SóProvas


ID
1578208
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.

I. Assim como ocorreu na 15ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca a questão econômica tornou-se o centro das discussões na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, no Japão. O estabelecimento de novas metas de preservação das espécies pode não seguir a diante devido a impasse que coloca em confronto entre os países em desenvolvimento – os donos de grandes reservas naturais – e as nações ricas.

II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações fi nanceiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.

III. De acordo com esse estudo, é preciso que os tomadores de decisão levem em conta o que será gasto no futuro por causa dos problemas ambientais, como a extinção de espécies e o aquecimento global. Isso pode redefi nir os atuais padrões econômicos e iniciar uma nova era, na qual o valor dos serviços da natureza passa a ser visível e se torna uma parte crítica da tomada de decisões na política e nas empresas.

Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em

Alternativas
Comentários
  • Comentários pf

  • Comentário extraído do site: http://www.gramatiquice.com.br/2011/08/prova-de-portugues-comentada-concurso_12.html

    '  Vamos apontar alguns problemas nos textos I e II:

    I. Assim como ocorreu na 15ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca [falta uma vírgula aqui] a questão econômica tornou-se o centro das discussões na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, no Japão. O estabelecimento de novas metas de preservação das espécies pode não seguir a diante [corrigindo: seguir adiante] devido a impasse [falta um artigo antes de “impasse”: a um impasse ou ao impasse]que coloca em confronto entre [não precisa do termo “entre” aqui] os países em desenvolvimento – os donos de grandes reservas naturais – e as nações ricas.

    II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações financeiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade [essa informação sobre a flexibilização dos países depende de outras informações que não estão presentes neste texto. Veja que não se sabe que países são esses nem o porquê de se tentar flexibilizá-los. Essas informações foram cortadas do texto original, mas são necessárias para que este texto seja coerente]. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.'

    Penso que com relação ao item II, a falta de vírgulas para isolar "pagas pelos países industrializados" seria um erro. As vírgulas isolariam a  oração explicativa (quem paga as compensações financeiras). As compensações financeiras devem ser pagas por alguém, da forma colocada, não em coesão entre os termos... Não acho que saber sobre a flexibilização, como destacado no comentário do texto, seria tão importante para a resolução da prova....