ao salário integral e, quando variável, calculado de acordo com a média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, bem como aos direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter à função que anteriormente ocupava.


    ALTERNATIVA E) CORRETA.

    Art. 392-A da CLT, § 4º A licença-maternidade só será concedida mediante apresentação de termo judicial de guarda à adotante ou guardiã.


    Gabarito: alternativa C

  • Lembrar que há uma série de outras tangentes que podem ser agregadas aos 120 dias, não podemos esquecer que o periodo pode ser acrescido por duas semanas antes e/ou depois do período por determinação médica, além de nas empresas optantes pelo programa "empresa cidadã" poderá ser o período estendido por mais 60 dias (sendo o pagamento do salário, pago pela empresa)

  • Foi uma das questões mais fáceis da prova. O restante estava como assistir Brasil e Alemanha na copa do mundo: um pleno terrorismo!

  • O período de recebimento do salário-maternidade para o(a) adotante é de 120 dias independentemente da idade da criança, conforme estabelecido pela Medida Provisória 619/2013. 

  • Analisemos as assertivas:

    LETRA A) CORRETA. É o que dipõe o art. 391-A, da CLT;

    LETRA B) CORRETA. É o que dispõe o art. 392-B, da CLT;

    LETRA C) INCORRETA. O prazo de licença-maternidade será o mesmo para a mãe biológica e para a mãe adotante, e será de 120 dias, o que se extrai de uma leitura conjunta dos arts. 392-A c/c 392, da CLT;

    LETRA D) CORRETA. É o que dispõe o art. 393, da CLT;

    LETRA E) CORRETA. É o que dispõe o art. 392-A, § 4o, da CLT;

    RESPOSTA: C












  • Interessante notar que, em caso de morte da genitora, a CLT garante a licença maternidade ao cônjuge ou companheiro, e a LC 146/2014 estende a garantia provisória de emprego a quem detiver a guarda do filho.

     

     

    CLT, CLT, Art. 392-B.  Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.

     

    LC 146/2014, Art. 1o  O direito prescrito na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, nos casos em que ocorrer o falecimento da genitora, será assegurado a quem detiver a guarda do seu filho.

  • -
    questão bem tranquila pra Magistratura [ palmas FCC] 

  •  licença a maternidade  >  120 dias

  • É DE 120 DIAS.

  • 120 dias.

  • Se tem uma coisa que eu fico arretado..é quando eu marco a correta em vez da incorreta ¬¬ eu fico doidinho procurando o erro..mas quando eu vejo a questão pede a incorreta.

     

    Ainda bem que essas coisas só acontecem aqui no QC.

  • A) CORRETO

    Art. 391-A.  A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.        

     

    B) CORRETO

    Art. 392-B.  Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.         

     

    C) INCORRETO 

    Art. 392-A.  À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392 desta Lei. (120 dias).

     

    D) CORRETA 

    Art. 393 - Durante o período a que se refere o art. 392, a mulher terá direito ao salário integral e, quando variável, calculado de acordo com a média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, bem como os direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter à função que anteriormente ocupava. 

     

    E) CORRETA 

    Art. 392-A.  À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392 desta Lei.

         § 4o A licença-maternidade só será concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã.    

  • Tiago Costa, tamo junto kkk

  • A – Correta. Ainda que a concepção tenha ocorrido durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, a empregada faz jus à garantia de emprego da gestante.

    Art. 391-A. A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

    B – Correta. No caso de falecimento da mãe, o cônjuge ou companheiro terá direito à licença-maternidade por todo o período ou pelo período restante. Exceção: falecimento ou abandono do filho.

    Art. 392-B. Em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.

    C – Errada. A licença será de 120 dias.

    Art. 392. A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

    Art. 392-A. À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392 desta Lei. 

    D – Correta. A remuneração da licença-maternidade será calculada com base na média dos últimos 6 meses de trabalho.

    Art. 393 - Durante o período a que se refere o art. 392, a mulher terá direito ao salário integral e, quando variável, calculado de acordo com a média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, bem como os direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter à função que anteriormente ocupava. 

    E – Correta. É requisito para a licença-maternidade da adotante a apresentação do termo judicial de guarda.

    Art. 392-A. À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392 desta Lei. (…)

    § 4o A licença-maternidade só será concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã.

    Gabarito: C