SóProvas


ID
1578325
Banca
FUNCAB
Órgão
CRC-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            AMOR MENINO


      Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.


                    Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60

No primeiro período do texto, é possível identificar quantas orações?

Alternativas
Comentários
  • Onde está a sexta oração? Identifiquei cinco apenas: 1) cura; 2) faz esquecer; 3) gasta; 4) digere; 5) acaba.

  • Pois é, fiquei aqui instigado se locução verbal conta com uma ou duas orações

  • cura

    faz

    esquecer

    gasta

    digere

    acaba

  • Depois de estudar e pensar um pouquinho mais, concordo com o gabarito.

    1. o tempo cura Tudo;
    2. [o tempo] faz [algo]
    [o que o tempo faz?] 
    3. esquecer tudo (oração subordinada - salvo engano, substantiva objetiva direta - e não se trata de uma locução verbal); 
    3. [o tempo] [des]gasta tudo;
    4. [o tempo] digere tudo;
    5. tudo acaba.


  • pra mim faz esquecer é uma oração


  • CONTA OS VERBOS ..

  • Colegas,analisando as orações temos: O tempo tudo faz esquecer

    A 1ª oração(principal) é: o tempo tudo faz....(o verbo FAZER é transitivo direto e ,portanto,necessita de um objeto que complete o seu sentido - o tempo faz o quê?);

    A 2ª oração(subordinada) é representada pelo verbo ESQUECER(no infinitivo) que é o OBJETO DIRETO do verbo FAZER.

    Logo,a oração principal o tempo tudo faz introduz uma oração SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA REDUZIDA DE INFINITIVO.



  • No meu humilde entendimento o gabarito está errado, são 5, faz exerce a função de verbo auxiliar de ESQUECER, que é o verbo principal da oração, juntos formam uma oração. Se o gabarito realmente for esse, essa questão é passível de anulação.

  • Justificativa da banca:

    Em resposta ao recurso interposto, a banca entende que o pedido de recurso é improcedente e esclarece que nem toda sequência verbal corresponde a uma locução. Este é o caso de “Faz esquecer” no trecho em questão, como bem comprova o simples desenvolvimento da oração reduzida aí presente: “faz esquecermos/ faz com que esqueçamos”, etc. Trata-se, portanto, de seis orações na passagem.

  • Complementando a explicação do Fábio logo abaixo, a explicação para a improcedência do recurso nos lembra que uma locução verbal deve ter o mesmo sujeito para ambos os verbos. Neste caso, o tempo é o sujeito de faz e nós (aí implícito) é sujeito de esquecer.

  • Verdade, são 6 mesmo. Diferentemente do que se falou acima, "faz esquecer" não é uma locução verbal. Esquecer é objeto direto do verbo Fazer, no caso em tela.

    Sigamos avante

  • Caso DEFAMAVOS + infinitivo ou gerúndio não forma LV!!!

     

    deixar

    fazer

    mandar

    ver

    ouvir

    sentir