-
Errado. A afirmação refere-se a teoria da expectância.
-
Segundo a Teoria do Reforço de Skinner, conclui que as ações com consequências positivas sobre o indivíduo fazem que as práticas tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance.
Aula da prof Geovana Carranza do Eu Vou Passar.
-
ERRADA!
A questão trata sobre a Teoria do Reforço de Skinner. Vejamos o conceito conforme a explicação do prof.Rodrigo Rennó:
Busca entender como as consequências dos comportamentos passados vão refletir no futuro. Essa relação entre comportamentos e consequências gera uma ideia de aprendizagem cíclica.
O reforço é uma tentativa de causar a repetição ou inibição de um comportamento.
Reforço positivo--> dar recompensas quando um comportamento desejado ocorre.
Ex: prêmios por ter batido uma meta.
Reforço negativo--> retirar consequências negativas quando um comportamento desejado ocorre.
Ex: funcionários chegam na hora certa, então não precisam bater ponto.
Punição--> aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre.
Ex: prisão no quartel
Extinção--> retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.
Ex: não bateu a meta: perde bônus.
-
A questão trata da teoria da expectância de Vroom.
Vejamos:
Um funcionário estará motivado a empregar um alto nível de esforço quando acreditar que isso o levará a uma boa avaliação de desempenho (EXPECTÂNCIA = ESFORÇO ---> DESEMPENHO); que essa avaliação se traduzirá em recompensas organizacionais como promoção, prêmios ou aumento salarial (INSTRUMENTALIDADE = DESEMPENHO ---> RECOMPENSA); e que as recompensas satisfarão as suas metas pessoais (VALÊNCIA = RECOMPENSA ---> SATISFAÇÃO).
-
De acordo com a questão , fica claro em todo o enunciado que a motivação vem com a expectância de eventos futuros de recompensa ou probabilidade de recompensa, logo dando a entender que faz referência á teoria da expectância.
-
Teoria da Expectância
-
Comentário:
Mais uma questão do CESPE tentando confundir a teoria do reforço de Skinner com a teoria da expectância de Vroom. O certo ficaria assim:
“De acordo com a teoria da expectância de Vroom, um funcionário estará motivado a empregar um alto nível de esforço quando acreditar que isso o levará a uma boa avaliação de desempenho (expectativa); que essa avaliação se traduzirá em recompensas organizacionais (instrumentalidade) como promoção, prêmios ou aumento salarial; e que as recompensas satisfarão as suas metas pessoais (valência).”
Gabarito: E
-
Gab: ERRADO
A questão traz o conceito e exemplos da Teoria da Expectância ou expectativa de Vroom. Ele diz que a expectativa que um indivíduo tem de receber alguma recompensa, o motiva a alcançar tal objetivo.
A diferença básica entre da expectância, da equidade e do reforço é que:
Expectância: farei o trabalho, pois quero ser recompensado.
Equidade: pode recompensar, desde que seja justa/proporcional ao esforço. Não recompense quem não mereça!
Reforço: meu líder me dá algo positivo para a repetição do comportamento, assim como negativo, para extinção. Tipo quando a gente adestra animal.
Esperto ter ajudado. Erros, avisem-me!
-
O enunciado descreve as etapas da teoria da expectância.
De acordo com a teoria da expectância a motivação seria o resultado de uma espécie de equação composta por três variáveis básicas: Expectância, Instrumentalidade e Valência.
Vamos separar os períodos e classificar as variáveis da teoria da expectância:
“acreditar que isso o levará a uma boa avaliação de desempenho” -Expectância: corresponde à crença de que o esforço levará ao desempenho desejado.
“que essa avaliação se traduzirá em recompensas organizacionais como promoção, prêmios ou aumento salarial” - Instrumentalidade: corresponde à crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas desejadas.
“e que as recompensas satisfarão as suas metas pessoais.” - Valência: valor/importância atribuída a uma recompensa específica.
A teoria do reforço defende que o reforço (consequências) é que condiciona o comportamento. Em outras palavras, a teoria do reforço não considera eventos cognitivos internos e propõe que o comportamento é uma função de suas consequências. Se a consequência é possível e favorável, o comportamento é reforçado e incentivado.
Dessa forma, a teoria do reforço propõe que o que condiciona o comportamento, na verdade, é o reforço – isto é, a consequência que, após a resposta, aumenta a probabilidade de aquele comportamento volte a se repetir.
Gabarito: ERRADO
-
A teoria do esforço e recompensa pelo que faço de bom e a punição pelos erros . A questão das da teoria da expectativa ( o que espero com as minhas ações )