SóProvas


ID
1578805
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Dentre os fundamentos da República Federativa do Brasil está aquele que não está limitado por nenhum outro na ordem interna. Trata-se da:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:


    I - Soberania:



    Na definição de Marcelo Caetano, soberania é "um poder político supremo e independente, entendendo-se por poder supremo aquele que não está limitado por nenhum outro na ordem interna e por poder independente aquele que, na sociedade internacional, não tem de acatar regras que não sejam voluntariamente aceitas e está em pé de igualdade com os podres supremos dos outros povos".


    É a capacidade de editar suas próprias normas, sua própria ordem jurídica (a começar pela Lei Magna), de tal modo que qualquer regra heterônoma só possa valer nos casos e nos termos admitidos pela própria Constituição. A Constituição traz a forma de exercício da soberania popular no art. 14;

  • A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder, a soberania é una,integral e universal.Não podendo sofrer restrições de qualquer tipo salvo naturalmente, as que decorrem dos imperativos de convivência pacifíca das nações soberanas no plano de direito constitucional.GABARITO E

  • Prof. Marcelo Novelino nos ensina que cidadania époder político supremo e independente.


  • soberania = poder ilimitado na ordem interna e independente na ordem internacional.

  • Cuidado com alguns comentários aqui: o gabarito só está certo porque fala em ordem interna. Se tivermos em conta a ordem externa, a SOBERANIA para a ser relativa em face do dispositivo seguinte. CF Art. 5º, § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado ADESÃO. [o Brasil cede parte da sua soberania, tornado-a RELATIVA]

  • SÓ A REP. FEDERTIVA DO BRASIL TEM SOBERANIA

  • pensei na soberania e mudei para dignidade da pessoa humana, pensando nos tratados internacionais de direitos humanos, que uma vez ratificados e incorporados na ordem interna, sobrepoem-se em algumas regras constitucionais, como foi o caso da prisão civil do depositário infiel... a soberania realmente foi mitigada pelo TPI e pelos TIDH, porém a banca não entendeu desta forma. Errei. Gabarito letra E de ECO!

  • No plano interno, a soberania não encontra limites juridicos. Mas há quem sustente que seja restringinda pelos principios do direito natural (leis eternas e imutáveis, decorrentes da própria natureza humana e da ordem universal) ou ainda pelo direito grupal ( padrões morais sob os quais se organizam grupos sociais menores, como a família, a escola, o sindicado).

    No plano internacional, a soberania encontra limites no principio da coexistência pacifica das soberanias estatais

    Fonte: Sinopse de Direito Constitucional, jupodivm, pg. 185, 2018.

  • só faltou dizer q era absoluto

  • na verdade é na ordem externa, mas enfim...