-
letra C , Vargas era simpatizante do fascismo italiano, que por sua ditadura era semelhante em aspectos políticos ao fascismo!
-
Gabarito: C
-
Mas entao por que a letra A está errada?
-
Andre souza, Fascismo quer dizer o poder totalitario do Estado. O Estado acima do cidadao, ou seja, os interesses do Estado vEm antes dos interesses daqueles que o compoem. Apesar de regimes totalitarios como o fascismo terem cunho racista, essa nao eh a base de sua ideologia. Percebe a diferenca? Espero ter ajudado. Abraco
-
Ramon Lacerda, CUIDADO:
Regimes Totálitarios cnem sempre têm cunho racista. No caso, o Fascismo Italiano, por exemplo, não tinha o racismo como base ideológica. O NAZISMO alemão, esse sim, possuía um cunho Racista e Antissemita.
No mais, o Fascismo limita-se àquilo que foi falado por você: "Fascismo quer dizer o poder totalitario do Estado. O Estado acima do cidadao, ou seja, os interesses do Estado vEm antes dos interesses daqueles que o compoem (...)".
-
Ueslei de Castro , acho que você interpretou a questão errada. A questão apresenta os anos 1920 a 1930. Não afirmar que foi nesse período que vargas governou o país.Vargas entrou através de um golpe em 1930, onde iniciou seu governo no Brasil. Como Sabemos, existem 3 fases:Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).Dessa forma, vejo a melhor opção letra C.
-
"O fascismo italiano teve no racismo o suporte ideológico oficial do regime." - ERRADA!
O fascismo liderado por Mussolini não tinha um viés racista ou antissemita até que o chefe de Estado, Mussolini, se aliou a Hitler.
O nazismo, entretanto, desde que surgiu, já tinha em suas diretrizes o racismo e o antissemitismo. Foi até incluída uma cláusula no documento que fundava o Partido Nazista, assinado em 1920, que diz: “Nenhum judeu [...] pode ser cidadão.”
-
Particularmente discordo da ESAF.
Apesar de colorações autoritárias e Getúlio Vargas ter simpatizado com os regimes NaziFascistas o regime implantado no Brasil estava longe de ter cunho Fascista, pois, dentre outras:
1 Não havia um partido de massas oficial organizado em nível nacional,
2 Não havia investimento na formação de milícias paramilitares e
3 Não havia uma política colonialista ou imperialista sobre os outros países.
OBS.: Qual o livro a ESAF se baseou para essa questão?
-
a) O nazismo alemão teve no racismo o suporte ideológico oficial do regime. ITEM INCORRETO.
b) Hitler chegou a tentar dar um golpe de estado, mas foi por meio das instituições formais que ele chegou ao poder, como chanceler, em 1933. ITEM INCORRETO.
c) ITEM CORRETO.
d) O fascismo italiano acabou apenas com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. ITEM INCORRETO.
e) Franklin Roosevelt não representou um rompimento da tradição democrática dos Estados Unidos. ITEM INCORRETO.
Resposta: C
-
A constituição de 1937 teve bases do fascismo, tanto é que foi apelidada de Polaca, em virtude da inspiração do modelo fascista polonês.