SóProvas


ID
1578028
Banca
IADES
Órgão
IPHAN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito das disposições da Constituição Federal vigente sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CF 88

    Art. 37

    A- IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;


    B- V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; 


    C- XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;


    D- § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.


    E- § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.



    Gabarito Letra E

  • A ação de improbidade administrativa não é ação penal. 

  • kkkk essas bancas que tiram uma virgula da lei e falam que ela ta errada, é foda!!

  • faca na caveira rumo a PMDF

  • Ressarcimento ao tesouro nunca prescreve.

  • A - pode sim haver um novo concurso mesmo que o prazo do ultimo concurso não se tenha espirado.

    B - Função de confiança (servidores público), Cargo Comissionado e por indicação podendo qualque cidadão ser indicado, respentando a complecidade do cargo, além do percentual minimo de 50% reservado aos sevidore público.

    C - Autarquia e criada po lei especifica, já as demais são autorizada por lei.

    D - Atos de improbidade administrativa AÇÃO CIVIL.

    E - CORRETA.

  • esse tipo de questão é pra robôs! palhaçada

  • Por outro lado, as acoes de ressarcimento SAO IMPRESCRITIVEIS.

    Sobre o tema, Sérgio de Andréia Ferreira descreve que a última versão do Projeto de Constituição consagrava a locução, “ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento, que serão imprescritíveis”, locução esta que restou alterada e transposta para o parágrafo 5º do artigo 37, sem as três últimas palavras (“que serão imprescritíveis”), o que, à evidência, deixa ver que o preceito examinado não induz qualquer sorte de imprescritibilidade[3].

    Note-se que mesmo a doutrina de José Afonso da Silva, utilizada pelo STF no precedente acima citado (MS 26-210-9/DF), termina por consagrar a tese da prescritibilidade. Afirma o autor, em passagem reproduzida pelo relator, que:

    “Nem tudo prescreverá. Apenas a apuração e punição do ilícito, não, porém, o direito ao ressarcimento, à indenização, do prejuízo causado ao erário”.

    https://www.conjur.com.br/2018-mar-29/interesse-publico-acoes-ressarcimento-erario-sao-imprescritiveis

     

     

  • CF 88

    Art. 37, CF

    A- 

    é possível abrir novo concursos dentro do prazo improrrogável. O que não pode é dentro do prazo prorrogável. Ex: concurso com duração de dois anos prorrogável por mais 2. Nos primeiros 2 anos não pode abrir novo concurso, mas na prorrogação é possível já abrir novo concurso, só que nesse caso é garantido aos aprovados no primeiro concurso a nomeação na frente dos novos. 

     

    B-   

    função de confiança - apenas p/ cargo efetivo

    cargos em comissão -  particular

     

    C- 

    Somente as autarquias são criadas por leis específicas. Os demais - Empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações - são autorizadas por lei específica. Lembrando que existem fundações públicas com características de autarquia, são chamadas autarquias fundacionais, pois seguem o mesmo regime das autarquias. 

     

    D-

    A ação de improbidade administrativa tem natureza civil. Quando verificada a improbidade administrativa, além de responder civilmente, poderá também responder penalmente.  

     

    E-

    Ilícitos que causem prejuízo ao erário - prescrição 

    Ressarcimento ao erário - não tem natureza penal - por isso IMPRESCRITÍVEL

  • A respeito das disposições da Constituição Federal vigente sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

     

     a) Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, é vedada a abertura de novo concurso público. (é possível abrir novo concursos dentro do prazo improrrogável. Art. 37 - IV)

     

     b) As funções de confiança e os cargos em comissão serão preenchidos por servidores de carreira nos casos, nas condições e nos percentuais mínimos previstos em lei, e destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. (função de confiança - apenas p/ cargo efetivo; cargos em comissão -  particular. Art. 37 - V)

     

     c) Somente por lei específica poderão ser criadas autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas da respectiva atuação. (Somente as autarquias são criadas por leis específicas. Os demais - Empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações - são autorizadas por lei específica. Art. 37 XIX)

     

     d) Em decorrência da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei. (A ação de improbidade administrativa tem natureza civil. Quando verificada a improbidade administrativa, além de responder civilmente, poderá também responder penalmente.Art. 37 - § 4º​ )​

     

     e) A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento. (CERTO -  Ilícitos que causem prejuízo ao erário - prescriçãoRessarcimento ao erário - não tem natureza penal - por isso IMPRESCRITÍVEL. Art. 37 - § 5º)

     

    ------

     

    Art. 37, CF/88

     

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;​

     

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

     

    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

     

    § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

     

    § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente ... 

     

  • "Gabarito E"


    Questão boa,

    O que está pegando é saber os entendimentos contrários da CONSTITUIÇÃO FEDERAL e o 8112//90.


    Constituição Federal (art.37, IV) -> Pode haver concurso durante o prazo improrrogável previsto no edital, desde que tenha como preferência a convocação dos que passaram no primeiro edital;

    8112/90 (art.12, p.2) -> Não pode haver concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior...


    ** Repare que a questão pede em relação com a CONSTITUIÇÃO.


    Tenha Deus como O guia dos teus passos. Bons Estudos.

  • § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

     

    § 5º A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente ... 

  • 1- Não é somente por prazo improrrogável, mas o prorrogável tbm...devendo todos os que passarem no concurso anterior serem chamados com prioridade perante os demais.

    2-Não existe porcentagem para previsão de cargos de comissão e confiança

    3- Somente autarquia é criada por lei.. as demais entidades são autorizadas!

    4- Atos de improbidade administrativa não são crimes...e não respondem na esfera penal

    5- CERTA, FOI COPIA E COLA DO PARAGRAFO 5

  • Atenção...As sansões descritas na letra D são sansões ADMINISTRATIVAS e não PENAIS,

  • A respeito das disposições da Constituição Federal vigente sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.

    A Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, é vedada a abertura de novo concurso público.

    R:Não é somente por prazo improrrogável, mas o prorrogável tbm...devendo todos os que passarem no concurso anterior serem chamados com prioridade perante os demais.

    B As funções de confiança e os cargos em comissão serão preenchidos por servidores de carreira nos casos, nas condições e nos percentuais mínimos previstos em lei, e destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    R:Não existe porcentagem para previsão de cargos de comissão e confiança

    C Somente por lei específica poderão ser criadas autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas da respectiva atuação.

    R:Somente autarquia é criada por lei.. as demais entidades são autorizadas!

    D Em decorrência da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei.

    R:Atos de improbidade administrativa não são crimes...

    E A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.

    CERTA, FOI CTRL - C DO PARAGRAFO 5